Club Rio Contense: sociabilidade, instrução e assistência no sertão republicano (Rio de Contas, 1902-1966)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31948 |
Resumo: | Esta tese estuda as relações de sociabilidade da elite rio-contense, no âmbito do Club Rio Contense, “sociedade litteraria, recreativa e beneficente”, associação fundada na cidade de Rio de Contas, em 14 de janeiro de 1902, pelo médico José Basílio Justiniano da Rocha. Pautando-se pela noção de sociabilidade, tal qual definida pelo historiador francês Maurice Agulhon, pretendeu-se analisar as relações interpessoais entre os membros desta associação, entendida como espaço formal de convivência entre os pares, de associação voluntária, edificada pelo lema da “instrução e caridade”. A participação nesta instituição permitiu o compartilhamento de vínculos, o que levou à elaboração de uma identidade de grupo a partir de um processo de identificação e diferenciação. O método da prosopografia possibilitou melhor conhecer esse grupo a partir da construção de um perfil prosopográfico. Associar-se ao Club Rio Contense revelou-se como signo de distinção, tendo sido ele local de representação social e política, a partir, principalmente, de sua atuação . A pesquisa se estendeu até 1966, último ano em que o Club Rio Contense administrou o Ginásio e a Escola Normal, quando a associação encerrou seu compromisso com o lema “instrução e caridade”. Em seguida, o Club Rio Contense doou o conjunto escolar à Sociedade Joseleitos de Cristo, pertencente à Igreja Católica. O viés da sociabilidade permitiu, ainda, apreender as relações de convivência desse grupo para além do espaço da associação e, também, identificar aspectos outros da sociedade rio-contense, como seus comportamentos culturais e seus modos de organização social. |
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Marinho, Simone RamosAras, Lina Maria Brandão deAras, Lina Maria Brandão deNegro, Antonio LuigiMüller, DalilaVanin, Iole MacedoPires, Maria de Fátima Novaes2020-06-08T16:33:18Z2020-06-08T16:33:18Z2020-06-082017-03-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31948Esta tese estuda as relações de sociabilidade da elite rio-contense, no âmbito do Club Rio Contense, “sociedade litteraria, recreativa e beneficente”, associação fundada na cidade de Rio de Contas, em 14 de janeiro de 1902, pelo médico José Basílio Justiniano da Rocha. Pautando-se pela noção de sociabilidade, tal qual definida pelo historiador francês Maurice Agulhon, pretendeu-se analisar as relações interpessoais entre os membros desta associação, entendida como espaço formal de convivência entre os pares, de associação voluntária, edificada pelo lema da “instrução e caridade”. A participação nesta instituição permitiu o compartilhamento de vínculos, o que levou à elaboração de uma identidade de grupo a partir de um processo de identificação e diferenciação. O método da prosopografia possibilitou melhor conhecer esse grupo a partir da construção de um perfil prosopográfico. Associar-se ao Club Rio Contense revelou-se como signo de distinção, tendo sido ele local de representação social e política, a partir, principalmente, de sua atuação . A pesquisa se estendeu até 1966, último ano em que o Club Rio Contense administrou o Ginásio e a Escola Normal, quando a associação encerrou seu compromisso com o lema “instrução e caridade”. Em seguida, o Club Rio Contense doou o conjunto escolar à Sociedade Joseleitos de Cristo, pertencente à Igreja Católica. O viés da sociabilidade permitiu, ainda, apreender as relações de convivência desse grupo para além do espaço da associação e, também, identificar aspectos outros da sociedade rio-contense, como seus comportamentos culturais e seus modos de organização social.This thesis studies the relations of sociability of the rio-contense elite, in the sphere of the Club Rio Contense, “society, literary, recreational and charity”, association founded in Rio de Contas city, in january 14, 1902, by the doctor José Basílio Justiniano da Rocha. Lining up for the notion of sociability, as defined by the french historian Maurice Agulhon, it was intended to analyse the interpersonal relationships between members of this association, understood as a formal space of acquaintanceship between the pairs, of voluntary association, built for the lemma “instruction and charity”. Participation in this instituition allowed the sharing of links, which led to the elaboration of a group identity starting of an identification and differentiation process. The method of prosopography made it possible to know this group better from the construction of a prosopographic profile. Associate to Club Rio Contense proved to be a distincion sign, having been him local of social and politic distinction, mainly, from his philanthropic performance. The research extended until 1966, the last year wherein the Club Rio Contense administered the Gymnasium and the Normal School, when the associated ended his commitment with the lemma “instruction and charity”. Then, the Club Rio Contense donated the school set to the Society Joseleitos de Cristo, pertaining to the Catholic Church. The sociability bias allowed, even, apprehend the relations of acquaintanceship of this group beyond space of the association and, also, to identify others aspects of the riocontense society, as their cultural behaviors and their modes of social organization.Cette thèse étudie les relations de sociabilité d’élite rio-contense, dans le Club Rio Contense, société littéraire, récréative et bienfaisante”, association fondée à Rio de Contas, en 14 janvier 1902, par le médicin José Basílio Justiniano da Rocha. Basé sur la notion de sociabilité, comme cela est définie par l’historien français Maurice Agulhon, on a eu l’intention de analyser les relations interpersonnelles entre les membres de cette association, comprise en tan qu’un espace formel de coexistence entre pairs, association voluntaire, édifiée par la sentence “instruction et charité”. La participation à cette instituition a favorisé le partage de liens, qui a conduit à l’élaboration d’une identité de groupe à partir d’un processus d’identification et de différenciation. La méthode prosopographie a permis de mieux connaître ce group à partir de la construction d’un profil prosopographique. Rejoindre le Club Rio Contense s’est révélé comme un signe distinctif, ayant été un lieu de représentation sociale et politique, à partir, principalement, de son activité philanthropique. La recherche a duré jusqu’à 1966, l’année dernière le Club Rio Contense a administré le Gymnasium et l’École Normale, quand l’association a pris fin son engagement avec la sentence “instruction et charité”. Puis, le Club Rio Contense a fait don du ensemble scolaire à la Société Josleitos de Cristo, appartenant à l’Eglise catholique. Le biais de sociabilité a autorisé, encore, appréhender les relations de coexistence de ce groupe au-delà de l’espace d’association et, aussi, identifier d’autres aspects de la societé rio-contense, comme ses comportements culturels et les modes d’organisation sociale.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2020-05-13T17:35:19Z No. of bitstreams: 1 TESE Marinho, Simone Ramos.pdf: 4907726 bytes, checksum: ab6f23ee64d2f7aabe325c180585ac6f (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2020-06-08T16:33:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Marinho, Simone Ramos.pdf: 4907726 bytes, checksum: ab6f23ee64d2f7aabe325c180585ac6f (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-08T16:33:18Z (GMT). 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