XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFBA |
Download full: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30729 |
Summary: | Xote com A vem para aflorar o papel da mulher conduzida no baile de forró pé de serra, mais especificamente na dança. O problema da pesquisa se insere em por que o baile e a dança do forró pé de serra podem ser opressores para as mulheres, principalmente as que se identificam com a função de conduzidas. Assim, consequentemente, os modos de dançar/ensinar o forró pé de serra, as tradições, convenções e hábitos dos bailes podem reforçar formas opressoras do dançar. A pesquisa tem por objetivo articular as relações de poder entre gêneros na dança do forró pé de serra e no contexto que se inclui, a partir de epistemologias em relação interdisciplinar e de uma metodologia feminista. A metodologia da pesquisa utilizou da revisão bibliográfica, pesquisa de campo participativa (SCHMIDT, 2006) em atitude etnográfica (PIMENTEL, 2014), com participação e visitas a bailes em São Paulo (capital) e pela pesquisa em dança artístico/pedagógica com o grupo 3ª Categoria. Como adensamento da pesquisa tive aulas e cursos de aperfeiçoamento técnico em dança e música e aprofundei a análise de letras de músicas. O referencial teórico passa pelas ciências cognitivas (DAMÁSIO, 2011; KATZ; GREINER, 2001, 2003, 2005; RENGEL, 2015, 2007; TOMASSELLO, 2003); epistemologias do Sul (SANTOS, B., 2018); histórico do forró pé de serra (SANTOS, C., 2014, 2013; MATOS, 2007); feminismos (RIBEIRO, D., 2017; BIROLI, 2016, 2013; BEAUVOIR, 2016; BERTH, 2018); processos de aprendizagem (FREIRE, 1986, 1987; NEVES, 2010); estereótipos de masculinidade e nordestinidade (ALBUQUERQUE JR, 2011, 2013; TROTTA, 2009, 2012, 2014). Como resultados poderemos contribuir com dados teóricopráticos e busca de compreensão histórica, inclusive recente. O intento foi e é propor um trabalho artístico/pedagógico práticoteórico com o forró pé de serra que reflita e questione seu contexto nas relações colonialistas, capitalistas e patriarcais da sociedade e também nesta dança. |
id |
UFBA-2_8ce8556261138390a82470844f9c3187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30729 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Juliana Freire dosSantos, Juliana Freire dosRengel, Lenira PeralConrado, Amélia Vitória de SouzaDomenici, Eloísa Leite2019-10-10T15:24:46Z2019-10-10T15:24:46Z2019-10-102019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30729Xote com A vem para aflorar o papel da mulher conduzida no baile de forró pé de serra, mais especificamente na dança. O problema da pesquisa se insere em por que o baile e a dança do forró pé de serra podem ser opressores para as mulheres, principalmente as que se identificam com a função de conduzidas. Assim, consequentemente, os modos de dançar/ensinar o forró pé de serra, as tradições, convenções e hábitos dos bailes podem reforçar formas opressoras do dançar. A pesquisa tem por objetivo articular as relações de poder entre gêneros na dança do forró pé de serra e no contexto que se inclui, a partir de epistemologias em relação interdisciplinar e de uma metodologia feminista. A metodologia da pesquisa utilizou da revisão bibliográfica, pesquisa de campo participativa (SCHMIDT, 2006) em atitude etnográfica (PIMENTEL, 2014), com participação e visitas a bailes em São Paulo (capital) e pela pesquisa em dança artístico/pedagógica com o grupo 3ª Categoria. Como adensamento da pesquisa tive aulas e cursos de aperfeiçoamento técnico em dança e música e aprofundei a análise de letras de músicas. O referencial teórico passa pelas ciências cognitivas (DAMÁSIO, 2011; KATZ; GREINER, 2001, 2003, 2005; RENGEL, 2015, 2007; TOMASSELLO, 2003); epistemologias do Sul (SANTOS, B., 2018); histórico do forró pé de serra (SANTOS, C., 2014, 2013; MATOS, 2007); feminismos (RIBEIRO, D., 2017; BIROLI, 2016, 2013; BEAUVOIR, 2016; BERTH, 2018); processos de aprendizagem (FREIRE, 1986, 1987; NEVES, 2010); estereótipos de masculinidade e nordestinidade (ALBUQUERQUE JR, 2011, 2013; TROTTA, 2009, 2012, 2014). Como resultados poderemos contribuir com dados teóricopráticos e busca de compreensão histórica, inclusive recente. O intento foi e é propor um trabalho artístico/pedagógico práticoteórico com o forró pé de serra que reflita e questione seu contexto nas relações colonialistas, capitalistas e patriarcais da sociedade e também nesta dança.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2019-10-10T14:18:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf: 10051674 bytes, checksum: 9125e611fb5e3df0aa316d635bac0442 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-10-10T15:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf: 10051674 bytes, checksum: 9125e611fb5e3df0aa316d635bac0442 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-10T15:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf: 10051674 bytes, checksum: 9125e611fb5e3df0aa316d635bac0442 (MD5)DançaForróForrobodóMulher conduzida no ForróDança como ação cognitiva do corpoXOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós - Graduação em DançaPPGDANÇABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdfDissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdfapplication/pdf10051674https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30729/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDan%c3%a7a2019.pdf9125e611fb5e3df0aa316d635bac0442MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30729/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf.txtDissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf.txtExtracted texttext/plain321870https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30729/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDan%c3%a7a2019.pdf.txt45cb0caa350738710e7a6d0df107c11dMD53ri/307292022-06-29 14:54:09.088oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
title |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
spellingShingle |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ Santos, Juliana Freire dos Dança Forró Forrobodó Mulher conduzida no Forró Dança como ação cognitiva do corpo |
title_short |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
title_full |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
title_fullStr |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
title_full_unstemmed |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
title_sort |
XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ |
author |
Santos, Juliana Freire dos |
author_facet |
Santos, Juliana Freire dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Freire dos Santos, Juliana Freire dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rengel, Lenira Peral |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Conrado, Amélia Vitória de Souza Domenici, Eloísa Leite |
contributor_str_mv |
Rengel, Lenira Peral Conrado, Amélia Vitória de Souza Domenici, Eloísa Leite |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Forró Forrobodó Mulher conduzida no Forró Dança como ação cognitiva do corpo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forró Forrobodó Mulher conduzida no Forró Dança como ação cognitiva do corpo |
description |
Xote com A vem para aflorar o papel da mulher conduzida no baile de forró pé de serra, mais especificamente na dança. O problema da pesquisa se insere em por que o baile e a dança do forró pé de serra podem ser opressores para as mulheres, principalmente as que se identificam com a função de conduzidas. Assim, consequentemente, os modos de dançar/ensinar o forró pé de serra, as tradições, convenções e hábitos dos bailes podem reforçar formas opressoras do dançar. A pesquisa tem por objetivo articular as relações de poder entre gêneros na dança do forró pé de serra e no contexto que se inclui, a partir de epistemologias em relação interdisciplinar e de uma metodologia feminista. A metodologia da pesquisa utilizou da revisão bibliográfica, pesquisa de campo participativa (SCHMIDT, 2006) em atitude etnográfica (PIMENTEL, 2014), com participação e visitas a bailes em São Paulo (capital) e pela pesquisa em dança artístico/pedagógica com o grupo 3ª Categoria. Como adensamento da pesquisa tive aulas e cursos de aperfeiçoamento técnico em dança e música e aprofundei a análise de letras de músicas. O referencial teórico passa pelas ciências cognitivas (DAMÁSIO, 2011; KATZ; GREINER, 2001, 2003, 2005; RENGEL, 2015, 2007; TOMASSELLO, 2003); epistemologias do Sul (SANTOS, B., 2018); histórico do forró pé de serra (SANTOS, C., 2014, 2013; MATOS, 2007); feminismos (RIBEIRO, D., 2017; BIROLI, 2016, 2013; BEAUVOIR, 2016; BERTH, 2018); processos de aprendizagem (FREIRE, 1986, 1987; NEVES, 2010); estereótipos de masculinidade e nordestinidade (ALBUQUERQUE JR, 2011, 2013; TROTTA, 2009, 2012, 2014). Como resultados poderemos contribuir com dados teóricopráticos e busca de compreensão histórica, inclusive recente. O intento foi e é propor um trabalho artístico/pedagógico práticoteórico com o forró pé de serra que reflita e questione seu contexto nas relações colonialistas, capitalistas e patriarcais da sociedade e também nesta dança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-10T15:24:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-10T15:24:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30729 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós - Graduação em Dança |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGDANÇA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30729/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDan%c3%a7a2019.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30729/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30729/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDan%c3%a7a2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9125e611fb5e3df0aa316d635bac0442 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 45cb0caa350738710e7a6d0df107c11d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057787165507584 |