A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Carolina Bezerra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20072
Resumo: Esta tese tem como objetivo discutir a questão da deficiência na área de Artes Cênicas e o reconhecimento desse fenômeno no desenvolvimento de um novo campo estético sobre a temática da dança. O trabalho discute as experiências dos movimentos sociais e artísticas das pessoas com deficiência, tendo como referência os Estados Unidos da América e as contribuições deste país para a cena cultural e intelectual brasileira. O estudo se estruturou a partir do estágio de doutoramento nos Estados Unidos em que foi possível, a partir de uma perspectiva comparativa, investigar as realidades vividas por pessoas com deficiência e aprofundar a análise sobre o percurso artístico tomadas por diferentes gerações de artistas e pesquisadores naquele país. Por conseguinte, a tese apresenta uma análise comparativa da Dança e Deficiência no Brasil e os EUA e as suas relações no domínio da integração, a ação política e promoção da autonomia dos artistas com deficiência. Investiga como práticas sociais impostas a estes indivíduos demarcam posições e territórios gerados nas artes, especialmente na dança, bem como uma operação paralela dos movimentos artísticos em busca de legitimidade do corpo com deficiência na cena artística e na sociedade. Para analisar este contexto o trabalho norteia-se pelos Disability Studies (estudos da deficiência), na Teoria Crítica da Dança e nos Estudos da Performance Social. Compõe o escopo teórico as contribuições advindas dos discursos de artistas, pesquisadores e ativistas com deficiência do Brasil e dos EUA. A partir de entrevistas, análises de espetáculos e residências artísticas foi possível analisar a atuação política e profissional de todos os depoentes, considerando seus respectivos contextos culturais e políticos. Neste sentido, o trabalho busca elaborar uma crítica à formação de uma retórica sobre a deficiência no âmbito dos discursos de homogeneização desta experiência na dança. Busca-se defender o argumento de que estes movimentos sociais, políticos e artísticos configuram nestes corpos um fazer-cênico para além da justificação das habilidades, mas que organizam repertórios e ações cênicas em percurso estético. Palavras Chave: Estudos sobre Deficiência. Corpo-Política. Dança. Movimentos Sociais. Estética. 
id UFBA-2_9b6a7a06076e422f24a691e737e77a9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/20072
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Teixeira, Ana Carolina BezerraGrebler, Maria Albertina SilvaSant'ana CatarinaCooper, Jeniffer SarahSchaffner, Carmen PaternostroSilva, Eliana Rodrigues2016-08-18T13:47:32Z2016-08-18T13:47:32Z2016-08-182016-04-01CDD 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20072Esta tese tem como objetivo discutir a questão da deficiência na área de Artes Cênicas e o reconhecimento desse fenômeno no desenvolvimento de um novo campo estético sobre a temática da dança. O trabalho discute as experiências dos movimentos sociais e artísticas das pessoas com deficiência, tendo como referência os Estados Unidos da América e as contribuições deste país para a cena cultural e intelectual brasileira. O estudo se estruturou a partir do estágio de doutoramento nos Estados Unidos em que foi possível, a partir de uma perspectiva comparativa, investigar as realidades vividas por pessoas com deficiência e aprofundar a análise sobre o percurso artístico tomadas por diferentes gerações de artistas e pesquisadores naquele país. Por conseguinte, a tese apresenta uma análise comparativa da Dança e Deficiência no Brasil e os EUA e as suas relações no domínio da integração, a ação política e promoção da autonomia dos artistas com deficiência. Investiga como práticas sociais impostas a estes indivíduos demarcam posições e territórios gerados nas artes, especialmente na dança, bem como uma operação paralela dos movimentos artísticos em busca de legitimidade do corpo com deficiência na cena artística e na sociedade. Para analisar este contexto o trabalho norteia-se pelos Disability Studies (estudos da deficiência), na Teoria Crítica da Dança e nos Estudos da Performance Social. Compõe o escopo teórico as contribuições advindas dos discursos de artistas, pesquisadores e ativistas com deficiência do Brasil e dos EUA. A partir de entrevistas, análises de espetáculos e residências artísticas foi possível analisar a atuação política e profissional de todos os depoentes, considerando seus respectivos contextos culturais e políticos. Neste sentido, o trabalho busca elaborar uma crítica à formação de uma retórica sobre a deficiência no âmbito dos discursos de homogeneização desta experiência na dança. Busca-se defender o argumento de que estes movimentos sociais, políticos e artísticos configuram nestes corpos um fazer-cênico para além da justificação das habilidades, mas que organizam repertórios e ações cênicas em percurso estético. Palavras Chave: Estudos sobre Deficiência. Corpo-Política. Dança. Movimentos Sociais. Estética. This thesis aims to discuss the issue of disability in the field of Performing Arts and the recognition of this phenomenon in the development of a new aesthetic field on the dance subject. The work discusses the experiences of social and artistic movements of persons with disabilities having as a reference the United States of America and the contributions of this country to the Brazilian intellectual and cultural scene. From the US doctoral stage it was possible to investigate, in a comparative perspective, the realities experienced by people with disabilities and deepen the analysis about the artistic route taken by different generations of artists and researchers in that country. Therefore, the thesis presents a comparative analysis of the Dance and Disability in Brazil and the US and its relations in the field of integration, political action and promotion of the autonomy of artists with disability. It investigates how social practices imposed on these individuals staked out positions and territories breeded in the arts – especially in dance – as well as a parallel operation of artistic movements in search of legitimacy of the body with disabilities in the scene and in society. To analyze this context this work is guided by the Disability Studies, the Critical Theory of Dance and Social Performance Studies. The theoretical scope of this work is composed by the contributions from the discourses of artists, researchers and activists with disabilities in Brazil and the USA. From interviews, presentations reviews and artistic residencies it was possible to analyze the political and professional activities of all deponents, taking into consideration their cultural and political contexts. In this sense, this work seeks to develop a critique about the formation of a rhetoric on disability under the homogenizing discourse of this experience in dance. The aim is to defend the argument that these political, artitic and social movements configure a kind of a “scenic-know-how” on these (disabled) bodies beyond the justification of corporal skills and despite the fact that they (the disabled) are already capable of organizing repertoires and performing actions in a aesthetic route. Keywords: Disability Studies, Body -politics, Dance. Social Movements. Aesthetics.Submitted by Carolina Teixeira (carolinateixeira25@yahoo.com.br) on 2016-08-18T13:25:14Z No. of bitstreams: 1 2oficial.pdf: 4475265 bytes, checksum: 1c9b7286d5a2bb634106f9dc01bfa58c (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2016-08-18T13:47:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2oficial.pdf: 4475265 bytes, checksum: 1c9b7286d5a2bb634106f9dc01bfa58c (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-18T13:47:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2oficial.pdf: 4475265 bytes, checksum: 1c9b7286d5a2bb634106f9dc01bfa58c (MD5)CAPESDeficiência, Dança, Corpo, Movimentos Sociais, Estética.DEFICIÊNCIACORPO POLÍTICASARTES CÊNICASESTÉTICAA estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisESCOLA DE TEATRO DA UFBAPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Ana.pdfTese Ana.pdfapplication/pdf4911870https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20072/3/Tese%20Ana.pdfdbd0791c67312b9cd25ed20ef60e4c95MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20072/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese Ana.pdf.txtTese Ana.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20072/4/Tese%20Ana.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ri/200722022-07-01 10:46:55.854oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
title A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
spellingShingle A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
Teixeira, Ana Carolina Bezerra
Deficiência, Dança, Corpo, Movimentos Sociais, Estética.
DEFICIÊNCIA
CORPO POLÍTICAS
ARTES CÊNICAS
ESTÉTICA
title_short A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
title_full A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
title_fullStr A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
title_full_unstemmed A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
title_sort A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos
author Teixeira, Ana Carolina Bezerra
author_facet Teixeira, Ana Carolina Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ana Carolina Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sant'ana Catarina
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cooper, Jeniffer Sarah
Schaffner, Carmen Paternostro
Silva, Eliana Rodrigues
contributor_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
Sant'ana Catarina
Cooper, Jeniffer Sarah
Schaffner, Carmen Paternostro
Silva, Eliana Rodrigues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Deficiência, Dança, Corpo, Movimentos Sociais, Estética.
topic Deficiência, Dança, Corpo, Movimentos Sociais, Estética.
DEFICIÊNCIA
CORPO POLÍTICAS
ARTES CÊNICAS
ESTÉTICA
dc.subject.por.fl_str_mv DEFICIÊNCIA
CORPO POLÍTICAS
ARTES CÊNICAS
ESTÉTICA
description Esta tese tem como objetivo discutir a questão da deficiência na área de Artes Cênicas e o reconhecimento desse fenômeno no desenvolvimento de um novo campo estético sobre a temática da dança. O trabalho discute as experiências dos movimentos sociais e artísticas das pessoas com deficiência, tendo como referência os Estados Unidos da América e as contribuições deste país para a cena cultural e intelectual brasileira. O estudo se estruturou a partir do estágio de doutoramento nos Estados Unidos em que foi possível, a partir de uma perspectiva comparativa, investigar as realidades vividas por pessoas com deficiência e aprofundar a análise sobre o percurso artístico tomadas por diferentes gerações de artistas e pesquisadores naquele país. Por conseguinte, a tese apresenta uma análise comparativa da Dança e Deficiência no Brasil e os EUA e as suas relações no domínio da integração, a ação política e promoção da autonomia dos artistas com deficiência. Investiga como práticas sociais impostas a estes indivíduos demarcam posições e territórios gerados nas artes, especialmente na dança, bem como uma operação paralela dos movimentos artísticos em busca de legitimidade do corpo com deficiência na cena artística e na sociedade. Para analisar este contexto o trabalho norteia-se pelos Disability Studies (estudos da deficiência), na Teoria Crítica da Dança e nos Estudos da Performance Social. Compõe o escopo teórico as contribuições advindas dos discursos de artistas, pesquisadores e ativistas com deficiência do Brasil e dos EUA. A partir de entrevistas, análises de espetáculos e residências artísticas foi possível analisar a atuação política e profissional de todos os depoentes, considerando seus respectivos contextos culturais e políticos. Neste sentido, o trabalho busca elaborar uma crítica à formação de uma retórica sobre a deficiência no âmbito dos discursos de homogeneização desta experiência na dança. Busca-se defender o argumento de que estes movimentos sociais, políticos e artísticos configuram nestes corpos um fazer-cênico para além da justificação das habilidades, mas que organizam repertórios e ações cênicas em percurso estético. Palavras Chave: Estudos sobre Deficiência. Corpo-Política. Dança. Movimentos Sociais. Estética. 
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-18T13:47:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-18T13:47:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20072
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDD 793.3
identifier_str_mv CDD 793.3
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE TEATRO DA UFBA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE TEATRO DA UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20072/3/Tese%20Ana.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20072/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20072/4/Tese%20Ana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dbd0791c67312b9cd25ed20ef60e4c95
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057698195931136