A Travestilidade em cena: o corpo travesti no espetáculo Pele Negra, máscaras brancas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39634 |
Resumo: | Esta pesquisa examina a performatividade de corpos travestis e trans, negros e/ou racializados, marcados pelo fenômeno da antinegritude, que desenvolve uma perspectiva político racial contemporânea para analisar e entender as dinâmicas raciais do mundo atual. A partir da minha experiência como atriz, dramaturga, pesquisadora e leitura artística, política, social e racial dos espaços e produções cênicas, dedico-me a uma investigação etnográfica tendo como base o espetáculo teatral Pele Negra, máscaras brancas baseado no livro homônimo de Frantz Fanon, e dirigido por Onisajé, com foco na criação da personagem Fanon, no processo criativo, na performatividade e na disrupção de normas perpetradas pela supremacia da branquitude nos processos de construção artística e social. Desenvolve-se, então, a partir da compreensão de mundo por meio da Travestilidade, novos discursos e práticas que tendem a demolir projetos e modelos (inter)nacionais de arte e humanidade, sob controle de um sistema branco, ocidental e imperialista. Desse modo, conceitos como existências e corpos divergentes são propostos para repensar a movimentação de pessoas racializadas no mundo que não se enquadram nas normas binárias de gênero do ocidente, bem como, assimilar a potente associação dos conceitos de antinegritude e Travestilidade como uma cisão aos modelos coloniais de gênero e raça dentro do campo das artes. |
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Desenvolve-se, então, a partir da compreensão de mundo por meio da Travestilidade, novos discursos e práticas que tendem a demolir projetos e modelos (inter)nacionais de arte e humanidade, sob controle de um sistema branco, ocidental e imperialista. Desse modo, conceitos como existências e corpos divergentes são propostos para repensar a movimentação de pessoas racializadas no mundo que não se enquadram nas normas binárias de gênero do ocidente, bem como, assimilar a potente associação dos conceitos de antinegritude e Travestilidade como uma cisão aos modelos coloniais de gênero e raça dentro do campo das artes.This research examines the performativity of Travesti and trans, black and/or racialized bodies, marked by the phenomenon of anti-blackness, which develops a contemporary racial political perspective to analyze and understand the racial dynamics of today's world. From my experience as an actress, playwright and researcher and artistic, political, social and racial reading of spaces and scenic productions, I dedicate myself to an ethnographic investigation based on the theatrical show Black Skin, white masks based on the book of the same name by Frantz Fanon, and directed by Onisajé, focusing on the creation of the character Fanon, on the creative process, on performativity and on the disruption of norms perpetrated by the white supremacy in the processes of artistic and social construction. It develops, then, from the understanding of the world through Travestility, new discourses and practices that tend to demolish (inter)national projects and models of art and humanity, under the control of a white, western and imperialist system. In this way, concepts such as existences and divergent bodies are proposed to rethink the movement of racialized people in the world who do not fit the western binary gender norms, as well as to assimilate the powerful association of the concepts of anti-blackness and Travestility as a split in the models colonial differences of gender and race within the field of the arts.FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaporUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroTravestilityAntiblacknessPerformativityStagingDivergent bodiesTeatroTravestilidadeAntinegritudePerformatividadeEncenaçãoCorpos divergentesA Travestilidade em cena: o corpo travesti no espetáculo Pele Negra, máscaras brancasTravestility on stage: the Travesti body in the play Black Skin, white masksMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMarfuz, Luiz César Alveshttp://lattes.cnpq.br/5682367415468201Serrano, Leonardo José Sebianehttp://lattes.cnpq.br/8010584231449560Marfuz, Luiz César AlvesSerrano, Leonardo Jose SebianeDumas, Alexandra Gouveahttp://lattes.cnpq.br/5041254022481817Barbosa, Onisajé, Fernanda Juliahttp://lattes.cnpq.br/7928666697696290https://orcid.org/0000-0001-6812-6513http://lattes.cnpq.br/9186018509488498Xavier, Matheuzzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_Matheuzza Xavier_06out2023.pdfDissertação_Matheuzza Xavier_06out2023.pdfapplication/pdf4846056https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39634/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Matheuzza%20Xavier_06out2023.pdf57122a8a799d20f873ee855eb0673f9cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39634/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/396342024-07-22 10:40:35.593open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-07-22T13:40:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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