Interação mediada por sites de redes sociais e jornalismo de revista: um mapeamento preliminar de usos e apropriações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Samuel Anderson Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31010
Resumo: A Web 2.0 ampliou consideravelmente as possibilidades de interação no fazer e no consumo de jornalismo, especialmente, com os sites de redes sociais (SRS‟s). No campo do jornalismo, estes sites começam a ser incorporados pelas organizações em suas rotinas. Com isso, esta monografia tem como objetivo fazer um mapeamento do uso de SRS‟s por 15 revistas comerciais brasileiras: Veja, Istoé, Época, Bravo, Cult, Trip, VIP, TPM, Boa Forma, Capricho, Atrevida, Galileu, Nova Escola, Placar e Quatro Rodas. O trabalho consiste numa cartografia provisória, dada a relativa novidade do fenômeno e a rarefeita literatura sobre a interface revistas e sites de redes sociais. Os SRS‟s analisados foram Orkut, Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e MySpace. Após mapeamento dos SRS‟s usados pelas revistas, esta monografia trata das possibilidades de uso destes como fonte e lugar de produção de conteúdos; do uso destes sites como plataforma para distribuir conteúdos e como lugar de consumo; e o uso como estratégia para fidelização de leitores, mas ao mesmo tempo como abertura à participação. Por fim, chega-se a conclusão que as revistas são feitas para atender às demandas de públicos que, em geral, compartilham gostos e interesses e, com isso, são especialmente ricas em relações comunitárias, que antecedem mesmo o surgimento da internet. Contudo, a Web e, mais recentemente, os SRS‟s tornaram as comunidades de leitores mais dinâmicas e visíveis.
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Após mapeamento dos SRS‟s usados pelas revistas, esta monografia trata das possibilidades de uso destes como fonte e lugar de produção de conteúdos; do uso destes sites como plataforma para distribuir conteúdos e como lugar de consumo; e o uso como estratégia para fidelização de leitores, mas ao mesmo tempo como abertura à participação. Por fim, chega-se a conclusão que as revistas são feitas para atender às demandas de públicos que, em geral, compartilham gostos e interesses e, com isso, são especialmente ricas em relações comunitárias, que antecedem mesmo o surgimento da internet. 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