A Invenção da Tradição: a Festa do Senhor do Bonfim em jornais baianos
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15092 |
Resumo: | A partir dos jornais Diário de Notícias, Diário da Bahia e A Tarde, a Tese constrói uma história da Festa do Senhor do Bonfim a partir da introdução deste culto na Bahia por Theodózio Rodrigues de Faria, Capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa, em 1745. Está dividida em quatro unidades temáticas que se entrecruzam em suas proposições analíticas e interpretações. Tematiza-se, inicialmente, como a tradição cultural do culto ao Senhor do Bonfim se desenvolveu nesta cidade, abordando-se suas origens, a configuração da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, a fundação e as reformas da igreja e as formas de participação popular na Festa. Após a caracterização dos marcos iniciais desta prática cultural, tomamo-la em seus dois momentos centrais: o Cortejo e a Lavagem, quando se analisa a sua configuração e os seus elementos constitutivos. A partir desse momento, discute-se como as Baianas estilizadas passaram a ser identificadas como um dos ícones mais emblemáticos e significativos desta festa e a importância que alcançaram no âmbito nacional em torno do binômio cultura e identidade. Finalizando, discutem-se as origens e características da Segunda-Feira do Bonfim na Ribeira, interpretando-a como o primeiro grande desdobramento da Festa do Senhor do Bonfim em Salvador, com amplas interseções com o carnaval. |
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Nunes Neto, Francisco AntonioMoura, Milton AraújoSilva, Adalberto SantosSeverino, José RobertoCouto, Edilece SouzaAlves, Arivaldo de Lima2014-06-25T15:44:30Z2014-06-25T15:44:30Z2014-06-252014-04-29N926ihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15092A partir dos jornais Diário de Notícias, Diário da Bahia e A Tarde, a Tese constrói uma história da Festa do Senhor do Bonfim a partir da introdução deste culto na Bahia por Theodózio Rodrigues de Faria, Capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa, em 1745. Está dividida em quatro unidades temáticas que se entrecruzam em suas proposições analíticas e interpretações. Tematiza-se, inicialmente, como a tradição cultural do culto ao Senhor do Bonfim se desenvolveu nesta cidade, abordando-se suas origens, a configuração da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, a fundação e as reformas da igreja e as formas de participação popular na Festa. Após a caracterização dos marcos iniciais desta prática cultural, tomamo-la em seus dois momentos centrais: o Cortejo e a Lavagem, quando se analisa a sua configuração e os seus elementos constitutivos. A partir desse momento, discute-se como as Baianas estilizadas passaram a ser identificadas como um dos ícones mais emblemáticos e significativos desta festa e a importância que alcançaram no âmbito nacional em torno do binômio cultura e identidade. Finalizando, discutem-se as origens e características da Segunda-Feira do Bonfim na Ribeira, interpretando-a como o primeiro grande desdobramento da Festa do Senhor do Bonfim em Salvador, com amplas interseções com o carnaval.From the following journals : Diário de Notícias , Diário da Bahia and A Tarde , the thesis builds a story of the Feast of Our Lord of Bonfim from the introduction of this cult in Bahia by Theodozio Rodrigues de Faria , Captain of Sea and War of the Portuguese Navy in 1745. Is divided into four thematic units that intersect in their analytical interpretations and propositions . It thematizes initially, as the cultural tradition of worship to Our Lord of Bonfim which developed in this city , approaching its origins , the configuration of the Brotherhood Devotion of Our Lord of Bonfim , the foundation, the church reforms and forms of popular participation of the Feast . After the initial characterization of the landmarks of this cultural practice , we took it in two central points: the Parade and the Cleansing , when analyzing its configuration and its constituent elements . Thereafter , the article discusses how the stylized Baianas are now identified as one of the most significant and emblematic icons of this feast and the importance it has achieved nationally around the binomial identity and culture. Finally, we discuss the origins and characteristics of the Monday of Bonfim in Ribeira , interpreting it as the first major development of the Feast of Our Lord of Bonfim in Salvador with large intersections with carnival .A partir los periódicos Diário de Notícias, Diário da Bahia y A Tarde, la Tesina construye una historia de la Festa do Senhor do Bonfim desde la intruducción de este culto en Bahia por Theodózio Rodrigues de Faria, Capitán de Mar y Guerra de la Marina Portuguesa, en 1745. Está dividida en cuatro unidades temáticas que se entrecruzan en sus proposiciones analíticas e interpretaciones. Se tematiza inicialmente, como una tradición cultural de culto al Senhor do Bonfim, que se ha desarrollado en esta ciudad, dando énfasis a sus orígenes, a la configuración de la Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, la fundación y las reformas en la iglesia y las maneras de participación popular en la Festa. Tras la caracterización de los marcos iniciales de esta práctica cultural, la tomamos en sus dos momentos centrales: el Cortejo y la Lavagem, momento en que se analiza su configuración así como sus elementos constitutivos. Desde ese momento, se discute cómo las Baianas caracterizadas pasaran a ser identificadas como uno de los íconos más emblemáticos y significativos de esta fiesta y la importancia que han alcanzado en ámbito nacional alrededor del binomio cultura e identidad. Al final, se discuten las orígenes y las características del Lunes del Bonfim en Ribeira lo interpretando como el primer gran desdoblamiento de la Festa do Senhor do Bonfim en Salvador, con amplias intersecciones con el carnaval.Basée sur les journaux Diário de Notícias , Diário da Bahia e A Tarde , ce thése construit l´histoire de la Festa do Senhor do Bonfim a partir de l’intoduction de ce culte à Bahia par Theodózio Rodrigues de Faria , Capitain de Mer et Guerre de la Marinne Portuguaise, en 1745. Ce thèse est formée de quatre unités thématiques qui se traversent dans leurs propositions analytitiques et interpretations. D’abord ce thèse thématize ce qui a possibilité le développement, pour une tradition du culte culturel au Senhor do Bonfim, dans ce ville. Ce thèse annalyse aussi, sur la base de les origines, une configuration de la Irmandade Devoção au Senhor do Bonfim, la foundation et les réformes de l’Eglise, comme un moyen de participation populaire dan la celebration. En suite, on fait une caracterization des étapes initielles de cette pratique culturel, quand on observe deux aspects basiques : o Cortejo e a Lavagem, quand on analyse leurs configurations et les élèments de leurs constituition. En suite, on discute les façons pour lesquelles Baianas - des femmes stilisées- ont devenu identifiées comme un des icônes plus emblematiques e significatifs de cette partie et la signification de leurs amplitudes au niveau nationnel autour du binôme culture et identité. Et enfin, on discute comment les origines et les caracteristiques de la Segunda- Feira do Bonfim na Ribeira, qui est anlisée como le premier déploiment de la Festa do Senhor do Bonfim a Salvador, avec des grandes intersections au Carnaval.Submitted by Francisco Antonio Nunes Neto (xicco7@hotmail.com) on 2014-06-10T20:18:10Z No. of bitstreams: 1 Tese Francisco.pdf: 7450010 bytes, checksum: 28703de685d270a9994b66bb5b24fad2 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2014-06-25T15:44:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Francisco.pdf: 7450010 bytes, checksum: 28703de685d270a9994b66bb5b24fad2 (MD5)Made available in DSpace on 2014-06-25T15:44:30Z (GMT). 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