Bahia em transe: o Recôncavo no movimento rebelde de 1798

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Autor(a) principal: Sacramento, Flávio Márcio Cerqueira do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40225
Resumo: A presente tese analisa a inserção do Recôncavo no mapa do Movimento Rebelde de 1798, a partir da construção e atuação de uma rede revolucionária que circulou entre a Cidade da Bahia e as vilas e freguesias de São Francisco do Conde e Santo Amaro da Purificação, com ramificações e desdobramentos na Vila de Cachoeira, sendo alvo de devassas que revelaram ideias, ações, acusações, personagens, enredos, prisões e condenações, em uma Bahia inquieta e aflita diante de um cenário de crise que mostrou o destemor e a ousadia política de variados sujeitos no almejar de suas agendas. Pelos idos de 1795-1798, uma rede rebelde se articulou entre Salvador e o coração açucareiro da Bahia, tendo como um dos principais personagens o cirurgião Cipriano José Barata de Almeida, que se instalou na Freguesia do Monte, Vila de São Francisco do Conde, espalhando ali ideias de revolução ligadas aos planos e boletins publicizados na capital, em 12 de agosto de 1798. A rede revolucionária nasceu em Salvador, tendo com um dos principais organizadores o padre Francisco Agostinho Gomes, que junto ao tenente Hermógenes Francisco de Aguilar Pantoja traduziam obras francesas e doutrinavam rebeldes para ações ligadas à liberdade político-econômica, inspiradas em ideias iluministas da época. Porém, a doutrinação de Cipriano Barata pelo Recôncavo alcançou a gente de cor, a exemplo do mestre pedreiro Antônio Simões da Cunha, que teve acesso às ideias revolucionárias, reinterpretando-as diante da possibilidade do alcance de uma igualdade social, que aqui podemos traduzir como a busca pela cidadania. O pardo Domingos Borges de Barros também fez parte dessa rede rebelde, espalhando conteúdos antirreligiosos pela Vila de Santo Amaro da Purificação, aliado aos demais pardos que praticavam tais ações na Cidade da Bahia. Alguns rebeldes circularam pela Vila de Cachoeira, a exemplo do escravizado José Félix da Costa, que buscou no Movimento de 1798 uma via para sua liberdade, tendo também surgido nesta localidade denúncias de chefia de sedição contra o magistrado Joaquim de Amorim e Castro, apuradas num contexto de desdobramentos deste evento histórico. Portanto, demonstramos nesta tese como o Recôncavo foi um ninho de articulação e divulgação de variados projetos de liberdade e igualdade nos fins do século XVIII na Bahia.
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Pelos idos de 1795-1798, uma rede rebelde se articulou entre Salvador e o coração açucareiro da Bahia, tendo como um dos principais personagens o cirurgião Cipriano José Barata de Almeida, que se instalou na Freguesia do Monte, Vila de São Francisco do Conde, espalhando ali ideias de revolução ligadas aos planos e boletins publicizados na capital, em 12 de agosto de 1798. A rede revolucionária nasceu em Salvador, tendo com um dos principais organizadores o padre Francisco Agostinho Gomes, que junto ao tenente Hermógenes Francisco de Aguilar Pantoja traduziam obras francesas e doutrinavam rebeldes para ações ligadas à liberdade político-econômica, inspiradas em ideias iluministas da época. Porém, a doutrinação de Cipriano Barata pelo Recôncavo alcançou a gente de cor, a exemplo do mestre pedreiro Antônio Simões da Cunha, que teve acesso às ideias revolucionárias, reinterpretando-as diante da possibilidade do alcance de uma igualdade social, que aqui podemos traduzir como a busca pela cidadania. O pardo Domingos Borges de Barros também fez parte dessa rede rebelde, espalhando conteúdos antirreligiosos pela Vila de Santo Amaro da Purificação, aliado aos demais pardos que praticavam tais ações na Cidade da Bahia. Alguns rebeldes circularam pela Vila de Cachoeira, a exemplo do escravizado José Félix da Costa, que buscou no Movimento de 1798 uma via para sua liberdade, tendo também surgido nesta localidade denúncias de chefia de sedição contra o magistrado Joaquim de Amorim e Castro, apuradas num contexto de desdobramentos deste evento histórico. Portanto, demonstramos nesta tese como o Recôncavo foi um ninho de articulação e divulgação de variados projetos de liberdade e igualdade nos fins do século XVIII na Bahia.This thesis analyzes the insertion of Recôncavo in the map of the Rebel Movement of 1798, based on the construction and operation of a revolutionary network that circulated between the City of Bahia and the towns and parishes of São Francisco do Conde and Santo Amaro da Purificação, with ramifications and developments in Vila de Cachoeira, being the target of investigations that revealed ideas, actions, accusations, characters, plots, arrests and convictions, in a restless and distressed Bahia in the face of a crisis scenario that showed the fearlessness and political boldness of various subjects in pursuing their agendas. Around 1795-1798, a rebellious network was articulated between Salvador and the sugar heart of Bahia, with one of the main characters being the surgeon Cipriano José Barata de Almeida, who settled in Freguesia do Monte, Vila de São Francisco do Conde, spreading there ideas of revolution linked to the plans and bulletins published in the capital, on August 12, 1798. The revolutionary network was born in Salvador, with one of the main organizers being father Francisco Agostinho Gomes, who together with lieutenant Hermógenes Francisco de Aguilar Pantoja translated french works and indoctrinated rebels into actions linked to political- economic, freedom inspired by enlightenment ideas of the time. However, Cipriano Barata’s indoctrination through the Recôncavo reached people of color, such as the master bricklayer Antônio Simões da Cunha, who had access to revolutionary ideas, reinterpreting them in light of the possibility of achieving social equality, which here we can translate as the search for citizenship. The brown man Domingos Borges de Barros was also part of this rebellious network, spreading anti-religious content throughout the village of Santo Amaro da Purificação, allied with the other brown people who practiced such actions in the City of Bahia. Some rebels circulated through Vila de Cachoeira, such as the enslaved José Félix da Costa who sought a path to freedom in the 1798 Movement, and allegations of sedition against the magistrate Joaquim de Amorim e Castro also emerged in this location., determined in the context of the developments of this historical event. Therefore, we demonstrate in this thesis how Recôncavo was a nest for the articulation and dissemination of various freedom and equality projects at the end of the 18th century in Bahia.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)RecôncavoNetwork revolutionary ideas1798CNPQ::CIENCIAS HUMANASRecôncavoRede de ideias revolucionárias1798Bahia em transe: o Recôncavo no movimento rebelde de 1798Bahia in a trance: the Recôncavo in the rebel movement of 1798Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionValim, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/0995566741702508Valim, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/0995566741702508Reis, Isabel Cristina Ferreira doshttps://orcid.org/0009-0008-7680-4255http://lattes.cnpq.br/2638469674649457Magalhães, Pablo Antônio Iglesiashttps://orcid.org/0000-0001-5590-3889http://lattes.cnpq.br/2208149605868630Guerra Filho, Sérgio Armando Dinizhttps://orcid.org/0000-0001-8962-8395http://lattes.cnpq.br/2841781514640328Fraga Filho, Walter da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9826748784191387http://lattes.cnpq.br/0610569697140853Sacramento, Flávio Márcio Cerqueira doALVES, Marieta. 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description A presente tese analisa a inserção do Recôncavo no mapa do Movimento Rebelde de 1798, a partir da construção e atuação de uma rede revolucionária que circulou entre a Cidade da Bahia e as vilas e freguesias de São Francisco do Conde e Santo Amaro da Purificação, com ramificações e desdobramentos na Vila de Cachoeira, sendo alvo de devassas que revelaram ideias, ações, acusações, personagens, enredos, prisões e condenações, em uma Bahia inquieta e aflita diante de um cenário de crise que mostrou o destemor e a ousadia política de variados sujeitos no almejar de suas agendas. Pelos idos de 1795-1798, uma rede rebelde se articulou entre Salvador e o coração açucareiro da Bahia, tendo como um dos principais personagens o cirurgião Cipriano José Barata de Almeida, que se instalou na Freguesia do Monte, Vila de São Francisco do Conde, espalhando ali ideias de revolução ligadas aos planos e boletins publicizados na capital, em 12 de agosto de 1798. A rede revolucionária nasceu em Salvador, tendo com um dos principais organizadores o padre Francisco Agostinho Gomes, que junto ao tenente Hermógenes Francisco de Aguilar Pantoja traduziam obras francesas e doutrinavam rebeldes para ações ligadas à liberdade político-econômica, inspiradas em ideias iluministas da época. Porém, a doutrinação de Cipriano Barata pelo Recôncavo alcançou a gente de cor, a exemplo do mestre pedreiro Antônio Simões da Cunha, que teve acesso às ideias revolucionárias, reinterpretando-as diante da possibilidade do alcance de uma igualdade social, que aqui podemos traduzir como a busca pela cidadania. O pardo Domingos Borges de Barros também fez parte dessa rede rebelde, espalhando conteúdos antirreligiosos pela Vila de Santo Amaro da Purificação, aliado aos demais pardos que praticavam tais ações na Cidade da Bahia. Alguns rebeldes circularam pela Vila de Cachoeira, a exemplo do escravizado José Félix da Costa, que buscou no Movimento de 1798 uma via para sua liberdade, tendo também surgido nesta localidade denúncias de chefia de sedição contra o magistrado Joaquim de Amorim e Castro, apuradas num contexto de desdobramentos deste evento histórico. Portanto, demonstramos nesta tese como o Recôncavo foi um ninho de articulação e divulgação de variados projetos de liberdade e igualdade nos fins do século XVIII na Bahia.
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