Educação a distância e precarização do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa, Andrea
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pretto, Nelson De Luca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5569
Resumo: p. 79-97
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spelling Lapa, AndreaPretto, Nelson De LucaLapa, AndreaPretto, Nelson De Luca2012-03-28T20:07:07Z2012-03-28T20:07:07Z2010-110104-103http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5569v. 23, n. 84.p. 79-97A disseminação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem padronizado o entendimento do trabalho docente na educação a distancia (EaD), a partir de uma concepção dessa modalidade de ensino que preconiza uma educação de massa e a redução do trabalho docente. A participação das universidades tem sido condicionada à adesão a essa política nacional, a qual direciona a discussão dos projetos político-pedagógicos dos cursos a partir de regras impostas pelas planilhas orçamentárias. Se, por um lado, as instituições, inclusive (e principalmente) as públicas e gratuitas, aderem ao empenho nacional de expansão e democratização do ensino superior na formação de professores, por outro acabam legitimando a consolidação de um modelo de educação que nem sempre condiz com suas perspectivas teóricas e suas práticas pedagógicas. No que concerne ao professor, as diretrizes financeiras determinam também o papel docente na EaD. A docência, distribuída em diferentes papéis, como o de professor e o de tutor (a distância e presencial), está definida em resoluções que enquadram esses profissionais como bolsistas que sequer têm direito a uma declaração do trabalho que realizam como professores, devido à possível consolidação de vínculos empregatícios não desejados. Tal precarização do trabalho docente se desdobra, na prática, entre outras coisas, por meio da baixa remuneração, que exclui profissionais qualificados, e da falta de reconhecimento profissional. Complementarmente, configura-se a implantação de uma política pública nacional, que define o papel dos tutores como não docentes.A conclusão é que essa política padroniza os projetos de cursos pela EaD e não acolhe propostas com outras concepções, eliminando, assim, a possibilidade de reconhecimento do trabalho profissional do professor na modalidade a distância.Submitted by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2012-03-28T20:07:07Z No. of bitstreams: 1 1792-7441-1-PB.pdf: 1205603 bytes, checksum: f1a50b8f5a9d294704ff92cc9e201192 (MD5)Made available in DSpace on 2012-03-28T20:07:07Z (GMT). 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