ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COM FOCO NA INTEGRALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23567 |
Resumo: | Desde 2004, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem sendo implantada no município de Salvador com a expectativa de imprimir uma nova dinâmica na organização do sistema de serviços de saúde baseados em princípios de acessibilidade, longitudinalidade e integralidade nos cuidados prestados pela equipe de saúde. Entretanto, ainda que seja um dos municípios pioneiros na implantação da Reforma Sanitária no Brasil ao aderir ao Sistema Descentralizado e Unificado de Saúde (SUDS) em 1987, incorporando como estratégia de organização dos serviços a implantação dos Distritos Sanitários (DS), Salvador apresenta grandes desigualdades internas na organização do sistema de serviços de saúde, conforme estudos realizados que apontam as fragilidades do sistema de saúde local, sobretudo no que se refere ao princípio da integralidade. Assim, este estudo teve como objetivo descrever por que a organização dos serviços de saúde na ESF do município de Salvador se distancia do princípio da integralidade. A pesquisa foi de campo, ouviu sujeitos envolvidos com a gestão dos serviços de saúde do município. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas; a análise de conteúdo possibilitou a categorização do conjunto de núcleos de significados. Os resultados apontaram que, no contexto municipal, os processos de construção do SUS e suas políticas são marcados por descontinuidade, acertos e desacertos em relação às suas diretrizes. Chama atenção a grande heterogeneidade dos elementos político-administrativos que se constituem como correlação de forças em torno da organização dos serviços básicos de saúde na ESF, polarizando-se em componentes como: prioridade da gestão em torno da estratégia, descontinuidade político-administrativa e pulverização da estratégia no município. Soma-se a isso a existência de uma rede de serviços de saúde desarticulada e mal distribuída, fragilidades na cultura de planejamento como instrumento orientador na organização de serviços básicos de saúde e precarização dos vínculos e das condições de trabalho, cujas interrupções refletem na qualidade dos serviços prestados à população. Conclui-se que a organização dos serviços de saúde do município de Salvador envolve elementos contraditórios e conflituosos em todos os âmbitos da dimensão político-administrativa. Tal situação gera descontinuidades, fragmentações que em muito explicam o porquê do distanciamento da organização dos serviços do princípio da integralidade. As estruturas existentes e os mecanismos utilizados pela gestão municipal não têm contribuído para efetivar a integralidade na atenção. A organização dos serviços de saúde na atenção básica, em especial na ESF, continua distante da imagem-objetivo de um sistema de saúde que incorpore o princípio da integralidade como um dos seus eixos estruturantes, apontado que, essa dimensão, constitui-se num dos grandes desafios do SUS. |
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Entretanto, ainda que seja um dos municípios pioneiros na implantação da Reforma Sanitária no Brasil ao aderir ao Sistema Descentralizado e Unificado de Saúde (SUDS) em 1987, incorporando como estratégia de organização dos serviços a implantação dos Distritos Sanitários (DS), Salvador apresenta grandes desigualdades internas na organização do sistema de serviços de saúde, conforme estudos realizados que apontam as fragilidades do sistema de saúde local, sobretudo no que se refere ao princípio da integralidade. Assim, este estudo teve como objetivo descrever por que a organização dos serviços de saúde na ESF do município de Salvador se distancia do princípio da integralidade. A pesquisa foi de campo, ouviu sujeitos envolvidos com a gestão dos serviços de saúde do município. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas; a análise de conteúdo possibilitou a categorização do conjunto de núcleos de significados. Os resultados apontaram que, no contexto municipal, os processos de construção do SUS e suas políticas são marcados por descontinuidade, acertos e desacertos em relação às suas diretrizes. Chama atenção a grande heterogeneidade dos elementos político-administrativos que se constituem como correlação de forças em torno da organização dos serviços básicos de saúde na ESF, polarizando-se em componentes como: prioridade da gestão em torno da estratégia, descontinuidade político-administrativa e pulverização da estratégia no município. Soma-se a isso a existência de uma rede de serviços de saúde desarticulada e mal distribuída, fragilidades na cultura de planejamento como instrumento orientador na organização de serviços básicos de saúde e precarização dos vínculos e das condições de trabalho, cujas interrupções refletem na qualidade dos serviços prestados à população. Conclui-se que a organização dos serviços de saúde do município de Salvador envolve elementos contraditórios e conflituosos em todos os âmbitos da dimensão político-administrativa. Tal situação gera descontinuidades, fragmentações que em muito explicam o porquê do distanciamento da organização dos serviços do princípio da integralidade. As estruturas existentes e os mecanismos utilizados pela gestão municipal não têm contribuído para efetivar a integralidade na atenção. A organização dos serviços de saúde na atenção básica, em especial na ESF, continua distante da imagem-objetivo de um sistema de saúde que incorpore o princípio da integralidade como um dos seus eixos estruturantes, apontado que, essa dimensão, constitui-se num dos grandes desafios do SUS.Since 2004, the Family Health Strategy (FHS) has been implemented in the city of Salvador with the expectation of a new dynamic in the organization of health services system based on principles of accessibility, and completeness longitudinality the care provided by staff Health. However, despite being one of the pioneer cities in the implementation of health reform in Brazil to join the Decentralized System and Unified Health System (SUDS) in 1987, incorporating as a strategy for organizing services for implementation of health districts (DS) has great internal inequalities organize the system of health services, as studies indicate that the weaknesses of the local health system, particularly with regard to the principle of comprehensiveness. Thus, the study aimed to describe why the organization of health services in the city of Salvador ESF is far from the principle of comprehensiveness. The field survey was heard subjects involved in the management of health services in the city. For data collection, we used semi-structured interviews, content analysis allowed the categorization of all the units of meaning. The results showed that, in the municipal context, the construction processes of the NHS and its policies are marked by discontinuity, rights and wrongs in relation to their guidelines. Noteworthy is the great heterogeneity of political and administrative elements which constitute the correlation of forces around the organization of basic health services in the ESF, polarizes in components such as: priority management strategy around the discontinuity political-administrative and spraying of the strategy in the municipality. Added to this the existence of a network of health services disjointed and poorly distributed, weaknesses in the culture of planning as a guiding tool in the organization of basic health services and failing links and working conditions, which reflect the quality interrupts services rendered to population. It is concluded that the organization of health services in the city of Salvador involves contradictory and conflicting elements in all spheres of political and administrative dimension. This situation creates discontinuities, fragmentations that much explain why the distance from the organization of the principle of comprehensive services. Existing structures and mechanisms used by the municipal administration has not contributed to effect the integral attention. The organization of health services in primary care, in particular the ESF, remains distant image-goal of a health system that incorporates the principle of comprehensiveness as one of its structural axes, pointed out that this dimension, but it is a of the great challenges of the SUS.Submitted by Mendes Márcia (marciinhamendes@gmail.com) on 2017-07-11T14:26:01Z No. of bitstreams: 1 DISSER_PGENF_294_LUCIANO_2.pdf: 1659578 bytes, checksum: f50bc24063a9458eca445cb7c2104b25 (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2017-07-17T18:27:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSER_PGENF_294_LUCIANO_2.pdf: 1659578 bytes, checksum: f50bc24063a9458eca445cb7c2104b25 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-17T18:27:08Z (GMT). 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