A (tecno)cena - arte como política de subjetivação
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30525 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado intitulada “A (tecno)cena: arte como política de subjetivação”, cujo escopo é estudar as questões dos processos de subjetivação presentes nas práticas discursivas culturais das companhias de teatro: “ATeliê voadOR Companhia de Teatro” e “Coletivo Artístico As Travestidas”, apoiado nos espetáculos “O Diário de Genet” e “BR-Trans”, respectivamente. Este estudo se constituiu a partir da problematização acerca das práticas discursivas do teatro contemporâneo, enquanto artefato cultural de produção do desejo e subjetividades, do fazer teatral como um modo de política cultural que se efetua em linhas de fissuras e na compreensão do teatro como máquina de guerra nômade que remete à potência dos devires-minoritários. Este estudo se organiza enquanto uma análise dos modos de produção teatral com ênfase nos agenciamentos cênicos de heterotopias. Designamos, ao longo deste trabalho, por (tecno)cena os modos culturais artísticos por onde operam as políticas de produção de subjetividades e desejo, da criação de outros espaços, que remetem a potência do devir-animal, à preferência de como viver, à escolha dos critérios com os quais o social se inventa, ao real social. Em outros termos, ela diz respeito às escolhas de novos mundos, sociedades novas, novos jeitos de existir. A (tecno)cena é nessa direção o teatro contemporânea anfíbia, um modo político cultural criador de linhas de fuga/ fratura/ fissura (máquina de guerra menor) frente as máquinas de sobrecodificação na produção das subjetividades. Ela também se manifesta enquanto um modo de política cultural menor, concebida como toda e qualquer de prática artística, iniciativa de criação, organização e modos culturais de agenciamento que colocam em crise o modo de subjetivação dominante, arrastando junto com seu desmoronamento toda lógica normativa e prescritiva dos jeitos de ser e existir no mundo, os seus dispositivos e discursos culturais majoritários. Para tanto, sua perspectiva metodológica está ancorada a partir das postulações dos Estudos Culturais e a Teoria Queer aliada à idéia de Ecologia de Saberes (Epistemologia do Sul), a fim de traçar um processo de análises em vias de fissuras, estranhamento e desvios aos modelos metodológicos majoritários, fundamentados em contextos culturais e políticos definidos pelo mundo moderno cristão ocidental, o colonialismo e o capitalismo. Por isso, constituiu-se numa insurgência metodológica capaz de efetivar-se na analítica da produção do desejo na cena teatral contemporânea. Em seus aspectos operacionais, vale considerar que esta pesquisa foi desenvolvida no período de março de 2014 a junho de 2019, junto a Universidade Federal da Bahia/ UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos/ IHAC, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Linha de Pesquisa Cultura e Arte, sob o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/ FAPESB. |
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Este estudo se organiza enquanto uma análise dos modos de produção teatral com ênfase nos agenciamentos cênicos de heterotopias. Designamos, ao longo deste trabalho, por (tecno)cena os modos culturais artísticos por onde operam as políticas de produção de subjetividades e desejo, da criação de outros espaços, que remetem a potência do devir-animal, à preferência de como viver, à escolha dos critérios com os quais o social se inventa, ao real social. Em outros termos, ela diz respeito às escolhas de novos mundos, sociedades novas, novos jeitos de existir. A (tecno)cena é nessa direção o teatro contemporânea anfíbia, um modo político cultural criador de linhas de fuga/ fratura/ fissura (máquina de guerra menor) frente as máquinas de sobrecodificação na produção das subjetividades. Ela também se manifesta enquanto um modo de política cultural menor, concebida como toda e qualquer de prática artística, iniciativa de criação, organização e modos culturais de agenciamento que colocam em crise o modo de subjetivação dominante, arrastando junto com seu desmoronamento toda lógica normativa e prescritiva dos jeitos de ser e existir no mundo, os seus dispositivos e discursos culturais majoritários. Para tanto, sua perspectiva metodológica está ancorada a partir das postulações dos Estudos Culturais e a Teoria Queer aliada à idéia de Ecologia de Saberes (Epistemologia do Sul), a fim de traçar um processo de análises em vias de fissuras, estranhamento e desvios aos modelos metodológicos majoritários, fundamentados em contextos culturais e políticos definidos pelo mundo moderno cristão ocidental, o colonialismo e o capitalismo. Por isso, constituiu-se numa insurgência metodológica capaz de efetivar-se na analítica da produção do desejo na cena teatral contemporânea. Em seus aspectos operacionais, vale considerar que esta pesquisa foi desenvolvida no período de março de 2014 a junho de 2019, junto a Universidade Federal da Bahia/ UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos/ IHAC, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Linha de Pesquisa Cultura e Arte, sob o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/ FAPESB.Submitted by JOSUE LEITE (josueleite@gmail.com) on 2019-09-03T09:51:01Z No. of bitstreams: 1 Por Josue Leite - TESE (tecno)cena - A arte como política de subjetivação.pdf: 5105060 bytes, checksum: d7fef5a91e4acbaca6dfe9cce5305d89 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-09-03T17:16:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Por Josue Leite - TESE (tecno)cena - A arte como política de subjetivação.pdf: 5105060 bytes, checksum: d7fef5a91e4acbaca6dfe9cce5305d89 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-03T17:16:00Z (GMT). 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