A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emerson Almeida Silva e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel.
id UFBA-2_9cb126ecaf9c5ad95ea31c8682e68c8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27069
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Emerson Almeida Silva eSilva, Emerson Almeida Silva eMarfuz, Luiz César AlvesMarfuz, Luiz César AlvesSilva, Hebe Alves daVargens, Meran Muniz da CostaSchaffner, Carmem Paternostro2018-08-24T18:24:03Z2018-08-24T18:24:03Z2018-08-242015-08-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel.This thesis aims to analyze and present possibilities to facilitate body awareness actor for the performance of the scene, leaning on the concepts of anatomy and kinesiology. It starts from the assumption that the actor, to know its structure, stimulates your body perception and awareness of movements needed to create the role. In the Performing Arts field the research is based on the idea of providing the actor's training through body techniques that lead to increase the knowledge of himself to achieve readiness needed for staging and its axis is the work of physical actions referenced by Method of Physical Actions of Stanislavsky, Grotowski Laboratory Theatre and the Theatrical Anthropology Barba. Beyond references and theorists cross the search, characterized as a case study with a descriptive and qualitative approach, discusses and questions, through reports of actors and practical experiments carried out in rehearsal rooms, if the inclusion of content related to organic construct the human body in the context of preparation, from the point of view of anatomy and kinesiology, with the support of Pilates and Global Postural Reeducation (RPG), may provide the actor to access the body awareness in order to facilitate the composition process of physical actions over the development of a scenario.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-24T16:53:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf: 10306725 bytes, checksum: 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-24T18:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf: 10306725 bytes, checksum: 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-24T18:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf: 10306725 bytes, checksum: 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 (MD5)Atores - TreinamentoRepresentação teatralCorpo humano - MovimentoCorpo como suporte da arteMétodo (Representação teatral)Anatomia humanaCinesiologiaMovimento (Representação teatral)Movement (Acting)Actors - Training ofHuman body - MovimentPhysical ActionsHuman anatomyKinesiologyMethod (Acting)ActingBody artA consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdfDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdfapplication/pdf10306725https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf.txtDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain360069https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf.txt8dbaba2c2081d6fff5bf9f7af1b8dda4MD53ri/270692022-07-05 14:04:05.222oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
title A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
spellingShingle A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
Silva, Emerson Almeida Silva e
Atores - Treinamento
Representação teatral
Corpo humano - Movimento
Corpo como suporte da arte
Método (Representação teatral)
Anatomia humana
Cinesiologia
Movimento (Representação teatral)
Movement (Acting)
Actors - Training of
Human body - Moviment
Physical Actions
Human anatomy
Kinesiology
Method (Acting)
Acting
Body art
title_short A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
title_full A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
title_fullStr A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
title_full_unstemmed A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
title_sort A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
author Silva, Emerson Almeida Silva e
author_facet Silva, Emerson Almeida Silva e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emerson Almeida Silva e
Silva, Emerson Almeida Silva e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
Silva, Hebe Alves da
Vargens, Meran Muniz da Costa
Schaffner, Carmem Paternostro
contributor_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
Marfuz, Luiz César Alves
Silva, Hebe Alves da
Vargens, Meran Muniz da Costa
Schaffner, Carmem Paternostro
dc.subject.por.fl_str_mv Atores - Treinamento
Representação teatral
Corpo humano - Movimento
Corpo como suporte da arte
Método (Representação teatral)
Anatomia humana
Cinesiologia
Movimento (Representação teatral)
Movement (Acting)
Actors - Training of
Human body - Moviment
Physical Actions
Human anatomy
Kinesiology
Method (Acting)
Acting
Body art
topic Atores - Treinamento
Representação teatral
Corpo humano - Movimento
Corpo como suporte da arte
Método (Representação teatral)
Anatomia humana
Cinesiologia
Movimento (Representação teatral)
Movement (Acting)
Actors - Training of
Human body - Moviment
Physical Actions
Human anatomy
Kinesiology
Method (Acting)
Acting
Body art
description Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-24T18:24:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-24T18:24:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
8dbaba2c2081d6fff5bf9f7af1b8dda4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459571039043584