Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9145 |
Resumo: | 190f. |
id |
UFBA-2_97d45eea32e547b7223e501e2625d78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9145 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Fortes Filho, Raimundo Mentor de MeloFortes Filho, Raimundo Mentor de MeloFonseca, Diana Santiago da2013-03-22T14:46:26Z2013-03-22T14:46:26Z2004http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9145190f.A dissertação “Concerto para Piano e Orquestra no. 1 de Villa-Lobos: Um estudo analítico-interpretativo” abrange aspectos do contexto histórico, composicional e de performance da obra. No primeiro capítulo, “Introdução e contexto histórico”, o concerto é situado enquanto produção pós 1930, enfatizando as características neoclássicas predominantes neste período, como também, aspectos estilísticos e influências de compositores russos e franceses. No segundo capítulo, “A politonalidade das teclas brancas e pretas”, é demonstrado através de significativas amostras que perpassam os quatro movimentos, o uso intencional por Villa-Lobos de padrões variados de combinação entre tecla preta e branca. As amostras são divididas em três tipos de uso da politonalidade, que são analisados em seus aspectos composicionais e de performance. O terceiro capítulo, “Coerência motívica”, objetiva demonstrar que a edificação melódica e harmônica do concerto está baseada no contraponto simétrico que o inicia. A teoria dos conjuntos é utilizada como ferramenta para testificar essa relação, demonstrando uma intencionalidade do compositor ao proporcionar uma coerência motívica e estrutural que se mantém nos quatro movimentos. O quarto capítulo, “Gestos interpretativos”, aborda, a partir da análise da cadência, os principais gestos presentes no concerto, seguidos de comentários sobre sua estruturação, funcionalidade e execução. O quinto capítulo, a “Conclusão”, caracteriza-se por um fechamento das idéias levantadas, enfatizando a necessidade e utilidade do processo analítico para a condução eficaz de um caminho interpretativo.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-15T13:55:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Raimundo%20Fortes%20Filho%20seg.pdf: 1464905 bytes, checksum: e9e7e87dc07bb26a6c885e4663c18531 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-03-22T14:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Raimundo%20Fortes%20Filho%20seg.pdf: 1464905 bytes, checksum: e9e7e87dc07bb26a6c885e4663c18531 (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-22T14:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Raimundo%20Fortes%20Filho%20seg.pdf: 1464905 bytes, checksum: e9e7e87dc07bb26a6c885e4663c18531 (MD5) Previous issue date: 2004SalvadorConcerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9145/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINALDissertação. Raimundo FortesDissertação. Raimundo Fortesapplication/pdf1464905https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9145/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Raimundo%20Fortese9e7e87dc07bb26a6c885e4663c18531MD51ri/91452023-10-24 11:39:14.993oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-10-24T14:39:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
title |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
spellingShingle |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo |
title_short |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
title_full |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
title_fullStr |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
title_full_unstemmed |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
title_sort |
Concerto para piano e orquestra nº 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. |
author |
Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo |
author_facet |
Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Diana Santiago da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Diana Santiago da |
description |
190f. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-22T14:46:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-22T14:46:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9145 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9145/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9145/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Raimundo%20Fortes |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 e9e7e87dc07bb26a6c885e4663c18531 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459425276493824 |