Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Maria Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37147
Resumo: Esta pesquisa é sobre o uso das mídias sociais pelo setor público, especificamente em uma empresa pública. Portanto, fez-se um estudo sobre o uso de mídias sociais na Embrapa, no sentido de averiguar se a empresa, consegue, de fato, estabelecer um diálogo com seu público e a partir desta comunicação reestruturar e redirecionar suas ações para melhor atender às expectativas do público beneficiário. Ou seja, esta pesquisa teve como objetivo identificar a estratégias de uso e analisar as contribuições que o monitoramento do perfil da Embrapa nas mídias sociais tem trazido para a escolha de atividades e ações desenvolvidas pela Embrapa. Sendo assim, cabe salientar que a própria utilização e apropriação das mídias sociais tanto pelos governantes, quanto pela sociedade, constitui-se em um fenômeno novo. É muito comum encontrar informações e estudos sobre mídias sociais no Setor Privado. No entanto, o uso das mídias sociais no Setor Público, especificamente em uma empresa pública do setor agropecuário, acontece em menor escala. Dessa forma, esse estudo tem potencial para contribuir na compreensão desses processos, criando-se, assim, possibilidades de pesquisa e subsídios para a prática da gestão nesta empresa. A abordagem foi qualitativa com natureza descritiva e, através de um estudo caso com observação direta das mídias sociais nos perfis da Embrapa e nos documentos institucionais, buscou-se caracterizar o uso das mídias sociais. Fazendo uso de um modelo de análise pôde- se identificar a estratégia de uso das mídias sociais na empresa. Os resultados evidenciaram a existência de uma estrutura administrativa e de regulamento normativo e legal referente ao uso das mídias sociais na Embrapa; os atores e os processos envolvidos com esse uso das mídias sociais. Foi constatado que a Embrapa utiliza a estratégia de utilização Push. Esse estudo apresentou contribuições, demostrando o potencial que as mídias sociais possuem para aproximar o setor público e a sociedade, assim como possibilita a transparência permitindo a população tomar conhecimentos das ações dos órgãos públicos.
id UFBA-2_a1007291702cc41aa1eee77c19068bd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37147
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-06-05T13:46:31Z2023-06-05T13:46:31Z2022-11-25https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37147Esta pesquisa é sobre o uso das mídias sociais pelo setor público, especificamente em uma empresa pública. Portanto, fez-se um estudo sobre o uso de mídias sociais na Embrapa, no sentido de averiguar se a empresa, consegue, de fato, estabelecer um diálogo com seu público e a partir desta comunicação reestruturar e redirecionar suas ações para melhor atender às expectativas do público beneficiário. Ou seja, esta pesquisa teve como objetivo identificar a estratégias de uso e analisar as contribuições que o monitoramento do perfil da Embrapa nas mídias sociais tem trazido para a escolha de atividades e ações desenvolvidas pela Embrapa. Sendo assim, cabe salientar que a própria utilização e apropriação das mídias sociais tanto pelos governantes, quanto pela sociedade, constitui-se em um fenômeno novo. É muito comum encontrar informações e estudos sobre mídias sociais no Setor Privado. No entanto, o uso das mídias sociais no Setor Público, especificamente em uma empresa pública do setor agropecuário, acontece em menor escala. Dessa forma, esse estudo tem potencial para contribuir na compreensão desses processos, criando-se, assim, possibilidades de pesquisa e subsídios para a prática da gestão nesta empresa. A abordagem foi qualitativa com natureza descritiva e, através de um estudo caso com observação direta das mídias sociais nos perfis da Embrapa e nos documentos institucionais, buscou-se caracterizar o uso das mídias sociais. Fazendo uso de um modelo de análise pôde- se identificar a estratégia de uso das mídias sociais na empresa. Os resultados evidenciaram a existência de uma estrutura administrativa e de regulamento normativo e legal referente ao uso das mídias sociais na Embrapa; os atores e os processos envolvidos com esse uso das mídias sociais. Foi constatado que a Embrapa utiliza a estratégia de utilização Push. Esse estudo apresentou contribuições, demostrando o potencial que as mídias sociais possuem para aproximar o setor público e a sociedade, assim como possibilita a transparência permitindo a população tomar conhecimentos das ações dos órgãos públicos.This research is about the use of social media by the public sector, specifically in a public company. Therefore, a study was carried out on the use of social media at Embrapa, in order to verify if the company can, in fact, establish a dialogue with its public and, from this communication, restructure and redirect its actions to better meet expectations. of the beneficiary public. In other words, this research aimed to identify the use strategies and analyze the contributions that the monitoring of Embrapa's profile on social media has brought to the choice of activities and actions developed by Embrapa. Therefore, it should be noted that the very use and appropriation of social media by both governments and society is a new phenomenon. It is very common to find information and studies on social media in the Private Sector. However, the use of social media in the Public Sector, specifically in a public company in the agricultural sector, happens on a smaller scale. Thus, this study has the potential to contribute to the understanding of these processes, thus creating research possibilities and subsidies for the practice of management. The approach was qualitative with a descriptive nature and, through a case study with direct observation of social media in Embrapa profiles and institutional documents, we sought to characterize the use of social media. Using an analysis model, it was possible to identify the strategy for using social media in the company. The results showed the existence of an administrative structure and normative and legal regulation regarding the use of social media at Embrapa; the actors and processes involved with this use of social media. It was found that Embrapa uses the Push strategy. This study presented contributions, demonstrating the potential that social media have to bring the public sector and society together, as well as enabling transparency, allowing the population to become aware of the actions of public bodies.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2023-05-29T19:20:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ana Maria Moreira Pires.pdf: 3145864 bytes, checksum: 3ca619c2e4e7945d4122b0dcf0e372f0 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-06-05T13:46:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ana Maria Moreira Pires.pdf: 3145864 bytes, checksum: 3ca619c2e4e7945d4122b0dcf0e372f0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-05T13:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana Maria Moreira Pires.pdf: 3145864 bytes, checksum: 3ca619c2e4e7945d4122b0dcf0e372f0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-11-25porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesssocial mediaStrategy for the useEngagement metricsPublic sectorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMídias sociaisEstratégias de usoMétricas de engajamentoSetor públicoEstratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeixeira, Luiza Reishttp://lattes.cnpq.br/8790787806979519Teixeira, Luiza Reishttp://lattes.cnpq.br/8790787806979519Vera, Luciana Alves RodasFerreira, Fábio AlmeidaAguiar, Vicentehttp://lattes.cnpq.br/9019649883449554Pires, Ana Maria Moreirareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAna Maria Moreira Pires.pdfAna Maria Moreira Pires.pdfapplication/pdf3145864https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/1/Ana%20Maria%20Moreira%20Pires.pdf3ca619c2e4e7945d4122b0dcf0e372f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTAna Maria Moreira Pires.pdf.txtAna Maria Moreira Pires.pdf.txtExtracted texttext/plain279133https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/4/Ana%20Maria%20Moreira%20Pires.pdf.txt7caf9837ed180d97eab30d9d92146187MD54ri/371472023-06-10 02:04:56.724oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-06-10T05:04:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
title Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
spellingShingle Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
Pires, Ana Maria Moreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Mídias sociais
Estratégias de uso
Métricas de engajamento
Setor público
social media
Strategy for the use
Engagement metrics
Public sector
title_short Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
title_full Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
title_fullStr Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
title_full_unstemmed Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
title_sort Estratégia de uso e análise das métricas de engajamento das mídias sociais no setor público: uma análise do caso da Embrapa.
author Pires, Ana Maria Moreira
author_facet Pires, Ana Maria Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Luiza Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8790787806979519
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira, Luiza Reis
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8790787806979519
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vera, Luciana Alves Rodas
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferreira, Fábio Almeida
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Aguiar, Vicente
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9019649883449554
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Maria Moreira
contributor_str_mv Teixeira, Luiza Reis
Teixeira, Luiza Reis
Vera, Luciana Alves Rodas
Ferreira, Fábio Almeida
Aguiar, Vicente
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Mídias sociais
Estratégias de uso
Métricas de engajamento
Setor público
social media
Strategy for the use
Engagement metrics
Public sector
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Estratégias de uso
Métricas de engajamento
Setor público
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv social media
Strategy for the use
Engagement metrics
Public sector
description Esta pesquisa é sobre o uso das mídias sociais pelo setor público, especificamente em uma empresa pública. Portanto, fez-se um estudo sobre o uso de mídias sociais na Embrapa, no sentido de averiguar se a empresa, consegue, de fato, estabelecer um diálogo com seu público e a partir desta comunicação reestruturar e redirecionar suas ações para melhor atender às expectativas do público beneficiário. Ou seja, esta pesquisa teve como objetivo identificar a estratégias de uso e analisar as contribuições que o monitoramento do perfil da Embrapa nas mídias sociais tem trazido para a escolha de atividades e ações desenvolvidas pela Embrapa. Sendo assim, cabe salientar que a própria utilização e apropriação das mídias sociais tanto pelos governantes, quanto pela sociedade, constitui-se em um fenômeno novo. É muito comum encontrar informações e estudos sobre mídias sociais no Setor Privado. No entanto, o uso das mídias sociais no Setor Público, especificamente em uma empresa pública do setor agropecuário, acontece em menor escala. Dessa forma, esse estudo tem potencial para contribuir na compreensão desses processos, criando-se, assim, possibilidades de pesquisa e subsídios para a prática da gestão nesta empresa. A abordagem foi qualitativa com natureza descritiva e, através de um estudo caso com observação direta das mídias sociais nos perfis da Embrapa e nos documentos institucionais, buscou-se caracterizar o uso das mídias sociais. Fazendo uso de um modelo de análise pôde- se identificar a estratégia de uso das mídias sociais na empresa. Os resultados evidenciaram a existência de uma estrutura administrativa e de regulamento normativo e legal referente ao uso das mídias sociais na Embrapa; os atores e os processos envolvidos com esse uso das mídias sociais. Foi constatado que a Embrapa utiliza a estratégia de utilização Push. Esse estudo apresentou contribuições, demostrando o potencial que as mídias sociais possuem para aproximar o setor público e a sociedade, assim como possibilita a transparência permitindo a população tomar conhecimentos das ações dos órgãos públicos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-05T13:46:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-05T13:46:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37147
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/1/Ana%20Maria%20Moreira%20Pires.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37147/4/Ana%20Maria%20Moreira%20Pires.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ca619c2e4e7945d4122b0dcf0e372f0
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7caf9837ed180d97eab30d9d92146187
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459664850944000