Etnografia como fricção: expedições, práticas artísticas e experiências limiares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35212 |
Resumo: | Nesta dissertação procura-se estabelecer um exercício experimental de pensamento às voltas das experiências limiares entre arte e etnografia, buscando rastrear momentos em que as práticas artísticas e a etnografia estabeleceram contaminações profícuas. A investigação desdobra-se a partir de cinco nebulosas, que apresentam algumas dimensões e problemáticas em torno das formas de contato entre artistas-pensadores e interlocutores de contextos culturais distintos. Delineamos a ideia de etnografia como fricção para compreender a força de choque e de atrito que a etnografia estabeleceu, sobretudo, com o campo artístico, possibilitando uma abertura para o problema da diferença e das impurezas culturais. Perseguimos momentos em que a história da arte foi, de alguma maneira, perturbada em sua condição de disciplina moderna, sobretudo a partir das fricções estabelecidas em torno da revista francesas Documents (1929-1930) e da experiência ameríndia de Aby Warburg (1866-1829) e as suas ressonâncias na sua forma de pensar esquizo. Procuramos delinear possibilidades de adentrar a forma de conhecimento psicoetnográfico-arqueológico, extraída do pensamento e produção de Flávio de Carvalho (1899-1973) e, a partir disso, enquadramos a Expedição Amazônica (1958) de Flávio de Carvalho e o Projeto Bahia-Benin (1988) - especialmente a partir da atuação de Lina Bo Bardi (1914-1992) e Pierre Verger (1902-1996) - como zonas limiares em que as relações entre arte e etnografia se estabeleceram de forma proeminente, buscando situá-las a partir das fricções entre os trânsitos de ideias, pensamentos e presenças espectrais. A investigação procura estabelecer um plano de reflexão que toma os métodos correlatos às zonas limiares entre arte e etnografia como experimentação metodológica e como forma de pensar, operando por meio de uma escrita residual, a partir da escavação e associação de fragmentos, da sucessão, sobreposição e paralelismo de ideias, agentes, acontecimentos e noções conceituais. |
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A investigação procura estabelecer um plano de reflexão que toma os métodos correlatos às zonas limiares entre arte e etnografia como experimentação metodológica e como forma de pensar, operando por meio de uma escrita residual, a partir da escavação e associação de fragmentos, da sucessão, sobreposição e paralelismo de ideias, agentes, acontecimentos e noções conceituais.En esta disertación procurase establecer un ejercicio experimental de pensamiento a las vueltas de las experiencias limiares entre arte y etnografía, buscando rastrear momentos en que las prácticas artísticas y la etnografía establecerán contaminaciones proficuas. La investigación se desdobla a partir de cinco nebulosas, que presentan algunas dimensiones y problemáticas alrededor de las formas de contacto entre artistas-pensadores e interlocutores de contextos culturales distintos. Delineamos la idea de etnografía como fricción, para comprender la fuerza de choque y de atrito que la etnografía estableció, sobre todo, con el campo artístico, posibilitando una apertura para el problema de la diferencia y de las impurezas culturales. Perseguimos momentos en que la historia del arte fue, de algunas manera, perturbada en su condición de disciplina moderna, sobretodo a partir de las fricciones establecidas alrededor de la revista francesas Documents (1929-1930) y de la experiencia amerindia de Aby Warburg (1866-1829) y las suyas resonancias en la forma de pensar esquizo. Procuramos delinear posibilidades de adentrarse la forma de conocimiento psicoetnográfico-arqueológico, extraída del pensamiento y producción de Flávio de Carvalho (1899-1973) y a partir de eso, enquadramos la Expedición Amazônica (1958) de Flávio de Carvalho y el Proyecto Bahía-Benin (1988) - especialmente a partir de la actuación de Lina Bo Bardi (1914-1992) y Pierre Verger (1902-1996), como zonas limiares en que las relaciones entre arte y etnografía se han establecido de forma preeminente, buscando situarlas a partir de las fricciones entre los trânsitos de ideas, pensamientos y presencias espectrales. La investigación procura establecer un plan de reflexión que toma los métodos correlatos a las zonas limiares entre arte y etnografía como experimentación metodológica y como forma de pensar, operando por medio de una escrita residual, a partir de la excavación y asociación de fragmentos, de la sucesión, sobreposición y paralelismo de ideas, agentes, acontecimientos y nociones conceptuales.Submitted by Lucas Brito Lago (lucas.brlago@gmail.com) on 2022-02-17T17:21:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao-Lucas-Brito-Lago.pdf: 14304224 bytes, checksum: f475b8b7200a17d0303462db555f8c5a (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2022-05-12T17:40:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao-Lucas-Brito-Lago.pdf: 14304224 bytes, checksum: f475b8b7200a17d0303462db555f8c5a (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-12T17:40:11Z (GMT). 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