A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33824 |
Resumo: | Esta dissertação se inscreve no campo das artes cênicas, debruçando-se sobre o trabalho do ator por meio da análise de Partituras de Ações, aqui consideradascomo dispositivo de criação e composição. A pesquisa descreve e analisa um processo no qual a pesquisadora está inserida como atriz, portanto, não se faz de maneira distanciada e impessoal, embora mantenha o rigor acadêmico necessário à sua realização. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tomando o espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante sob direção de Hebe Alves, obra que tem como um de seus pilares o desempenhocênico das atrizes por intermédio desse dispositivo. Duas unidades de análise foram utilizadas visando demonstrar como o dispositivo Partituraage no desempenho das atrizes no espetáculo: a Corporalidade posta em evidência no espetáculo e o Estado de Jogo que se estabelece entre as atrizes em cena. Além disso, foram analisados registros em fotografia e vídeo do espetáculo, bem como depoimentos concedidos pelo elenco de Dorotéia. Entrecruzando esse material com aspectos conceituais da pesquisa, pretendeu-se chegar a respostas para as perguntasComo o jogo e a corporalidade servem à estruturação da partitura entendida como um dispositivo? e De que maneira esses dois elementos são articulados na composição de desempenho das atrizes?. O objetivo da pesquisa foi analisar o espetáculo sob a lente do dispositivo – com suas linhas de força e curvas de visibilidade, tal como apresentado por Michel Foucault e desenvolvido por Gilles Deleuze. Este esforço se justifica na medida em que uma compreensão não-cartesiana, rizomática e que, portanto, evita a rigidez de conceitos preestabelecidos é importante ferramenta para compreender a práxis do artista, no caso, o artista cênico. Desse modo, torna-se possível abrir novas leituras que incluam os aspectos de risco, improvisação, tensão, prazer, interatividade, imaginação e subjetividade, sem cair em formulações baseadas apenas no senso comum ou amparadas numa concepção de partitura entendida como puramente instrumental. Dentre os resultados alcançados destacam-se a compreensão da corporalidade e do estado de jogo como curvas de visibilidade e linhas de força do dispositivo, responsáveis por possibilitar a ação dos processos de sobredeterminação funcional e preenchimento estratégico que ocorrem na partitura; e o entendimento de que, por meio da ótica do dispositivo, a partitura pode ser discutida de maneira mais rigorosa e sistematizada em estudos sobreo desempenho do artista cênico. |
id |
UFBA-2_9f277e1ac5df8ba5938c9f49b3fa8a76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33824 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Marques, LílithSilva, HebeCoutinho, DeniseDomenici, HeloisaQueiroz, Fernando2021-08-02T12:52:18Z2021-08-02T12:52:18Z2021-08-022013-03-13http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33824Esta dissertação se inscreve no campo das artes cênicas, debruçando-se sobre o trabalho do ator por meio da análise de Partituras de Ações, aqui consideradascomo dispositivo de criação e composição. A pesquisa descreve e analisa um processo no qual a pesquisadora está inserida como atriz, portanto, não se faz de maneira distanciada e impessoal, embora mantenha o rigor acadêmico necessário à sua realização. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tomando o espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante sob direção de Hebe Alves, obra que tem como um de seus pilares o desempenhocênico das atrizes por intermédio desse dispositivo. Duas unidades de análise foram utilizadas visando demonstrar como o dispositivo Partituraage no desempenho das atrizes no espetáculo: a Corporalidade posta em evidência no espetáculo e o Estado de Jogo que se estabelece entre as atrizes em cena. Além disso, foram analisados registros em fotografia e vídeo do espetáculo, bem como depoimentos concedidos pelo elenco de Dorotéia. Entrecruzando esse material com aspectos conceituais da pesquisa, pretendeu-se chegar a respostas para as perguntasComo o jogo e a corporalidade servem à estruturação da partitura entendida como um dispositivo? e De que maneira esses dois elementos são articulados na composição de desempenho das atrizes?. O objetivo da pesquisa foi analisar o espetáculo sob a lente do dispositivo – com suas linhas de força e curvas de visibilidade, tal como apresentado por Michel Foucault e desenvolvido por Gilles Deleuze. Este esforço se justifica na medida em que uma compreensão não-cartesiana, rizomática e que, portanto, evita a rigidez de conceitos preestabelecidos é importante ferramenta para compreender a práxis do artista, no caso, o artista cênico. Desse modo, torna-se possível abrir novas leituras que incluam os aspectos de risco, improvisação, tensão, prazer, interatividade, imaginação e subjetividade, sem cair em formulações baseadas apenas no senso comum ou amparadas numa concepção de partitura entendida como puramente instrumental. Dentre os resultados alcançados destacam-se a compreensão da corporalidade e do estado de jogo como curvas de visibilidade e linhas de força do dispositivo, responsáveis por possibilitar a ação dos processos de sobredeterminação funcional e preenchimento estratégico que ocorrem na partitura; e o entendimento de que, por meio da ótica do dispositivo, a partitura pode ser discutida de maneira mais rigorosa e sistematizada em estudos sobreo desempenho do artista cênico.This work falls within the field of performing arts, leaning over the actor's work by analyzing Action Scores, considered here as a device for creation and composition. The research describes and analyzes a process in which the researcher is insertedas an actress. Therefore, it is not a distanced and unbiased one, but still maintains the necessary academic rigour for their production. To this end, we conducted a case study, using the play Dorotéia, by the Panacéia Delirante group, under the direction of Hebe Alves, a work that has, as one of its pillars, the scenic performance of the actresses through this device. Two analysis units were used in order to demonstrate how the Score device works regarding the performance of the actresses in the show: the Corporality evidenced in the show, and the Game State established between the actresses on scene. In addition, we analyzed the play’s photo and video recordings, as well as testimonies given by the cast of Dorotéia. By combining this material with the research’s conceptual aspects, we intended to answer the questions: How do the game and corporality serve to structure the Score as a device? and How are these two elements articulated in the composition of the actresses’ performance?. The objective of the research was to analyze the performance under the scope of the device – with its lines of powerand curves of visibility, as presented by Michel Foucault and developed by Gilles Deleuze. This effort is so far justified as a non-Cartesian, rhizomatic understanding – that therefore escapes the rigidity of pre-established concepts. Such is an important tool for understanding the artist's (in this case, the scenic artist’s) praxis. Thus, it becomes possible to open new interpretations to include the aspects of risk, improvisation, tension, pleasure, interactivity, imagination and subjectivity without falling into formulations solely based on common sense or supported by a concept of an Action Score understood as purely instrumental. Among the achieved results, the understanding of corporality and the game state as visibility curves and power lines of the device stand out. They are responsible for possibilitating the action of the processes of functional over- determination and strategic filling that occur in the Action Score. Another conclusion that can be taken from this case study is the understanding that, through the optical device, the Action Score can be discussed in a more rigorous and systematized method regarding the scenic artist’s performance.Submitted by Lílith Marques (lilith.volt@gmail.com) on 2021-07-28T19:32:59Z No. of bitstreams: 1 A partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdf: 1416421 bytes, checksum: 18f8d3deb5b896f8dfccdab94142c838 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-08-02T12:52:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdf: 1416421 bytes, checksum: 18f8d3deb5b896f8dfccdab94142c838 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-02T12:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdf: 1416421 bytes, checksum: 18f8d3deb5b896f8dfccdab94142c838 (MD5)CapesArtes CênicasArtes cênicasTrabalho de atorPartitura de ações como dispositivoCorporalidadeEstado de JogoA partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Deliranteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós Graduação em Artes CênicasPPGACBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALA partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdfA partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdfapplication/pdf1416421https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33824/1/A%20partitura%20como%20dispositivo_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final_Lilith.pdf18f8d3deb5b896f8dfccdab94142c838MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33824/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTA partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdf.txtA partitura como dispositivo_Dissertação final_Lilith.pdf.txtExtracted texttext/plain322765https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33824/3/A%20partitura%20como%20dispositivo_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final_Lilith.pdf.txt1a5d0f4df5a5c1dd6dfd1ad58d4bc011MD53ri/338242022-03-16 22:04:29.55oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:04:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
title |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
spellingShingle |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante Marques, Lílith Artes Cênicas Artes cênicas Trabalho de ator Partitura de ações como dispositivo Corporalidade Estado de Jogo |
title_short |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
title_full |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
title_fullStr |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
title_full_unstemmed |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
title_sort |
A partiura de ações como dispositivo: corpos em jogo no espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante |
author |
Marques, Lílith |
author_facet |
Marques, Lílith |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Lílith |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Hebe |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Coutinho, Denise |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Domenici, Heloisa Queiroz, Fernando |
contributor_str_mv |
Silva, Hebe Coutinho, Denise Domenici, Heloisa Queiroz, Fernando |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Cênicas |
topic |
Artes Cênicas Artes cênicas Trabalho de ator Partitura de ações como dispositivo Corporalidade Estado de Jogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes cênicas Trabalho de ator Partitura de ações como dispositivo Corporalidade Estado de Jogo |
description |
Esta dissertação se inscreve no campo das artes cênicas, debruçando-se sobre o trabalho do ator por meio da análise de Partituras de Ações, aqui consideradascomo dispositivo de criação e composição. A pesquisa descreve e analisa um processo no qual a pesquisadora está inserida como atriz, portanto, não se faz de maneira distanciada e impessoal, embora mantenha o rigor acadêmico necessário à sua realização. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tomando o espetáculo Dorotéia do grupo Panacéia Delirante sob direção de Hebe Alves, obra que tem como um de seus pilares o desempenhocênico das atrizes por intermédio desse dispositivo. Duas unidades de análise foram utilizadas visando demonstrar como o dispositivo Partituraage no desempenho das atrizes no espetáculo: a Corporalidade posta em evidência no espetáculo e o Estado de Jogo que se estabelece entre as atrizes em cena. Além disso, foram analisados registros em fotografia e vídeo do espetáculo, bem como depoimentos concedidos pelo elenco de Dorotéia. Entrecruzando esse material com aspectos conceituais da pesquisa, pretendeu-se chegar a respostas para as perguntasComo o jogo e a corporalidade servem à estruturação da partitura entendida como um dispositivo? e De que maneira esses dois elementos são articulados na composição de desempenho das atrizes?. O objetivo da pesquisa foi analisar o espetáculo sob a lente do dispositivo – com suas linhas de força e curvas de visibilidade, tal como apresentado por Michel Foucault e desenvolvido por Gilles Deleuze. Este esforço se justifica na medida em que uma compreensão não-cartesiana, rizomática e que, portanto, evita a rigidez de conceitos preestabelecidos é importante ferramenta para compreender a práxis do artista, no caso, o artista cênico. Desse modo, torna-se possível abrir novas leituras que incluam os aspectos de risco, improvisação, tensão, prazer, interatividade, imaginação e subjetividade, sem cair em formulações baseadas apenas no senso comum ou amparadas numa concepção de partitura entendida como puramente instrumental. Dentre os resultados alcançados destacam-se a compreensão da corporalidade e do estado de jogo como curvas de visibilidade e linhas de força do dispositivo, responsáveis por possibilitar a ação dos processos de sobredeterminação funcional e preenchimento estratégico que ocorrem na partitura; e o entendimento de que, por meio da ótica do dispositivo, a partitura pode ser discutida de maneira mais rigorosa e sistematizada em estudos sobreo desempenho do artista cênico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-02T12:52:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-02T12:52:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33824 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGAC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33824/1/A%20partitura%20como%20dispositivo_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final_Lilith.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33824/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33824/3/A%20partitura%20como%20dispositivo_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final_Lilith.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18f8d3deb5b896f8dfccdab94142c838 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 1a5d0f4df5a5c1dd6dfd1ad58d4bc011 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459360300433408 |