Desenvolvimento neuropsicomotor e habilidades funcionais de crianças e adolescentes com doenças hepáticas crônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32751
Resumo: Objetivos: Revisar sistematicamente e avaliar por metanálise os efeitos da doença hepática sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças e adolescentes com seus fígados nativos (FN) e aquelas que realizaram transplante hepático (TxH) – artigo 1. Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e relacionar com as habilidades funcionais de crianças com hepatopatias crônicas de 0 a 6 anos - artigo 2. Descrever as habilidades funcionais de crianças e adolescentes Hepatopatas - artigo 3. E relatar a percepção das mães de crianças hepatopatas sobre o DNPM, relacionando-o com os resultados do Teste de Triagem de Denver II – TTDII -artigo 4. Métodos: Estudo descritivo exploratório, seccional, com abordagem quantitativa e qualitativa, onde foram avaliados crianças e adolescente de seis meses a dezessete anos com hepatopatias crônicas atendidas em Centro de referência no estado da Bahia e seus cuidadores principais no período de novembro 2018 a março de 2020. No artigo 1,foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e SCOPUS desde as primeiras publicações na década de 1980 até junho de 2019, de estudos observacionais.O TTDII foi aplicado nas crianças e após realizamos entrevistas aos pais com Inventário de Avaliação Pediatrica de Incapacidade (PEDI-CAT) no artigo 2. No artigo 3, a versão rápida da PEDI-CAT foi aplicada na amostra ampliada com pais de crianças com 0 a 17 anos. Os domínios avaliados foram atividade diária, mobilidade, social-cognitivo e responsabilidade. No artigo 3 foi realizado entrevista narrativa com a seguinte pergunta disparadora: “O que a senhora acha do desenvolvimento do seu(sua) filho(a)?” a entrevista foi gravada e transcrito os dados. Resultados: No artigo 1, 25 estudos foram incluidos com 909 crianças e adolescentes com doenças hepáticas. As metanálises mostraram déficits QI total -0.41(IC 95%: -0.51 to -0.32; N: 9.973), QI verbal – 0.38 (IC:95%; - 0.57 to -0.18; N: 10.284) e linguagem receptiva – 0.85 (IC:95%; - 1.16 to – 0.53; N: 921) nas TxH. Nas com FN que apresentaram sintomas precocemente tinham escores de QI Total e Verbal (85±8.8; 86.3±10.6 respectivamente) menores do que aquelas com manifestações clínicas tardias (99.5±13.8; 96.2±9.2). No artigo 2, observou-se, que no TTDII, 71,9% (23/32) da amostra apresentou suspeita/risco para o DNPM. A relação entre os instrumentos TTDII e PEDI-CAT, verificou-se que dentre as crianças hepatopatas com suspeita/risco para o DNPM o escore normativo/T-Escore foi de 60,74±9,18 para atividades diárias, 57,61±11,84 para o domínio de mobilidade e 48,35±6,29 para o social/cognitivo. No artigo 3, os escores normativos/T-Escores das atividades de vida diária com FN foi 56,30±10,67, a mobilidade 49,09±16,76 e o escore sócio/cognitivo 44,46±11,02, responsabilidade 49,84±11,87. Aquelas que foram transplantadas obtiveram resultados das atividades de vida diária 51,20±7,34, mobilidade 38,13±19,99 seguidos de escores sócio/cognitivos 42,87±10,59 e responsabilidade 49,83±10,88. A percepção das mães sobre o desenvolvimento de seus filhos coincidiu com os resultados do TTDII. Conclusão: A doença hepática aguda ou crônica pode determinar declínios nas funções cognitivas, motoras e de linguagem . Quando foram avaliadas pelo TTDII, as crianças hepatopatas apresentaram potencial risco para atrasos no DNPM, entretanto estas, não apresentaram suas habilidades funcionais reduzidas pelo PEDI-CAT, mesmo quando amostra foi ampliada para crianças maiores e adolescentes. As mães de crianças hepatopatas, no geral demonstraram uma boa percepção acerca do DNPM de seus filhos, ou seja, essas mães conseguem identificar comportamentos típicos e atípicos.
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Métodos: Estudo descritivo exploratório, seccional, com abordagem quantitativa e qualitativa, onde foram avaliados crianças e adolescente de seis meses a dezessete anos com hepatopatias crônicas atendidas em Centro de referência no estado da Bahia e seus cuidadores principais no período de novembro 2018 a março de 2020. No artigo 1,foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e SCOPUS desde as primeiras publicações na década de 1980 até junho de 2019, de estudos observacionais.O TTDII foi aplicado nas crianças e após realizamos entrevistas aos pais com Inventário de Avaliação Pediatrica de Incapacidade (PEDI-CAT) no artigo 2. No artigo 3, a versão rápida da PEDI-CAT foi aplicada na amostra ampliada com pais de crianças com 0 a 17 anos. Os domínios avaliados foram atividade diária, mobilidade, social-cognitivo e responsabilidade. 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A relação entre os instrumentos TTDII e PEDI-CAT, verificou-se que dentre as crianças hepatopatas com suspeita/risco para o DNPM o escore normativo/T-Escore foi de 60,74±9,18 para atividades diárias, 57,61±11,84 para o domínio de mobilidade e 48,35±6,29 para o social/cognitivo. No artigo 3, os escores normativos/T-Escores das atividades de vida diária com FN foi 56,30±10,67, a mobilidade 49,09±16,76 e o escore sócio/cognitivo 44,46±11,02, responsabilidade 49,84±11,87. Aquelas que foram transplantadas obtiveram resultados das atividades de vida diária 51,20±7,34, mobilidade 38,13±19,99 seguidos de escores sócio/cognitivos 42,87±10,59 e responsabilidade 49,83±10,88. A percepção das mães sobre o desenvolvimento de seus filhos coincidiu com os resultados do TTDII. Conclusão: A doença hepática aguda ou crônica pode determinar declínios nas funções cognitivas, motoras e de linguagem . Quando foram avaliadas pelo TTDII, as crianças hepatopatas apresentaram potencial risco para atrasos no DNPM, entretanto estas, não apresentaram suas habilidades funcionais reduzidas pelo PEDI-CAT, mesmo quando amostra foi ampliada para crianças maiores e adolescentes. As mães de crianças hepatopatas, no geral demonstraram uma boa percepção acerca do DNPM de seus filhos, ou seja, essas mães conseguem identificar comportamentos típicos e atípicos.Objectives: To systematically review and evaluate by meta-analysis the effects of liver disease on neuropsychomotor development of children and adolescents with their native livers (NL) and those who have undergone liver transplantation (LT) – article 1. To evaluate the neuropsychomotor development (NPMD) and relate it to the functional abilities of children with chronic liver diseases from 0 to 6 years – article 2. To describe the functional abilities of children and adolescents with liver diseases – article 3. In addition, it aims to report the perception of mothers of children with liver diseases about NPMD, relating it to the results of the Denver II Screening Test – STDII – article 4. Methods: Descriptive exploratory, sectional study, with quantitative and qualitative approach, which evaluate children and adolescents from six months to seventeen years with chronic liver diseases cared for at a reference center in the state of Bahia and their main caregivers from November 2018 to March 2020. In article 1, searches for observational studies were made in the PubMed and SCOPUS databases since the first publications in the 1980s until June 2019. STDII was applied to children and after interviews with parents with Pediatric Evaluation of Disability Inventory-Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) in article 2. In article 3, the quick version of PEDI-CAT was applied in the expanded sample with parents of children aged 0 to 17 years. The domains evaluated were daily activity, mobility, social-cognitive and responsibility. In article 3, a narrative interview was performed with the following triggering question: “What do you think about your child’s development?” The interview was recorded and the data transcribed. Results: In article 1, 25 studies were included with 909 children and adolescents with liver diseases. The meta-analyses showed total IQ deficits -0.41(CI 95%: -0.51 to -0.32; N: 9.973), verbal IQ - 0.38 (CI:95%; - 0.57 to -0.18; N: 10.284) and receptive language – 0.85 (CI:95%; - 1.16 to - 0.53; N: 921) in LT. In those with NL that showed early symptoms, they had lower Total and Verbal IQ scores (85±8.8; 86.3±10.6, respectively) than those with late clinical manifestations (99.5±13.8; 96.2±9.2). In article 2, it was noted that, in STDII, 71.9% (23/32) of the sample showed suspicion/risk for NPMD. As for the relationship between the STDII and PEDI-CAT instruments, it was found that, among the sick children with suspicion/risk for NPMD, the normative/T-Scores was 60.74±9.18 for daily activities, 57.61±11.84 for the mobility domain and 48.35±6.29 for the social/cognitive domain. In article 3, the normative scores/T-Scores for daily activities with NL was 56.30±10.67, mobility 49.09±16.76, while the social/cognitive score was 44.46±11.02, responsibility 49.84±11.87. Those who were transplanted obtained results of daily life activities 51.20±7.34, mobility 38.13±19.99 followed by social/cognitive 42.87±10.59 and responsibility 49.83±10.88 scores. The perception of mothers about the development of their children coincided with the results of STDII. Conclusion: Acute or chronic liver disease can determine declines in cognitive, motor and language functions. When evaluated by STDII, children with liver diseases showed a potential risk for delays in NPMD; however, they did not show their functional abilities reduced by PEDI-CAT, even when the sample was expanded to older children and adolescents. Mothers of children with liver diseases generally demonstrated a good perception of their children’s NPMD, i.e., these mothers are able to identify typical and atypical behaviors.Submitted by Juliana Santos (julicostasantos@hotmail.com) on 2021-02-03T17:34:05Z No. of bitstreams: 1 DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR e HABILIDADES FUNCIONAIS EM CÇ E ADOLESCENTES COM DOENÇA HEPATICA.pdf: 4752269 bytes, checksum: 38178d4cacc5f85af3cfcc48492d2538 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-03T17:34:05Z (GMT). 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