Posicionamento discursivo no webjornalismo: temporalidade, paratexto, comunidades de experiência e novos dispositivos de enunciação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmonte, Edson Fernando
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31233
Resumo: Investiga o atual estágio do Webjornalismo, com base na análise do discurso, tomando-se por referência a perspectiva contratual da comunicação enquanto elemento capaz de estabelecer um vínculo entre as instâncias de produção e de reconhecimento. A pesquisa divide-se em duas fases: 1) pesquisa teórico-conceitual acerca dos conceitos empregados; 2) análise do suporte, o que compreende o estudo de Webjornais, com o objetivo de verificar o atual estágio de construção de contato entre enunciador e co-enunciador, no que diz respeito às modalidades discursivas desse novo suporte. São consideradas as características do Webjornalismo: multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; memória (base de dados) e atualização contínua. A partir dessas características são localizados os elementos componentes de um quadro geral de “constrangimentos discursivos”, base do posicionamento discursivo, estabelecido segundo a perspectiva do dispositivo, capaz de implementar novas formas de enunciação, resultando numa configuração paratextual. A partir dos critérios de noticiabilidade, são questionadas as atuais estratégias de construção de efeito de real, tomando-se por referência os constrangimentos que atuam decisivamente na conformação do discurso Webjornalístico. Reflete sobre alguns critérios do mercado informacional, tratando o Webjornalismo como “bem de experiência” e a importância das “comunidades de experiência” para a simulação do contato entre as instâncias comunicacionais.
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São consideradas as características do Webjornalismo: multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; memória (base de dados) e atualização contínua. A partir dessas características são localizados os elementos componentes de um quadro geral de “constrangimentos discursivos”, base do posicionamento discursivo, estabelecido segundo a perspectiva do dispositivo, capaz de implementar novas formas de enunciação, resultando numa configuração paratextual. A partir dos critérios de noticiabilidade, são questionadas as atuais estratégias de construção de efeito de real, tomando-se por referência os constrangimentos que atuam decisivamente na conformação do discurso Webjornalístico. Reflete sobre alguns critérios do mercado informacional, tratando o Webjornalismo como “bem de experiência” e a importância das “comunidades de experiência” para a simulação do contato entre as instâncias comunicacionais.It investigates the contemporary situation of Webjournalism, based on Discourse Analysis’ theory, taking as reference the communicational contractual perspective as an element able to establish an entailment between production and recognition´s instances. The research is divided in two phasis: 1) a conceptual and theorical investigation on the notions elected; 2) the medium´s analysis, wich comprehends the on-line journalistical products´ study. The main goal is to investigate the real situation of the contact between enunciator e co-enunciator created by the discoursive modalities of the new materiality. The following aspects of Webjournalism were considered: multimediality/convergence; interactivity; hipertextuality; personalization; memory (data-basis) and permanent bringing up-to-date. Starting from the cited aspects, we identify the constituent parts of a general frame of “discoursive constraints” – basis of the discoursive attitude – settled accordingly to the device. We consider it is able to implement new modes of enunciations, resulting in a paratextual configuration. Taking the new´s criteria as ground, we discuss the contemporary strategies for the construction of the “effect of reality”, considering the conclusive constraints that act in the configuration of Webjournalistic discourse as reference. We also reflect on some informational-market criteria, focusing Webjournalism as “experience good”, considering also the “experience communities”´s concernment to the contact simulation between the communicative instances.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-11-29T19:40:42Z No. of bitstreams: 1 TESE Dalmonte, Edson Fernando.pdf: 18868561 bytes, checksum: f5f8c87430a431277418545a8cef81f9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T16:11:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Dalmonte, Edson Fernando.pdf: 18868561 bytes, checksum: f5f8c87430a431277418545a8cef81f9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T16:11:52Z (GMT). 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