O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118 |
Resumo: | Pesquisa de caráter teórico que propõe o reconhecimento do espectador “itinerante”, tipo de público forjado a partir do ponto de vista do espectador comum e do “espectador de profissão”, o encenador. A proposição deste sujeito itinerante parte de um percurso artístico que tem base na linguagem da performance, através dos trabalhos Na Cinza das Horas, Misericórdia e corre-dorde- frida, e nas encenações Yo soy o que a água me deu Frida e Quatro Luas Pelas Pedras; experiências estéticas que tiveram como princípio o trânsito entre territórios fronteiriços (cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, instalação, entre outros). A complexidade desta configuração de pesquisa permitiu atravessar teorias e campos de estudo diversos que englobam desde a produção à recepção. |
id |
UFBA-2_a1c59e7e99b783be3ef4958daf309f6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27118 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Oliveira, Liliane Curi Soares deSoares, Luiz Cláudio CajaíbaSoares, Luiz Cláudio CajaíbaMarfuz, Luiz César AlvesTrigo, Isa Maria Faria2018-08-28T01:32:29Z2018-08-28T01:32:29Z2018-08-272011-06-08http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118Pesquisa de caráter teórico que propõe o reconhecimento do espectador “itinerante”, tipo de público forjado a partir do ponto de vista do espectador comum e do “espectador de profissão”, o encenador. A proposição deste sujeito itinerante parte de um percurso artístico que tem base na linguagem da performance, através dos trabalhos Na Cinza das Horas, Misericórdia e corre-dorde- frida, e nas encenações Yo soy o que a água me deu Frida e Quatro Luas Pelas Pedras; experiências estéticas que tiveram como princípio o trânsito entre territórios fronteiriços (cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, instalação, entre outros). A complexidade desta configuração de pesquisa permitiu atravessar teorias e campos de estudo diversos que englobam desde a produção à recepção.Theoretical research that suggests the recognition of the “itinerant” viewer, kind of audience forged from the standpoint of the average viewer and the “professional spectator”, the director. The purpose of this “itinerant” public came from an artistic route that is based on performance art, through the works, Na Cinza das Horas, Misericórdia, corre-dor-de-frida and the mise en scènes Yo soy o que a água me deu Frida and Quatro Luas Pelas Pedras; aesthetic experiences that had as principles the transit between border areas (cinema, photography, visual arts, theater, installation etc). The complexity of this research configuration passes through theories and fields of study that range from the production to reception.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-27T21:00:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf: 2391596 bytes, checksum: 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-28T01:32:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf: 2391596 bytes, checksum: 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T01:32:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf: 2391596 bytes, checksum: 38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesRepresentação teatralTeatro contemporâneoPerformance (Arte)Arte e cinemaEncenaçãoCinemaMise-en-scènePerformance ArtContemporary TheaterO espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdfDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdfapplication/pdf2391596https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf.txtDissertação de LILIANE CURI SOARES DE OLIVEIRA versão para impressão e encardenação.pdf.txtExtracted texttext/plain208785https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt331fa8513f573713c36611249d8faed9MD53ri/271182022-03-10 15:21:46.195oai:repositorio.ufba.br:ri/27118VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:21:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
title |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
spellingShingle |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção Oliveira, Liliane Curi Soares de Lingüística, Letras e Artes Representação teatral Teatro contemporâneo Performance (Arte) Arte e cinema Encenação Cinema Mise-en-scène Performance Art Contemporary Theater |
title_short |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
title_full |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
title_fullStr |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
title_full_unstemmed |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
title_sort |
O espectador “itinerante”: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção |
author |
Oliveira, Liliane Curi Soares de |
author_facet |
Oliveira, Liliane Curi Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Liliane Curi Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Luiz Cláudio Cajaíba |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Soares, Luiz Cláudio Cajaíba Marfuz, Luiz César Alves Trigo, Isa Maria Faria |
contributor_str_mv |
Soares, Luiz Cláudio Cajaíba Soares, Luiz Cláudio Cajaíba Marfuz, Luiz César Alves Trigo, Isa Maria Faria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Representação teatral Teatro contemporâneo Performance (Arte) Arte e cinema Encenação Cinema Mise-en-scène Performance Art Contemporary Theater |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação teatral Teatro contemporâneo Performance (Arte) Arte e cinema Encenação Cinema Mise-en-scène Performance Art Contemporary Theater |
description |
Pesquisa de caráter teórico que propõe o reconhecimento do espectador “itinerante”, tipo de público forjado a partir do ponto de vista do espectador comum e do “espectador de profissão”, o encenador. A proposição deste sujeito itinerante parte de um percurso artístico que tem base na linguagem da performance, através dos trabalhos Na Cinza das Horas, Misericórdia e corre-dorde- frida, e nas encenações Yo soy o que a água me deu Frida e Quatro Luas Pelas Pedras; experiências estéticas que tiveram como princípio o trânsito entre territórios fronteiriços (cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, instalação, entre outros). A complexidade desta configuração de pesquisa permitiu atravessar teorias e campos de estudo diversos que englobam desde a produção à recepção. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-06-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-28T01:32:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-28T01:32:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro Escola de Música |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro Escola de Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27118/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20LILIANE%20CURI%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA%20vers%c3%a3o%20para%20impress%c3%a3o%20e%20encardena%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38c093b6a56b14505d5fed8f0de96606 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 331fa8513f573713c36611249d8faed9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459571344179200 |