A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel. |
id |
UFBA-2_9cb126ecaf9c5ad95ea31c8682e68c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27069 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Emerson Almeida Silva eSilva, Emerson Almeida Silva eMarfuz, Luiz César AlvesMarfuz, Luiz César AlvesSilva, Hebe Alves daVargens, Meran Muniz da CostaSchaffner, Carmem Paternostro2018-08-24T18:24:03Z2018-08-24T18:24:03Z2018-08-242015-08-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel.This thesis aims to analyze and present possibilities to facilitate body awareness actor for the performance of the scene, leaning on the concepts of anatomy and kinesiology. It starts from the assumption that the actor, to know its structure, stimulates your body perception and awareness of movements needed to create the role. In the Performing Arts field the research is based on the idea of providing the actor's training through body techniques that lead to increase the knowledge of himself to achieve readiness needed for staging and its axis is the work of physical actions referenced by Method of Physical Actions of Stanislavsky, Grotowski Laboratory Theatre and the Theatrical Anthropology Barba. Beyond references and theorists cross the search, characterized as a case study with a descriptive and qualitative approach, discusses and questions, through reports of actors and practical experiments carried out in rehearsal rooms, if the inclusion of content related to organic construct the human body in the context of preparation, from the point of view of anatomy and kinesiology, with the support of Pilates and Global Postural Reeducation (RPG), may provide the actor to access the body awareness in order to facilitate the composition process of physical actions over the development of a scenario.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-24T16:53:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf: 10306725 bytes, checksum: 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-24T18:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf: 10306725 bytes, checksum: 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-24T18:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf: 10306725 bytes, checksum: 2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 (MD5)Atores - TreinamentoRepresentação teatralCorpo humano - MovimentoCorpo como suporte da arteMétodo (Representação teatral)Anatomia humanaCinesiologiaMovimento (Representação teatral)Movement (Acting)Actors - Training ofHuman body - MovimentPhysical ActionsHuman anatomyKinesiologyMethod (Acting)ActingBody artA consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdfDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdfapplication/pdf10306725https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf.txtDissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain360069https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf.txt8dbaba2c2081d6fff5bf9f7af1b8dda4MD53ri/270692022-07-05 14:04:05.222oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
title |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
spellingShingle |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator Silva, Emerson Almeida Silva e Atores - Treinamento Representação teatral Corpo humano - Movimento Corpo como suporte da arte Método (Representação teatral) Anatomia humana Cinesiologia Movimento (Representação teatral) Movement (Acting) Actors - Training of Human body - Moviment Physical Actions Human anatomy Kinesiology Method (Acting) Acting Body art |
title_short |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
title_full |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
title_fullStr |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
title_full_unstemmed |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
title_sort |
A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator |
author |
Silva, Emerson Almeida Silva e |
author_facet |
Silva, Emerson Almeida Silva e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emerson Almeida Silva e Silva, Emerson Almeida Silva e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves Silva, Hebe Alves da Vargens, Meran Muniz da Costa Schaffner, Carmem Paternostro |
contributor_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves Marfuz, Luiz César Alves Silva, Hebe Alves da Vargens, Meran Muniz da Costa Schaffner, Carmem Paternostro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atores - Treinamento Representação teatral Corpo humano - Movimento Corpo como suporte da arte Método (Representação teatral) Anatomia humana Cinesiologia Movimento (Representação teatral) Movement (Acting) Actors - Training of Human body - Moviment Physical Actions Human anatomy Kinesiology Method (Acting) Acting Body art |
topic |
Atores - Treinamento Representação teatral Corpo humano - Movimento Corpo como suporte da arte Método (Representação teatral) Anatomia humana Cinesiologia Movimento (Representação teatral) Movement (Acting) Actors - Training of Human body - Moviment Physical Actions Human anatomy Kinesiology Method (Acting) Acting Body art |
description |
Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-24T18:24:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-24T18:24:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27069/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Emerson%20Almeida%20PPGAC%202015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f3f53af78606022beae5445c26d2ae7 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 8dbaba2c2081d6fff5bf9f7af1b8dda4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459571039043584 |