TV e criança: um estudo de recepção do programa Castelo Rá tim bum em uma turma de alfabetização da escola luz infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30272 |
Resumo: | Esta pesquisa monográfica foi realizada sobre a interrogação de como conteúdos televisivos podem contribuir para o aprendizado infantil a partir da recepção de informações já conceituadas como educativas do programa Castelo Rá-Tim-Bum . Tendo como objetivo a compreensão de como ocorre o processo da aprendizagem a partir de temas curriculares pré selecionados, neste trabalho foi possível também verificar como se constrói, por meio da linguagem televisiva utilizada no programa, conteúdos educativos para as crianças; identificar formas de associação do imaginário infantil que auxiliam no processo de aprendizagem; propiciar uma reflexão sobre as potencialidades do uso da TV na escola.A análise dos dados coletados se concretizou a partir da observação diagnóstica, por meio de desenhos, sobre as temáticas abordadas e da exibição dos quatro episódios selecionados para o estudo de recepção. |
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