Educação para a informação: direcionamentos de organizações da sociedade civil de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabio Jesus
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Jussara Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15074
Resumo: O trabalho traz o conceito e as implicações da educação para a informação, apresentando iniciativas empíricas notadas nas organizações da sociedade civil da cidade de Salvador, Bahia, em 2012. A investigação pauta-se no projeto de pesquisa “Competências infocomunicacionais: estudo em organizações da sociedade civil de Salvador” realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc), vinculado ao ICI-UFBA. A amostra original é de 39 organizações. Para este trabalho utilizou-se seis depoimentos, obtidos a partir de entrevista semi-estruturada com os gestores dessas organizações. Observa-se que iniciativas na promoção de competências geralmente são uma resposta das organizações à situação de exclusão social e digital. O fomento dessas competências apresenta-se no sentido de inclusão social. Todas as organizações direcionam a educação digital para crianças e adolescentes. Contudo, três apontam que mantém infocentros abertos à comunidade ao redor, mesclando-se a questão da preparação para o mercado de trabalho. Essas organizações demonstram a intenção de que o público se aposse das ferramentas digitais, saindo da posição de beneficiário de suas atividades para parceiro. Implícito a todo esse processo está a noção de desenvolvimento de competências em informação. Embora não se possa assegurar que as organizações estão promovendo a educação para a informação, na ótica deste trabalho, observa-se o direcionamento de algumas ações nesse sentido. As organizações da sociedade civil, que historicamente reconhecem o acesso à informação como condição para a cidadania, estão encaminhando esforços e recursos para a inserção de setores marginalizados na Sociedade da Informação.
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O fomento dessas competências apresenta-se no sentido de inclusão social. Todas as organizações direcionam a educação digital para crianças e adolescentes. Contudo, três apontam que mantém infocentros abertos à comunidade ao redor, mesclando-se a questão da preparação para o mercado de trabalho. Essas organizações demonstram a intenção de que o público se aposse das ferramentas digitais, saindo da posição de beneficiário de suas atividades para parceiro. Implícito a todo esse processo está a noção de desenvolvimento de competências em informação. Embora não se possa assegurar que as organizações estão promovendo a educação para a informação, na ótica deste trabalho, observa-se o direcionamento de algumas ações nesse sentido. 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