Capoeira regional: a escola de Mestre Bimba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Helio José Bastos Carneiro de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11005
Resumo: O presente estudo teve como problema central a investigação da metodologia de ensino e da ação pedagógica de Mestre Bimba para ensinar a Capoeira Regional e quais os desdobramentos na formação educacional, cultural e filosófica na vida dos seus alunos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa participante e tem as características de um estudo histórico, descritivo, biográfico e antropológico. A população da amostra foi composta de 15 alunos de Mestre Bimba, com passagem marcante dentro do Centro de Cultura Física Regional (CCFR), que na atualidade atuam ou não como mestres ensinando a Capoeira Regional. O critério de inclusão do autor baseou-se no envolvimento e contribuição dos sujeitos no processo de expansão da Capoeira Regional, por terem sido indivíduos ativos na academia e fora dela e que tenham no mínimo vinte anos de vivência, prática e estudos contínuos na área da Capoeira. A outra amostragem foi composta de dezesseis mestres, contramestres e professores de capoeira contemporâneos. O critério de inclusão usado pelo autor foi: (1) não ter sido aluno de Mestre Bimba; (2) estar ministrando aulas de capoeira em escolas, universidades, academias ou grupos; (3) ter publicação na área; e (4) estar ativo e participando efetivamente dos movimentos capoeirísticos. Os principais resultados encontrados pelo autor foram: (1) existem informações controversas sobre o comportamento de Mestre Bimba; (2) Mestre Bimba foi entendido como um mito, um "rei negro", um divisor de águas e um exemplo a ser seguido; (3) que os alunos de Mestre Bimba participaram de alguma forma da construção da Capoeira Regional; (4) a convivência com Bimba e a Capoeira Regional contribuíram de maneira impar na formação educacional, cultural e de filosofia de vida dos seus alunos; e (5) o projeto pedagógico de Mestre Bimba foi construído no cotidiano do seu mister.
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O critério de inclusão do autor baseou-se no envolvimento e contribuição dos sujeitos no processo de expansão da Capoeira Regional, por terem sido indivíduos ativos na academia e fora dela e que tenham no mínimo vinte anos de vivência, prática e estudos contínuos na área da Capoeira. A outra amostragem foi composta de dezesseis mestres, contramestres e professores de capoeira contemporâneos. O critério de inclusão usado pelo autor foi: (1) não ter sido aluno de Mestre Bimba; (2) estar ministrando aulas de capoeira em escolas, universidades, academias ou grupos; (3) ter publicação na área; e (4) estar ativo e participando efetivamente dos movimentos capoeirísticos. 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