Entre abcs, glórias, pelejas, encontros e desafios: os significados socioculturais da capoeira pela literatura de cordel em Salvador (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paulo César da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37800
Resumo: O objetivo desta tese é compreender os significados históricos e socioculturais da capoeira pela literatura de cordel encontrada em Salvador (BA). Para tanto, mapeamos cinquenta e um Lugares de Memória e visitamos quarenta e três. Neles, encontramos trinta e três cordéis com a temática da capoeira, nosso objeto de estudo. Pela Análise de Conteúdo, de Bardin, categorizamos as obras em cinco temáticas e fizemos a análise dos seus significados a partir dos estudos de culturas. Como base epistemológica, consubstanciaram esta tese os estudos da Capoeira, com Abib (2005, 2009, 2019), Oliveira (2019), Pires (2002, 2010), Rego (1968), Reis (2010) etc. A Literatura de Cordel, com Cascudo (1979), Curran (1973, 2011), Nogueira (2004), Nascimento Neto (2014), Maxado (2013) etc. A Memória e Lugares de Memória, com Nora (1993), Da Silva (2019, 2021), Le Goff (2013), Halbwachs (2006), Jelin (2002), entre outros. Após as análises dos cordéis, emergiram categorias conceituais fundantes para a discussão, a exemplo da dissimulação, da tradição, da dicotomia entre tipos de capoeira etc. Dentre os resultados, evidenciamos embates com capoeiras, a exemplo de Besouro de Mangangá, de Manduca da Praia e de Nascimento Grande contra forças repressoras de outrora. Percebemos, também, o papel fundante dos Mestres Bimba e do Mestre Pastinha como atores sociais contra o processo discriminatório da capoeira como cultura afro-brasileira e diaspórica que desvelam temáticas tão latentes em nossas vidas, como o racismo, o preconceito, a intolerância religiosa, entre outras. Ademais, percebemos que o cordel é um lugar simbólico de memória que contribui para que marcas do passado não se apaguem e coexistam com as perspectivas do presente.
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Percebemos, também, o papel fundante dos Mestres Bimba e do Mestre Pastinha como atores sociais contra o processo discriminatório da capoeira como cultura afro-brasileira e diaspórica que desvelam temáticas tão latentes em nossas vidas, como o racismo, o preconceito, a intolerância religiosa, entre outras. Ademais, percebemos que o cordel é um lugar simbólico de memória que contribui para que marcas do passado não se apaguem e coexistam com as perspectivas do presente.The objective of this thesis is comprehending the historical and sociocultural meanings through the cordel literature found in Salvador (BA). Therefore, we mapped fifty-one Memory Places and visited forty-three. On them, we found thirty-three cordéis with the capoeira thematic, our study objective. By the Content Analysis, of Bardin, we categorize the works in five themes and made an analysis of its meanings by the cultural studies. As an epistemological basis, embodied this thesis by the studies of Capoeira, with Abib (2005, 2009, 2019), Oliveira (2019), Pires (2002, 2010), Rego (1968), Reis (2010) etc. The Cordel Literature, with Cascudo (1979), Curran (1973, 2011), Nogueira (2004), Nascimento Neto (2014), Maxado (2013) etc. The Memory and Memory Places, with Nora (1993), Da Silva (2019, 2021), Le Goff (2013), Halbwachs (2006), Jelin (2002), among others. After the analysis of the Cordéis, fundamental conceptual categories emerged for the discussion, by the example of dissimulation, tradition, the dichotomy between types of capoeira, etc. Between the results, we evidenced capoeiras clashes, by the example of Besouro de Mangangá, of Manduca da Praia and of Nascimento Grande against repressive forces of yesteryear. We realized, also, the founding role of the Mestre Bimba and the Mestre Pastinha as social actors against the discriminatory process of capoeira as Afro-Brazilian and diasporic culture that reveal themes so latent in our lives, also as the racism, the prejudice, the religious intolerance, among others. In addition, we realized that the cordel is a symbolic place of memory with contributes for the past marks do not disappear and coexist with the perspectives of the present.Submitted by Paulo Gonçalves (gsilva.paulo@gmail.com) on 2023-09-13T15:41:27Z No. of bitstreams: 2 TESE_PAULO CESAR DA SILVA GONÇALVES_TOMO I.pdf: 4088790 bytes, checksum: c057af6b1b4d7284bce74e3299c7924f (MD5) ANEXOS E APÊNDICE DE TESE DE PAULO CÉSAR DA SILVA GONÇALVES.pdf: 156774177 bytes, checksum: 3ec480bcb7fe7b7c845c9ce11c124adb (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2023-09-13T18:17:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE_PAULO CESAR DA SILVA GONÇALVES_TOMO I.pdf: 4088790 bytes, checksum: c057af6b1b4d7284bce74e3299c7924f (MD5) ANEXOS E APÊNDICE DE TESE DE PAULO CÉSAR DA SILVA GONÇALVES.pdf: 156774177 bytes, checksum: 3ec480bcb7fe7b7c845c9ce11c124adb (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-13T18:17:30Z (GMT). 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Lacerdahttps://orcid.org/0000-0002-8274-2539http://lattes.cnpq.br/1065452040765915Silva, Jamile Borges dahttps://orcid.org/0000-0001-8291-7805http://lattes.cnpq.br/3425799345314038Nunes Neto, Francisco Antoniohttps://orcid.org/0000-0002-4257-8252http://lattes.cnpq.br/8641511804856429Nascimento Neto, João Evangelista dohttps://orcid.org/0000-0003-4937-7311http://lattes.cnpq.br/9621193733393645Abib, Pedro Rodolpho Jungershttps://orcid.org/0000-0003-4868-2074http://lattes.cnpq.br/8287621182146633Abrahão, Bruno Otávio de Lacerdahttps://orcid.org/0000-0001-5651-6522http://lattes.cnpq.br/4652607042909008Gonçalves, Paulo César da Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTESE_PAULO CESAR DA SILVA GONÇALVES_TOMO I.pdf.txtTESE_PAULO CESAR DA SILVA GONÇALVES_TOMO I.pdf.txtExtracted 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