A supervisão acadêmica do Programa Mais Médicos: o caso da Bahia.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38146 |
Resumo: | O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi criado em 2013, a partir da Lei nº 12.871, com o objetivo de suprir a escassez de médicos nas equipes de saúde da família e efetivar a universalização do acesso à saúde na atenção primária no SUS. Dentre as ações previstas para a consecução dos objetivos do PMMB, destaca-se a promoção de aperfeiçoamento dos médicos lotados na atenção básica, nas regiões prioritárias do SUS, mediante integração ensino-serviço comunidade. Nesse sentido, o médico participante do PMM se envolve nos processos de aperfeiçoamento profissional, em uma perspectiva de educação permanente em saúde (EPS), por meio de Supervisão Acadêmica ofertada pelo Ministério da Educação e dos ciclos formativos ofertado pelo Ministério da Saúde. O presente estudo procurou analisar se prática de Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos para o Brasil fortalece a integração ensino-serviço no estado da Bahia. Para produzir dados, as informações foram coletadas por meio da análise documental de relatórios postados pelos supervisores incluídos na pesquisa no sistema Webportfólio UNASUS, durante o ano de 2019, além de entrevistas com doze supervisores vinculados às instituições supervisoras SESAB, UFOB e UNIVASF/BA e, finalmente, registros da observação da pesquisadora nas reuniões de tutoria e supervisão. Os resultados demonstram que, se por um lado a possibilidade de construção da supervisão acadêmica, a partir das realidades territoriais e dos atores envolvidos com a sua prática, traz certa potência ao PMMB, a ausência de diretrizes e espaços de educação permanente para os atores que executam a supervisão acadêmica implica em fragilidades e compromete a consolidação da integração ensino e serviço. A instabilidade política em torno do governo federal e as constantes trocas de coordenação e equipe no nível central implicaram em fragilidades na supervisão acadêmica. Nessa perspectiva, a supervisão acadêmica não é capaz de transformar a prática médica, pois se constitui, sobretudo, de forma burocrática e gerencial, estando muito aquém do que se espera de uma supervisão qualificada. |
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2023-10-21T17:26:59Z2023-10-21T17:26:59Z2021-12-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38146O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi criado em 2013, a partir da Lei nº 12.871, com o objetivo de suprir a escassez de médicos nas equipes de saúde da família e efetivar a universalização do acesso à saúde na atenção primária no SUS. Dentre as ações previstas para a consecução dos objetivos do PMMB, destaca-se a promoção de aperfeiçoamento dos médicos lotados na atenção básica, nas regiões prioritárias do SUS, mediante integração ensino-serviço comunidade. Nesse sentido, o médico participante do PMM se envolve nos processos de aperfeiçoamento profissional, em uma perspectiva de educação permanente em saúde (EPS), por meio de Supervisão Acadêmica ofertada pelo Ministério da Educação e dos ciclos formativos ofertado pelo Ministério da Saúde. O presente estudo procurou analisar se prática de Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos para o Brasil fortalece a integração ensino-serviço no estado da Bahia. Para produzir dados, as informações foram coletadas por meio da análise documental de relatórios postados pelos supervisores incluídos na pesquisa no sistema Webportfólio UNASUS, durante o ano de 2019, além de entrevistas com doze supervisores vinculados às instituições supervisoras SESAB, UFOB e UNIVASF/BA e, finalmente, registros da observação da pesquisadora nas reuniões de tutoria e supervisão. Os resultados demonstram que, se por um lado a possibilidade de construção da supervisão acadêmica, a partir das realidades territoriais e dos atores envolvidos com a sua prática, traz certa potência ao PMMB, a ausência de diretrizes e espaços de educação permanente para os atores que executam a supervisão acadêmica implica em fragilidades e compromete a consolidação da integração ensino e serviço. A instabilidade política em torno do governo federal e as constantes trocas de coordenação e equipe no nível central implicaram em fragilidades na supervisão acadêmica. Nessa perspectiva, a supervisão acadêmica não é capaz de transformar a prática médica, pois se constitui, sobretudo, de forma burocrática e gerencial, estando muito aquém do que se espera de uma supervisão qualificada.The Mais Médicos Program (PMMB in Portuguese) was created in 2013 through the law 12.871, with the aim of eliminating the shortage of doctors in family health teams and making universal access to health care in primary care in the SUS effective. Among the actions planned to achieve the aims of the PMMB, the promotion of improvement of doctors working in Primary Health Care, in priority regions of the Unified Health System (SUS in Portuguese), through teaching-service-community integration. The physicians of the PMM are involved in professional improvement processes, from a perspective of permanent health education (EPS in Portuguese), through Academic Supervision offered by the Ministry of Education and training cycles offered by the Ministry of Health. This study analyzes the Academic Supervision practice of the Mais Médicos Program strengthens the teaching-service integration in the state of Bahia. These informations was collected through document analysis of reports posted by supervisors included in the survey in the UNASUS Webportfolio system, during the year 2019 and finding out of 12 supervisors linked to the supervisory institutions SESAB, UFOB and UNIVASF/BA and through the records the researcher's observation in the tutoring and supervision meetings. The results demonstrated that, while the possibility of building academic supervision based on territorial realities and the actors involved in its practice brings some power to the PMMB, the definition of guidelines and permanent education spaces for the actors who carry out the academic supervision, implications for weaknesses and commitment to the consolidation of teaching-service integration. The political instability around the federal government, and the coordination and staff at the central level constant changes, resulted in weaknesses in academic supervision. In this perspective, academic supervision is not capable of transforming medical practice, as it is constituted, above all, in a bureaucratic and managerial way, used far below what is expected from qualified supervision.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-19T15:59:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação de ELIANA BARBOSA - 2021.pdf: 527544 bytes, checksum: 7375b0c6a0f49f00ea6ef78edf29c338 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-21T17:26:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de ELIANA BARBOSA - 2021.pdf: 527544 bytes, checksum: 7375b0c6a0f49f00ea6ef78edf29c338 (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-21T17:26:59Z (GMT). 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