A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17689 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender a ideia de dança veiculada pelos programas de auditório dos canais da televisão aberta brasileiros. Para tanto, observaremos, mais especificamente, como a dança se configura atualmente nos programas de auditório para demonstrar a hipótese de que tal configuração promove uma ideia de dança como entretenimento, amplamente replicada por este veículo de comunicação. É proposta uma revisão de literatura acerca dos aspectos históricos da construção da ideia de dança como entretenimento no teatro de revista e da apropriação desta informação cultural pela televisão, observando como tal ideia migrou do ambiente revista para o ambiente televisivo. Considerando a ideia dança entretenimento presente nos programas de auditório da atualidade, a dança nos programas de auditório será analisada enquanto informação cultural sob a perspectiva da teoria do meme desenvolvida pelo pesquisador Richard Dawkins, que nos permite compreender como a ideia de dança como entretenimento vem se replicando ao longo dos anos. Como corpus desta investigação, foram selecionados os programas de auditório dominicais Programa Sílvio Santos e Domingão do Faustão. A metodologia adotada propõe descrever e analisar as imagens da dança nos referidos programas, expondo os aspectos preponderantes da configuração da dança nesses programas, com o objetivo de demonstrar que a configuração dessa atividade nos atuais programas de auditório promove uma ideia de dança estabilizada ao longo do tempo, gerando no público, portanto, uma única ideia do que caracteriza a dança. |
id |
UFBA-2_9ce92be95e3ecf6dc96cb8f8d7ebf5d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/17689 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Teodoro, Thalita de Cassia ReisTeodoro, Thalita de Cassia ReisBritto, Fabiana DultraBritto, Fabiana DultraCaldeira, SolangeMachado, Adriana Bittencourt2015-05-14T14:29:03Z2015-05-14T14:29:03Z2015-05-142009http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17689Esta dissertação tem como objetivo compreender a ideia de dança veiculada pelos programas de auditório dos canais da televisão aberta brasileiros. Para tanto, observaremos, mais especificamente, como a dança se configura atualmente nos programas de auditório para demonstrar a hipótese de que tal configuração promove uma ideia de dança como entretenimento, amplamente replicada por este veículo de comunicação. É proposta uma revisão de literatura acerca dos aspectos históricos da construção da ideia de dança como entretenimento no teatro de revista e da apropriação desta informação cultural pela televisão, observando como tal ideia migrou do ambiente revista para o ambiente televisivo. Considerando a ideia dança entretenimento presente nos programas de auditório da atualidade, a dança nos programas de auditório será analisada enquanto informação cultural sob a perspectiva da teoria do meme desenvolvida pelo pesquisador Richard Dawkins, que nos permite compreender como a ideia de dança como entretenimento vem se replicando ao longo dos anos. Como corpus desta investigação, foram selecionados os programas de auditório dominicais Programa Sílvio Santos e Domingão do Faustão. A metodologia adotada propõe descrever e analisar as imagens da dança nos referidos programas, expondo os aspectos preponderantes da configuração da dança nesses programas, com o objetivo de demonstrar que a configuração dessa atividade nos atuais programas de auditório promove uma ideia de dança estabilizada ao longo do tempo, gerando no público, portanto, uma única ideia do que caracteriza a dança.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2015-05-13T15:50:04Z No. of bitstreams: 1 THALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf: 523110 bytes, checksum: 3ade1e9dd0fd064b5a80bcbb4ae11005 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-05-14T14:29:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 THALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf: 523110 bytes, checksum: 3ade1e9dd0fd064b5a80bcbb4ae11005 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-14T14:29:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf: 523110 bytes, checksum: 3ade1e9dd0fd064b5a80bcbb4ae11005 (MD5)DançaTelevisãoPrograma de auditórioMemeEntretenimentoA ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPPGDANCAUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTHALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdfTHALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdfapplication/pdf523110https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17689/1/THALITA%20TEODORO%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20-%20Final.pdf3ade1e9dd0fd064b5a80bcbb4ae11005MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17689/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTHALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf.txtTHALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf.txtExtracted texttext/plain222135https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17689/3/THALITA%20TEODORO%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20-%20Final.pdf.txt6a3b2b61cdd9fd1bfdd27a113c5357feMD53ri/176892022-06-29 14:37:33.216oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:37:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
title |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
spellingShingle |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração Teodoro, Thalita de Cassia Reis Dança Televisão Programa de auditório Meme Entretenimento |
title_short |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
title_full |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
title_fullStr |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
title_full_unstemmed |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
title_sort |
A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração |
author |
Teodoro, Thalita de Cassia Reis |
author_facet |
Teodoro, Thalita de Cassia Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Thalita de Cassia Reis Teodoro, Thalita de Cassia Reis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Britto, Fabiana Dultra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Britto, Fabiana Dultra Caldeira, Solange Machado, Adriana Bittencourt |
contributor_str_mv |
Britto, Fabiana Dultra Britto, Fabiana Dultra Caldeira, Solange Machado, Adriana Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Televisão Programa de auditório Meme Entretenimento |
topic |
Dança Televisão Programa de auditório Meme Entretenimento |
description |
Esta dissertação tem como objetivo compreender a ideia de dança veiculada pelos programas de auditório dos canais da televisão aberta brasileiros. Para tanto, observaremos, mais especificamente, como a dança se configura atualmente nos programas de auditório para demonstrar a hipótese de que tal configuração promove uma ideia de dança como entretenimento, amplamente replicada por este veículo de comunicação. É proposta uma revisão de literatura acerca dos aspectos históricos da construção da ideia de dança como entretenimento no teatro de revista e da apropriação desta informação cultural pela televisão, observando como tal ideia migrou do ambiente revista para o ambiente televisivo. Considerando a ideia dança entretenimento presente nos programas de auditório da atualidade, a dança nos programas de auditório será analisada enquanto informação cultural sob a perspectiva da teoria do meme desenvolvida pelo pesquisador Richard Dawkins, que nos permite compreender como a ideia de dança como entretenimento vem se replicando ao longo dos anos. Como corpus desta investigação, foram selecionados os programas de auditório dominicais Programa Sílvio Santos e Domingão do Faustão. A metodologia adotada propõe descrever e analisar as imagens da dança nos referidos programas, expondo os aspectos preponderantes da configuração da dança nesses programas, com o objetivo de demonstrar que a configuração dessa atividade nos atuais programas de auditório promove uma ideia de dança estabilizada ao longo do tempo, gerando no público, portanto, uma única ideia do que caracteriza a dança. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-14T14:29:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-14T14:29:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17689 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPGDANCA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17689/1/THALITA%20TEODORO%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20-%20Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17689/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17689/3/THALITA%20TEODORO%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20-%20Final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ade1e9dd0fd064b5a80bcbb4ae11005 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 6a3b2b61cdd9fd1bfdd27a113c5357fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459498769088512 |