Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Simone da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28756
Resumo: Este trabalho se fundamenta no estudo sobre a temática do sagrado, em seu aspecto paradoxal, ambíguo e antinômico, ao qual se denomina de tramas do sagrado. Para isso, recorre-se ao pensamento de Martin Heidegger, em seu diálogo com o poetar, e às reflexões, conceitos e tipologias da Teoria da Literatura sobre a linguagem e a prática literárias e suas relações com a realidade. Observa-se como o tema escolhido do sagrado constitui o fio que compõe a trama textual, evidenciando as tensões entre o artista e o homem religioso, modelos apreendidos do texto, da escritura. A pergunta de Hölderlin “para quê poetas em tempo indigente?”, retomada por Heidegger, é colocada para pensar o lugar do poeta contemporâneo, num tempo em que os deuses se evadiram e no qual se experimentam o abismo, o deserto e a ausência de fundamento. Também o signo artístico se esvazia e a modernidade artística passa a representar uma arte dessacralizada, como a entendeu Walter Benjamin, ou desumanizada, no pensamento de Ortega y Gasset sobre a arte contemporânea. A tese constitui-se numa leitura dos textos poético-musicais do compositor baiano Elomar Figueira Mello, em suas diversas linguagens e gêneros - canção, ensaio, poema, romance, teatro e ópera -, e dá visibilidade a uma prática artística, literária, musical e teatral singular, enraizada no sertão, com um estilo clássico e traços da literatura medieval e do romantismo.
id UFBA-2_a1487a5dce92abab33e670f685e31976
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28756
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Guerreiro, Simone da SilvaHoisel, Evelina de Carvalho SáCorreia, João David Pinto2019-02-27T12:35:35Z2019-02-27T12:35:35Z2019-02-272005http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28756Este trabalho se fundamenta no estudo sobre a temática do sagrado, em seu aspecto paradoxal, ambíguo e antinômico, ao qual se denomina de tramas do sagrado. Para isso, recorre-se ao pensamento de Martin Heidegger, em seu diálogo com o poetar, e às reflexões, conceitos e tipologias da Teoria da Literatura sobre a linguagem e a prática literárias e suas relações com a realidade. Observa-se como o tema escolhido do sagrado constitui o fio que compõe a trama textual, evidenciando as tensões entre o artista e o homem religioso, modelos apreendidos do texto, da escritura. A pergunta de Hölderlin “para quê poetas em tempo indigente?”, retomada por Heidegger, é colocada para pensar o lugar do poeta contemporâneo, num tempo em que os deuses se evadiram e no qual se experimentam o abismo, o deserto e a ausência de fundamento. Também o signo artístico se esvazia e a modernidade artística passa a representar uma arte dessacralizada, como a entendeu Walter Benjamin, ou desumanizada, no pensamento de Ortega y Gasset sobre a arte contemporânea. A tese constitui-se numa leitura dos textos poético-musicais do compositor baiano Elomar Figueira Mello, em suas diversas linguagens e gêneros - canção, ensaio, poema, romance, teatro e ópera -, e dá visibilidade a uma prática artística, literária, musical e teatral singular, enraizada no sertão, com um estilo clássico e traços da literatura medieval e do romantismo.This work is based upon literary studies which refer to the sacred writing aspect of composition, the so called sacred writing plot, and its ambiguous, paradoxical, antinonimous features. Martin Heidegger’s thought has been referred in this particular work along with his poetic dialogue, deepest reflections, concepts and Literary Theory typology, which deals with language and literacy realistic topics to reality as a means of exhaustive literary practice. Another relevant point is how the sacred writing plot, as a main theme in the author’s fiction is strongly remarked in the text, making evident the psychological stress between the poet and the religious man, both characterized by models raised from his text and Scriptures. Höderlin’s argument is then reviewed by Heidegger, in order to debate the place taken by the contemporary poet in a time in which gods have swerved from men’s life, abyss, desert and absence of logic have taken place, such as in: “What is ‘poets in needy time’ for?”. The artistic sign is also depleted and modern artistry represents a desecrated or inhuman form of art , as Walter Benjamin has clearly pointed, as he interpreted Ortega Y Gasset’s quote on contemporary art. This dissertation is a thorough review upon Brazilian songwriter Elomar Figueira Mello’s poetry in his diverse language and genres, such as, songs, essays, poems, novels, drama and opera. It also brings up to public the composer’s literary practice which mixes unique drama, literature and music together, based upon backlands from his boyhood place and time in a classical style that revives medieval, romantic composition.Este trabajo, que se intitula “Tramas del Sagrado”, es procedente del estudio sobre la temática del sagrado, en su aspecto paradójico, ambiguo y contradictorio. Para ello, se ha recurrido al pensamiento de Martin Heidegger, en su diálogo con la poesía, las reflexiones, conceptos y tipologías de la Teoría de la Literatura sobre el lenguaje literario y la práctica literaria, además de sus relaciones con la realidad. Se observa el modo como el tema del sagrado compone el hilo del cual se constituye la trama textual, poniendo en evidencia las tensiones entre el artista y el hombre religioso, modelos tomados del texto, de la escritura. La pregunta de Hölderlin “¿para qué poetas en tiempo indigente?”, retomada por Heidegger, nos instiga a pensar el lugar del poeta contemporáneo, en un tiempo en el cual los dioses se evadieron y experimentaron el abismo, el deserto y la ausencia de fundamento. En este mismo tiempo, el signo artístico se ha vaciado y la modernidad artística ha pasado, entonces, a representar un arte des-sacralizado, como lo ha entendido Walter Benjamin, o aún des-humanizado, en el pensamiento de Ortega y Gasset. La tesis es el resultado de una lectura de los textos poético-musicales del compositor baiano Elomar Figueira Mello, en sus diversos lenguajes y géneros - canción, ensayo, poema, romance, teatro y ópera. El trabajo, de esta forma, intenciona dar una mayor visibilidad a esta práctica artística, literaria, musical y teatral singular, arraigada en el sertón, y poseedora de un estilo clásico y de rasgos de la literatura medieval y del romanticismo.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-02-26T19:17:37Z No. of bitstreams: 1 TESE Guerreiro, Simone da Silva.pdf: 1727505 bytes, checksum: 4b3db37d44341316e6d74560a2c647ad (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-27T12:35:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Guerreiro, Simone da Silva.pdf: 1727505 bytes, checksum: 4b3db37d44341316e6d74560a2c647ad (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T12:35:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE Guerreiro, Simone da Silva.pdf: 1727505 bytes, checksum: 4b3db37d44341316e6d74560a2c647ad (MD5)Lingüística, Letras e ArtesMello, Elomar Figueira - Crítica e interpretaçãoMello, Elomar Figueira – Canções e músicasLiteratura - FilosofiaO sagradoMúsica popularLiteratura medievalTramas do sagradoPoesiaPensamentoSertãoMúsicaÓperaMedievalSacred writing plotPoetryThoughtBrazilian backlandsSongwritingOperaMedieval compositionTramas del sagradoPoesíaPensamientoSertónTramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Melloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Letras e LingüísticaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE Guerreiro, Simone da Silva.pdf.txtTESE Guerreiro, Simone da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain467195https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28756/3/TESE%20Guerreiro%2c%20Simone%20da%20Silva.pdf.txt97effc5fce91e8cda548fdc7806aa756MD53ORIGINALTESE Guerreiro, Simone da Silva.pdfTESE Guerreiro, Simone da Silva.pdfapplication/pdf1727505https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28756/1/TESE%20Guerreiro%2c%20Simone%20da%20Silva.pdf4b3db37d44341316e6d74560a2c647adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28756/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52ri/287562021-12-30 11:15:01.159oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T14:15:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
title Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
spellingShingle Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
Guerreiro, Simone da Silva
Lingüística, Letras e Artes
Mello, Elomar Figueira - Crítica e interpretação
Mello, Elomar Figueira – Canções e músicas
Literatura - Filosofia
O sagrado
Música popular
Literatura medieval
Tramas do sagrado
Poesia
Pensamento
Sertão
Música
Ópera
Medieval
Sacred writing plot
Poetry
Thought
Brazilian backlands
Songwriting
Opera
Medieval composition
Tramas del sagrado
Poesía
Pensamiento
Sertón
title_short Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
title_full Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
title_fullStr Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
title_full_unstemmed Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
title_sort Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
author Guerreiro, Simone da Silva
author_facet Guerreiro, Simone da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Simone da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Correia, João David Pinto
contributor_str_mv Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
Correia, João David Pinto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Mello, Elomar Figueira - Crítica e interpretação
Mello, Elomar Figueira – Canções e músicas
Literatura - Filosofia
O sagrado
Música popular
Literatura medieval
Tramas do sagrado
Poesia
Pensamento
Sertão
Música
Ópera
Medieval
Sacred writing plot
Poetry
Thought
Brazilian backlands
Songwriting
Opera
Medieval composition
Tramas del sagrado
Poesía
Pensamiento
Sertón
dc.subject.por.fl_str_mv Mello, Elomar Figueira - Crítica e interpretação
Mello, Elomar Figueira – Canções e músicas
Literatura - Filosofia
O sagrado
Música popular
Literatura medieval
Tramas do sagrado
Poesia
Pensamento
Sertão
Música
Ópera
Medieval
Sacred writing plot
Poetry
Thought
Brazilian backlands
Songwriting
Opera
Medieval composition
Tramas del sagrado
Poesía
Pensamiento
Sertón
description Este trabalho se fundamenta no estudo sobre a temática do sagrado, em seu aspecto paradoxal, ambíguo e antinômico, ao qual se denomina de tramas do sagrado. Para isso, recorre-se ao pensamento de Martin Heidegger, em seu diálogo com o poetar, e às reflexões, conceitos e tipologias da Teoria da Literatura sobre a linguagem e a prática literárias e suas relações com a realidade. Observa-se como o tema escolhido do sagrado constitui o fio que compõe a trama textual, evidenciando as tensões entre o artista e o homem religioso, modelos apreendidos do texto, da escritura. A pergunta de Hölderlin “para quê poetas em tempo indigente?”, retomada por Heidegger, é colocada para pensar o lugar do poeta contemporâneo, num tempo em que os deuses se evadiram e no qual se experimentam o abismo, o deserto e a ausência de fundamento. Também o signo artístico se esvazia e a modernidade artística passa a representar uma arte dessacralizada, como a entendeu Walter Benjamin, ou desumanizada, no pensamento de Ortega y Gasset sobre a arte contemporânea. A tese constitui-se numa leitura dos textos poético-musicais do compositor baiano Elomar Figueira Mello, em suas diversas linguagens e gêneros - canção, ensaio, poema, romance, teatro e ópera -, e dá visibilidade a uma prática artística, literária, musical e teatral singular, enraizada no sertão, com um estilo clássico e traços da literatura medieval e do romantismo.
publishDate 2005
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-27T12:35:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-27T12:35:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28756
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28756/3/TESE%20Guerreiro%2c%20Simone%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28756/1/TESE%20Guerreiro%2c%20Simone%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28756/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 97effc5fce91e8cda548fdc7806aa756
4b3db37d44341316e6d74560a2c647ad
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459584858226688