Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tiago de Quadros Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24395
Resumo: A cidade de Sobral é um contexto amplo, repleto de práticas musicais que são representativas de diferentes percepções e modos de articulação social. Da mesma forma se processam as práticas que advém das perspectivas de jovens na cidade. A compreensão dos modos de articulação musical desses indivíduos e seus grupamentos sociais é, portanto, importante para a ampliação da percepção de como práticas como essa modelam as concepções do que venha a ser sobralense. Este trabalho objetiva compreender como se articulam as práticas musicais juvenis no universo do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE. Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, sobretudo no ciberespaço, bem como utilização de questionários, entrevistas e observação nos contextos em que essas práticas acontecem. Como resultado, percebe-se que há nesse "universo" uma ampla diversidade, já que este agrega diferentes formas de práticas artísticas. Essa diversidade está expressa nas: 1) diferentes concepções de música e prática musical a partir dos contextos de cada banda; 2) trajetórias individuais daqueles que compõem essas práticas, denotando modos específicos de se ser jovem, associados às trajetórias históricas desses e a presença de música como elemento cotidiano e; 3) públicos, que, participando ativamente, definem os rumos das práticas musicais. Compreende-se, portanto, que o universo musical juvenil formado a partir da atuação do Coletivo Ocuparte em Sobral está ligado a concepções mais amplas da cidade, bem como com os modos de participação social/musical, nas práticas em questão, marcando, por sua vez, um contexto que opera a partir da diferença intracultural.
id UFBA-2_9676f4efb47d2deed5bb367d5ccb8201
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24395
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Carvalho, Tiago de Quadros MaiaCarvalho, Tiago de Quadros MaiaLühning, Angela ElisabethIkeda, Alberto TsuyoshiSacramento, JorgeQueiroz, Luis Ricardo SilvaBraga, Clarissa Bittencourt de Pinho e2017-10-26T13:59:30Z2017-10-26T13:59:30Z2017-10-262015http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24395A cidade de Sobral é um contexto amplo, repleto de práticas musicais que são representativas de diferentes percepções e modos de articulação social. Da mesma forma se processam as práticas que advém das perspectivas de jovens na cidade. A compreensão dos modos de articulação musical desses indivíduos e seus grupamentos sociais é, portanto, importante para a ampliação da percepção de como práticas como essa modelam as concepções do que venha a ser sobralense. Este trabalho objetiva compreender como se articulam as práticas musicais juvenis no universo do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE. Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, sobretudo no ciberespaço, bem como utilização de questionários, entrevistas e observação nos contextos em que essas práticas acontecem. Como resultado, percebe-se que há nesse "universo" uma ampla diversidade, já que este agrega diferentes formas de práticas artísticas. Essa diversidade está expressa nas: 1) diferentes concepções de música e prática musical a partir dos contextos de cada banda; 2) trajetórias individuais daqueles que compõem essas práticas, denotando modos específicos de se ser jovem, associados às trajetórias históricas desses e a presença de música como elemento cotidiano e; 3) públicos, que, participando ativamente, definem os rumos das práticas musicais. Compreende-se, portanto, que o universo musical juvenil formado a partir da atuação do Coletivo Ocuparte em Sobral está ligado a concepções mais amplas da cidade, bem como com os modos de participação social/musical, nas práticas em questão, marcando, por sua vez, um contexto que opera a partir da diferença intracultural.The city of Sobral is a broad context full of musical practices that are representative of different perceptions and ways of social articulation. Likewise there's practices that comes from the perspectives of young people in the city. Understanding the musical articulation f modes of young people in Sobral city is therefore important to expand the perception of how such practices shape the conceptions of what will be Sobralense. This study aims to understand how youth musical practices occur in Collective Ocuparte universe in Sobral-CE. Therefore, it undertook a methodology that included a literature review, documentary research, especially in cyberspace, as well as use of questionnaires, interviews and observation in the contexts which these practices occur. As a result, it is perceived that there's wide diversity in this "universe", since it aggregates different forms of artistic practices. This diversity is expressed in: 1) different conceptions of music and musical practice from the contexts of each band; 2) individual trajectories of those who make up these practices, denoting specific ways to be young, associated with the historical trajectories of these and the presence of music as everyday life element and; 3) public, which, actively participating, define the direction of musical practices. It is understandable, therefore, that the youth musical universe formed from the Collective Ocuparte in Sobral performance is linked to broader conceptions of the city, as well as modes of social/musical participation, the practices in question, marking, in time, a context that operates from the intracultural difference.Submitted by Tiago Carvalho (tiago.carvalho@yahoo.com.br) on 2017-10-24T17:14:15Z No. of bitstreams: 1 PRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdf: 2238075 bytes, checksum: 1452419fdb5c8ea753c499c5d4d5c020 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-10-26T13:59:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdf: 2238075 bytes, checksum: 1452419fdb5c8ea753c499c5d4d5c020 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-26T13:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdf: 2238075 bytes, checksum: 1452419fdb5c8ea753c499c5d4d5c020 (MD5)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)MúsicaEtnomusicologiaPráticas Musicais JuvenisMúsicas e JuventudesEtnomusicologiaColetivo OcupartePráticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da UFBAPrograma de Pós-graduação em Música da UFBAUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdfPRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdfapplication/pdf2238075https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24395/1/PR%c3%81TICAS%20MUSICAIS%20JUVENIS%20EM%20SOBRAL-CE%20E%20SUAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20COM%20O%20COLETIVO%20OCUPARTE.pdf1452419fdb5c8ea753c499c5d4d5c020MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24395/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTPRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdf.txtPRÁTICAS MUSICAIS JUVENIS EM SOBRAL-CE E SUAS RELAÇÕES COM O COLETIVO OCUPARTE.pdf.txtExtracted texttext/plain571049https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24395/3/PR%c3%81TICAS%20MUSICAIS%20JUVENIS%20EM%20SOBRAL-CE%20E%20SUAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20COM%20O%20COLETIVO%20OCUPARTE.pdf.txt5c93b3de763a27c080b8035fb4743ed4MD53ri/243952022-07-05 14:03:51.161oai:repositorio.ufba.br:ri/24395VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIAplc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD9yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSAKbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgYz9waWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXQ/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/by4gCkVzc2VzIHRlcm1vcywgbj9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIApjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpPz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EgCmVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/cmlvCnBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/P28gY2llbnQ/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sP3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwP3NpdG9zIApjb21wdWxzP3Jpb3MgbmVzc2UgcmVwb3NpdD9yaW8gbWFudD9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudD9tIGFjZXNzbyBpcnJlc3RyaXRvIAphbyBtZXRhZGFkb3MgZSB0ZXh0byBjb21wbGV0by4gQXNzaW0sIGEgYWNlaXRhPz9vIGRlc3NlIHRlcm1vIG4/byBuZWNlc3NpdGEgZGUgY29uc2VudGltZW50bwogcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
title Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
spellingShingle Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
Carvalho, Tiago de Quadros Maia
Música
Etnomusicologia
Práticas Musicais Juvenis
Músicas e Juventudes
Etnomusicologia
Coletivo Ocuparte
title_short Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
title_full Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
title_fullStr Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
title_full_unstemmed Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
title_sort Práticas musicais juvenis em Sobral – CE e suas relações com o Coletivo Ocuparte
author Carvalho, Tiago de Quadros Maia
author_facet Carvalho, Tiago de Quadros Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tiago de Quadros Maia
Carvalho, Tiago de Quadros Maia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lühning, Angela Elisabeth
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Sacramento, Jorge
Queiroz, Luis Ricardo Silva
Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e
contributor_str_mv Lühning, Angela Elisabeth
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Sacramento, Jorge
Queiroz, Luis Ricardo Silva
Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Música
Etnomusicologia
topic Música
Etnomusicologia
Práticas Musicais Juvenis
Músicas e Juventudes
Etnomusicologia
Coletivo Ocuparte
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Musicais Juvenis
Músicas e Juventudes
Etnomusicologia
Coletivo Ocuparte
description A cidade de Sobral é um contexto amplo, repleto de práticas musicais que são representativas de diferentes percepções e modos de articulação social. Da mesma forma se processam as práticas que advém das perspectivas de jovens na cidade. A compreensão dos modos de articulação musical desses indivíduos e seus grupamentos sociais é, portanto, importante para a ampliação da percepção de como práticas como essa modelam as concepções do que venha a ser sobralense. Este trabalho objetiva compreender como se articulam as práticas musicais juvenis no universo do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE. Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, sobretudo no ciberespaço, bem como utilização de questionários, entrevistas e observação nos contextos em que essas práticas acontecem. Como resultado, percebe-se que há nesse "universo" uma ampla diversidade, já que este agrega diferentes formas de práticas artísticas. Essa diversidade está expressa nas: 1) diferentes concepções de música e prática musical a partir dos contextos de cada banda; 2) trajetórias individuais daqueles que compõem essas práticas, denotando modos específicos de se ser jovem, associados às trajetórias históricas desses e a presença de música como elemento cotidiano e; 3) públicos, que, participando ativamente, definem os rumos das práticas musicais. Compreende-se, portanto, que o universo musical juvenil formado a partir da atuação do Coletivo Ocuparte em Sobral está ligado a concepções mais amplas da cidade, bem como com os modos de participação social/musical, nas práticas em questão, marcando, por sua vez, um contexto que opera a partir da diferença intracultural.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-26T13:59:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-26T13:59:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24395
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFBA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música da UFBA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24395/1/PR%c3%81TICAS%20MUSICAIS%20JUVENIS%20EM%20SOBRAL-CE%20E%20SUAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20COM%20O%20COLETIVO%20OCUPARTE.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24395/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24395/3/PR%c3%81TICAS%20MUSICAIS%20JUVENIS%20EM%20SOBRAL-CE%20E%20SUAS%20RELA%c3%87%c3%95ES%20COM%20O%20COLETIVO%20OCUPARTE.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1452419fdb5c8ea753c499c5d4d5c020
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
5c93b3de763a27c080b8035fb4743ed4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459548839641088