Pedro Juan Gutiérrez: riso, ritmo e resistência nas esquinas da trilogía Sucia De La Habana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adilson Santos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27251
Resumo: O presente trabalho discute as evocações do riso e do ritmo cubano do bolero como estratégias de sobrevivência utilizadas pelos atores sociais da Trilogía sucia de La Habana (1998), do cubano Pedro Juan Gutiérrez, para resistir ao posicionamento autoritário sustentado pelo governo cubano ao largo dos trinta anos que separam o ambiente no qual se processa a obra da vitória dos insurgentes da Revolução Cubana. Nossa investigação é iniciada por meio da explanação dos fatos que conduziram Gutiérrez da profissão de jornalista para a de escritor, evidenciando seus conflitos com o Governo Revolucionário e, sobretudo, a censura às suas obras na ilha caribenha. Ainda no primeiro capítulo, damos abertura às discussões sobre a temática do riso, desenvolvendo um recorrido teórico a respeito do tema e findando com o conceito gutiérriano de filosofia de la risa. No segundo capítulo, direcionamos os nossos olhares para a temática do ritmo, sendo o bolero apresentado como o representante da expressão popular cubana. Nessa vereda, estabelecemos um paralelo entre os conceitos de ritmo e sabor, com a objetivação de discutir o paradigma político e social cubano nos contextos pré e pós-Revolução Cubana. No capítulo derradeiro, trazemos como proposta averiguar o quadro alternativo pintado por Gutiérrez concernente aos primeiros trinta anos do governo Fidel Castro. Para tanto, buscamos destacar o teor de incongruência, sinalizado pelo romancista, entre o discurso oficial do governo cubano e as agruras vividas pelos atores sociais da narrativa. Logo, concluímos nossas investigações por meio por meio da problematização das marcas do tempo impressas ao largo das três décadas do isolamento comercial e político imposto a Cuba pelos EUA. Nesse direcionamento, buscamos evidenciar o atraso econômico, a falta de recursos alimentícios e a precariedade dos aparatos tecnológicos que aprisionam os personagens gutiérrianos em um cenário correspondente às ruínas da década de 1960.
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Ainda no primeiro capítulo, damos abertura às discussões sobre a temática do riso, desenvolvendo um recorrido teórico a respeito do tema e findando com o conceito gutiérriano de filosofia de la risa. No segundo capítulo, direcionamos os nossos olhares para a temática do ritmo, sendo o bolero apresentado como o representante da expressão popular cubana. Nessa vereda, estabelecemos um paralelo entre os conceitos de ritmo e sabor, com a objetivação de discutir o paradigma político e social cubano nos contextos pré e pós-Revolução Cubana. No capítulo derradeiro, trazemos como proposta averiguar o quadro alternativo pintado por Gutiérrez concernente aos primeiros trinta anos do governo Fidel Castro. Para tanto, buscamos destacar o teor de incongruência, sinalizado pelo romancista, entre o discurso oficial do governo cubano e as agruras vividas pelos atores sociais da narrativa. Logo, concluímos nossas investigações por meio por meio da problematização das marcas do tempo impressas ao largo das três décadas do isolamento comercial e político imposto a Cuba pelos EUA. Nesse direcionamento, buscamos evidenciar o atraso econômico, a falta de recursos alimentícios e a precariedade dos aparatos tecnológicos que aprisionam os personagens gutiérrianos em um cenário correspondente às ruínas da década de 1960.Este documento analiza las evocaciones de la risa y del ritmo de bolero cubano como estrategias de supervivencia utilizadas por los actores sociales de la Trilogía sucia de La Habana (1998), del cubano Pedro Juan Gutiérrez, para resistir a la posición autoritaria sostenida por el gobierno cubano a lo largo de los treinta años que separan el entorno en el cual el obra se procesa de la victoria de los insurgentes de la Revolución cubana. Nuestra investigación se inicia a través de la explicación de los hechos que llevaron Gutiérrez del periodismo para la literatura, mostrando sus conflictos con el Gobierno Revolucionario y, sobre todo, la censura de sus obras en la isla del Caribe. En el primer capítulo, abrimos las discusiones sobre el tema de la risa, desarrollando una búsqueda teórica sobre el tema que termina con el concepto gutiérriano de filosofía de la risa. En el segundo capítulo, dirigimos nuestros ojos con el tema del ritmo, presentando el bolero como el representante de la expresión popular cubana. En este camino, hemos establecido un paralelismo entre los conceptos de ritmo y sabor, con la objetivación de discutir el paradigma político y social cubano en contextos pre y post-Revolución Cubana. En el último capítulo, traemos como propuesta desarrollar un análisis del cuadro alternativo pintado por Gutiérrez en relación con los primeros treinta años del gobierno de Castro. Por lo tanto, buscamos resaltar la incongruencia, señalada por el novelista entre el discurso oficial del gobierno cubano y las dificultades experimentadas por los actores sociales de la narrativa. Concluimos, pues, a través de nuestras investigaciones a través de la lectura de las marcas de tiempo impresos a lo largo de las tres décadas de aislamiento político y comercial impuesto a Cuba por los EE.UU. En este sentido, se busca resaltar el atraso económico, la falta de recursos alimenticios y la precariedad de los dispositivos tecnológicos que aprisionan los personajes gutiérrianos en un escenario correspondiente a las ruinas de la década de 1960.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-08-20T20:09:43Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-COMPLETA-1-7.pdf: 320449 bytes, checksum: 1c3a535ba497402c3352712b6bef891b (MD5)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: Favor enviar o arquivo completo on 2018-08-21T15:00:03Z (GMT)Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-08-21T17:29:37Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-COMPLETA-1-7.pdf: 320449 bytes, checksum: 1c3a535ba497402c3352712b6bef891b (MD5)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: on 2018-08-22T17:52:30Z (GMT)Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-09-05T18:08:51Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-COMPLETA.pdf: 993685 bytes, checksum: 6b73bb14ebb31c5029ae86e1a2544358 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-06T19:28:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-COMPLETA.pdf: 993685 bytes, checksum: 6b73bb14ebb31c5029ae86e1a2544358 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-06T19:28:07Z (GMT). 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