Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Deivide Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30254
Resumo: Esta dissertação analisa a produção teatral do Coletivo das Liliths e do Teatro da Queda, de Salvador, Bahia, Brasil. Através da história desses dois grupos, em especial dois de seus espetáculos recentes (Xica e Rebola, respectivamente), em diálogo com referenciais bibliográficos sobre artivismo, dissidências sexuais e de gênero, feminismo negro e sobre a história do Teatro Negro, defendemos o argumento de que essas produções ampliam o Teatro Negro ao tratar, de forma intensa e explícita, as intersecções entre raça, gênero e sexualidade. A dissertação aponta os avanços trazidos por essa perspectiva interseccional e reflete sobre alguns limites das representações realizadas em duas personagens presentes nas peças teatrais analisadas.
id UFBA-2_a29d15b75ee4ab628b613aece6e30e9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30254
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Jesus, Deivide SouzaColling, LeandroSantos, AdalbertoSantos, Matheus2019-08-08T16:23:47Z2019-08-08T16:23:47Z2019-08-082019-08-05http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30254Esta dissertação analisa a produção teatral do Coletivo das Liliths e do Teatro da Queda, de Salvador, Bahia, Brasil. Através da história desses dois grupos, em especial dois de seus espetáculos recentes (Xica e Rebola, respectivamente), em diálogo com referenciais bibliográficos sobre artivismo, dissidências sexuais e de gênero, feminismo negro e sobre a história do Teatro Negro, defendemos o argumento de que essas produções ampliam o Teatro Negro ao tratar, de forma intensa e explícita, as intersecções entre raça, gênero e sexualidade. A dissertação aponta os avanços trazidos por essa perspectiva interseccional e reflete sobre alguns limites das representações realizadas em duas personagens presentes nas peças teatrais analisadas.Submitted by Deivide Jesus (deivideblue@gmail.com) on 2019-08-07T16:20:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf: 2242859 bytes, checksum: bb9a1c8e28ed2eece70da9f363aabbd9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-08T16:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf: 2242859 bytes, checksum: bb9a1c8e28ed2eece70da9f363aabbd9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-08T16:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf: 2242859 bytes, checksum: bb9a1c8e28ed2eece70da9f363aabbd9 (MD5)CAPESCultura e SociedadeArtivismoDissidências sexuaisTeatroInterseccionalidadeRaçaNegros - Atividades políticasArtivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e SociedadeUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTDISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf.txtDISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf.txtExtracted texttext/plain232571https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30254/3/DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf.txt60aaf988b6f686c47ad72cdaa2c12852MD53ORIGINALDISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdfDISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdfapplication/pdf2242859https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30254/1/DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdfbb9a1c8e28ed2eece70da9f363aabbd9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30254/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52ri/302542021-12-30 10:33:40.345oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T13:33:40Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
title Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
spellingShingle Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
Jesus, Deivide Souza
Cultura e Sociedade
Artivismo
Dissidências sexuais
Teatro
Interseccionalidade
Raça
Negros - Atividades políticas
title_short Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
title_full Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
title_fullStr Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
title_full_unstemmed Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
title_sort Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro
author Jesus, Deivide Souza
author_facet Jesus, Deivide Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Deivide Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colling, Leandro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Adalberto
Santos, Matheus
contributor_str_mv Colling, Leandro
Santos, Adalberto
Santos, Matheus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Cultura e Sociedade
topic Cultura e Sociedade
Artivismo
Dissidências sexuais
Teatro
Interseccionalidade
Raça
Negros - Atividades políticas
dc.subject.por.fl_str_mv Artivismo
Dissidências sexuais
Teatro
Interseccionalidade
Raça
Negros - Atividades políticas
description Esta dissertação analisa a produção teatral do Coletivo das Liliths e do Teatro da Queda, de Salvador, Bahia, Brasil. Através da história desses dois grupos, em especial dois de seus espetáculos recentes (Xica e Rebola, respectivamente), em diálogo com referenciais bibliográficos sobre artivismo, dissidências sexuais e de gênero, feminismo negro e sobre a história do Teatro Negro, defendemos o argumento de que essas produções ampliam o Teatro Negro ao tratar, de forma intensa e explícita, as intersecções entre raça, gênero e sexualidade. A dissertação aponta os avanços trazidos por essa perspectiva interseccional e reflete sobre alguns limites das representações realizadas em duas personagens presentes nas peças teatrais analisadas.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-08T16:23:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-08T16:23:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30254
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30254/3/DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30254/1/DISSERTACAO_DEIVIDE_SOUZA_.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30254/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 60aaf988b6f686c47ad72cdaa2c12852
bb9a1c8e28ed2eece70da9f363aabbd9
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459599522562048