A ideia de Deus em Levinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calazans, Ana Guiomar Teixeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37567
Resumo: A dissertação tem como objeto a análise da “idéia de Deus” conforme articulada pelo filósofo Emmanuel Levinas. A questão é abordada a partir de seu problema fundador, que pode ser exposto na pergunta sobre a possibilidade de se pensar, no lastro da “razão” e, portanto, da filosofia, um conceito que não pode ser tematizado, tornando-se necessária a sua abordagem em um território “além do saber”. Levinas inicia sua fundamentação com uma crítica à filosofia como o império da ontologia, que submete todo objeto ao domínio do cogito. Ele contrapõe esse modus do pensamento à “Metafísica”, ou Ética, que aborda o ser sem tematizá-lo.O autor parte da relação entre o “Mesmo” (a ipseidade suficiente, o “Eu”) e o “Outro” (a alteridade), que expressa no “Rosto” a potência de uma nova inteligibilidade que se anuncia como Ética e é exercitada como “linguagem”. O modelo formal e a inspiração de sua idéia do Infinito, ou de Deus, advém da herança platônica e plotiniana do Deus “para além do ser”, da filosofia de Franz Rosenzweig e do modelo cartesiano da relação entre a res cogitans e o Infinito de Deus, esboçado na Terceira Meditação: uma idéia que contém mais do que pode pensar e que é definida pela assimetria. Mais do que uma “inspiração” platônica ou cartesiana, no entanto, o texto sustenta que a formulação levinasiana do Infinito deve ser creditada também à sua herança judaica e defende a relação entre seus textos talmúdicos (ditos “religiosos”) e sua escrita filosófica. O texto vai desenvolver ainda a articulação de conceitos diretamente vinculados à sua idéia de Deus como o “ateísmo”, o “profetismo”, o “vestígio”, e o “A-Deus” (ordem que impele o homem a dizer “Eis-me aqui”, a servir e ser responsável por Outrem). Levinas propõe uma “fé sem mitos”, herdeira a um só tempo da Grécia e de Jerusalém, que advêm da quebra da imanência que é totalidade (englobamento), seja do conhecimento objetivante (de matiz ontológico ou teológico), seja da aniquilação promovida pela entrega fiduciária ou pela imanência extática das religiões. É partindo da “Ética” que Levinas enxerga a possibilidade de uma relação com o divino que se opera entre os homens e que assume sua genealogia na relação social.
id UFBA-2_a40e283de036c32553cacc1c0f9dbf18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37567
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-08-07T14:08:40Z2023-08-07T14:08:40Z2010-12-10https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37567A dissertação tem como objeto a análise da “idéia de Deus” conforme articulada pelo filósofo Emmanuel Levinas. A questão é abordada a partir de seu problema fundador, que pode ser exposto na pergunta sobre a possibilidade de se pensar, no lastro da “razão” e, portanto, da filosofia, um conceito que não pode ser tematizado, tornando-se necessária a sua abordagem em um território “além do saber”. Levinas inicia sua fundamentação com uma crítica à filosofia como o império da ontologia, que submete todo objeto ao domínio do cogito. Ele contrapõe esse modus do pensamento à “Metafísica”, ou Ética, que aborda o ser sem tematizá-lo.O autor parte da relação entre o “Mesmo” (a ipseidade suficiente, o “Eu”) e o “Outro” (a alteridade), que expressa no “Rosto” a potência de uma nova inteligibilidade que se anuncia como Ética e é exercitada como “linguagem”. O modelo formal e a inspiração de sua idéia do Infinito, ou de Deus, advém da herança platônica e plotiniana do Deus “para além do ser”, da filosofia de Franz Rosenzweig e do modelo cartesiano da relação entre a res cogitans e o Infinito de Deus, esboçado na Terceira Meditação: uma idéia que contém mais do que pode pensar e que é definida pela assimetria. Mais do que uma “inspiração” platônica ou cartesiana, no entanto, o texto sustenta que a formulação levinasiana do Infinito deve ser creditada também à sua herança judaica e defende a relação entre seus textos talmúdicos (ditos “religiosos”) e sua escrita filosófica. O texto vai desenvolver ainda a articulação de conceitos diretamente vinculados à sua idéia de Deus como o “ateísmo”, o “profetismo”, o “vestígio”, e o “A-Deus” (ordem que impele o homem a dizer “Eis-me aqui”, a servir e ser responsável por Outrem). Levinas propõe uma “fé sem mitos”, herdeira a um só tempo da Grécia e de Jerusalém, que advêm da quebra da imanência que é totalidade (englobamento), seja do conhecimento objetivante (de matiz ontológico ou teológico), seja da aniquilação promovida pela entrega fiduciária ou pela imanência extática das religiões. É partindo da “Ética” que Levinas enxerga a possibilidade de uma relação com o divino que se opera entre os homens e que assume sua genealogia na relação social.The thesis focuses the analysis of the "idea of God” as articulated by the philosopher Emmanuel Levinas. The question is approached from its founder problem, which can be presented in the question about the possibility of thinking in the ballast of "reason" and therefore of philosophy, one concept that cannot be theme, what makes necessary its approach in a field "beyond knowledge". Levinas begins his foundation with a critique of philosophy as the ontology empire, that submit the entire object of the cogito dominion. He puts this thinking modus against the "Metaphysics", or Ethics, that addresses the being without thematize it. The author starts of the relationship between the "Same" (the enough ipseity, the "I") and "Other" (otherness) that express in the "Face" the power of a new intelligibility that advertises itself as Ethics and is exercised as "language". The formal model and inspiration for his idea of Infinity, or God, comes from the platonic and plotiniana heritage of God "beyond being," from the philosophy of Franz Rosenzweig and from the Cartesian model of the relationship between res cogitans and the Infinite God, outlined in the Third Meditation: an idea that contains more than you might think and that is defined by asymmetry. More than an “inspiration” platonic or cartesian, however, the paper argues that the formulation of the Infinite should also be credited to his Jewish heritage and supports the relationship between their Talmudic texts (called "religious") and his philosophical writing. The text will also develop concepts directly connected to his idea of God as the "atheism", the "prophecy", the "trace" and "A-God" (the order that compels a man to say "Here i am”, to serve and be responsible for the other). Levinas proposes a "faith without myths," heir at one time of Greece and Jerusalem, resulting from the breakdown of immanence that is the totality (globbing), by the objectifying knowledge (ontological or theological hue) or by the annihilation promoted by the faith surrender or ecstatic immanence of religions. It is based on the "Ethics" that Levinas discerns the possibility of one relation with the divine that happens among the men, and takes its genealogy in social relation.Submitted by Dilzaná Oliveira Santos (dilznana@yahoo.com.br) on 2023-07-26T10:18:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) A Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdf: 858679 bytes, checksum: c55a8b88b794123dce73f4763173e1dc (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-08-07T14:08:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdf: 858679 bytes, checksum: c55a8b88b794123dce73f4763173e1dc (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T14:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdf: 858679 bytes, checksum: c55a8b88b794123dce73f4763173e1dc (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2010-12-10porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEthicsGodInfiniteMetaphysicsPhenomenologyJewish MysticismCIENCIAS HUMANASÉticaLevinasDeusInfinitoMetafísicaFenomenologiaMística judaicaA ideia de Deus em LevinasMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGomes, Wilson Silvahttp://lattes.cnpq.br/6484546543106743Santos, Luciano Costalattes.cnpq.br/9050952858601077Gomes, Wilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6484546543106743Santos, Luciano CostaMoura, Mauro Castelo BrancoKuiava, Evaldohttp://lattes.cnpq.br/1645792531626357Calazans, Ana Guiomar Teixeirareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTA Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdf.txtA Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdf.txtExtracted texttext/plain312021https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/4/A%20Ideia%20de%20Deus%20em%20Levinas%20Ana%20Calazans.pdf.txt952943b15faabbb190fb17f6a0e05592MD54ORIGINALA Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdfA Ideia de Deus em Levinas Ana Calazans.pdfapplication/pdf858679https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/1/A%20Ideia%20de%20Deus%20em%20Levinas%20Ana%20Calazans.pdfc55a8b88b794123dce73f4763173e1dcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/375672023-08-12 02:05:56.517oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-12T05:05:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ideia de Deus em Levinas
title A ideia de Deus em Levinas
spellingShingle A ideia de Deus em Levinas
Calazans, Ana Guiomar Teixeira
CIENCIAS HUMANAS
Ética
Levinas
Deus
Infinito
Metafísica
Fenomenologia
Mística judaica
Ethics
God
Infinite
Metaphysics
Phenomenology
Jewish Mysticism
title_short A ideia de Deus em Levinas
title_full A ideia de Deus em Levinas
title_fullStr A ideia de Deus em Levinas
title_full_unstemmed A ideia de Deus em Levinas
title_sort A ideia de Deus em Levinas
author Calazans, Ana Guiomar Teixeira
author_facet Calazans, Ana Guiomar Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Wilson Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6484546543106743
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Luciano Costa
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9050952858601077
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Wilson da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6484546543106743
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Luciano Costa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moura, Mauro Castelo Branco
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Kuiava, Evaldo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1645792531626357
dc.contributor.author.fl_str_mv Calazans, Ana Guiomar Teixeira
contributor_str_mv Gomes, Wilson Silva
Santos, Luciano Costa
Gomes, Wilson da Silva
Santos, Luciano Costa
Moura, Mauro Castelo Branco
Kuiava, Evaldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
topic CIENCIAS HUMANAS
Ética
Levinas
Deus
Infinito
Metafísica
Fenomenologia
Mística judaica
Ethics
God
Infinite
Metaphysics
Phenomenology
Jewish Mysticism
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Levinas
Deus
Infinito
Metafísica
Fenomenologia
Mística judaica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ethics
God
Infinite
Metaphysics
Phenomenology
Jewish Mysticism
description A dissertação tem como objeto a análise da “idéia de Deus” conforme articulada pelo filósofo Emmanuel Levinas. A questão é abordada a partir de seu problema fundador, que pode ser exposto na pergunta sobre a possibilidade de se pensar, no lastro da “razão” e, portanto, da filosofia, um conceito que não pode ser tematizado, tornando-se necessária a sua abordagem em um território “além do saber”. Levinas inicia sua fundamentação com uma crítica à filosofia como o império da ontologia, que submete todo objeto ao domínio do cogito. Ele contrapõe esse modus do pensamento à “Metafísica”, ou Ética, que aborda o ser sem tematizá-lo.O autor parte da relação entre o “Mesmo” (a ipseidade suficiente, o “Eu”) e o “Outro” (a alteridade), que expressa no “Rosto” a potência de uma nova inteligibilidade que se anuncia como Ética e é exercitada como “linguagem”. O modelo formal e a inspiração de sua idéia do Infinito, ou de Deus, advém da herança platônica e plotiniana do Deus “para além do ser”, da filosofia de Franz Rosenzweig e do modelo cartesiano da relação entre a res cogitans e o Infinito de Deus, esboçado na Terceira Meditação: uma idéia que contém mais do que pode pensar e que é definida pela assimetria. Mais do que uma “inspiração” platônica ou cartesiana, no entanto, o texto sustenta que a formulação levinasiana do Infinito deve ser creditada também à sua herança judaica e defende a relação entre seus textos talmúdicos (ditos “religiosos”) e sua escrita filosófica. O texto vai desenvolver ainda a articulação de conceitos diretamente vinculados à sua idéia de Deus como o “ateísmo”, o “profetismo”, o “vestígio”, e o “A-Deus” (ordem que impele o homem a dizer “Eis-me aqui”, a servir e ser responsável por Outrem). Levinas propõe uma “fé sem mitos”, herdeira a um só tempo da Grécia e de Jerusalém, que advêm da quebra da imanência que é totalidade (englobamento), seja do conhecimento objetivante (de matiz ontológico ou teológico), seja da aniquilação promovida pela entrega fiduciária ou pela imanência extática das religiões. É partindo da “Ética” que Levinas enxerga a possibilidade de uma relação com o divino que se opera entre os homens e que assume sua genealogia na relação social.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T14:08:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T14:08:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37567
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/4/A%20Ideia%20de%20Deus%20em%20Levinas%20Ana%20Calazans.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/1/A%20Ideia%20de%20Deus%20em%20Levinas%20Ana%20Calazans.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37567/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 952943b15faabbb190fb17f6a0e05592
c55a8b88b794123dce73f4763173e1dc
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459668982333440