GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão Costa, Marília
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33045
Resumo: A presente pesquisa trata do estudo do grupo Antagon TheaterAktion, a partir da perspectiva de seus projetos em comunidade, do terceiro teatro e de abordagens do teatro físico, tendo em vista os intercâmbios com vários resultados, bem como o mote para a convivência de atores e não atores pertencentes a essa comunidade teatral. O trabalho é apresentado na forma descritiva. A organização e a estrutura, visam abordar e delinear os processos artísticos desse grupo e sua configuração; verificar, a partir das noções propostas pela Antropologia Teatral, e identificar as contribuições que advém da vivência do Teatro Físico, percebidas através da diversidade de referenciais e técnicas dos atores que dele participaram e participam. Trata-se nessa pesquisa, sobre a vivência em coletivo, como o baluarte dos seus processos artísticos, bem como, a elucidação das características primordiais desse grupo, que é a valorização da utilização da linguagem corporal não verbal em suas obras.
id UFBA-2_a52c84ad96b742554909d2cb52c0ac6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33045
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Galvão Costa, MaríliaAmâncio Costa, Eliene BenicioCajaiba Soares, Luiz ClaudioEvangelista Moura, Lino Daniel2021-03-15T13:24:13Z2021-03-15T13:24:13Z2021-03-152020-07-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33045A presente pesquisa trata do estudo do grupo Antagon TheaterAktion, a partir da perspectiva de seus projetos em comunidade, do terceiro teatro e de abordagens do teatro físico, tendo em vista os intercâmbios com vários resultados, bem como o mote para a convivência de atores e não atores pertencentes a essa comunidade teatral. O trabalho é apresentado na forma descritiva. A organização e a estrutura, visam abordar e delinear os processos artísticos desse grupo e sua configuração; verificar, a partir das noções propostas pela Antropologia Teatral, e identificar as contribuições que advém da vivência do Teatro Físico, percebidas através da diversidade de referenciais e técnicas dos atores que dele participaram e participam. Trata-se nessa pesquisa, sobre a vivência em coletivo, como o baluarte dos seus processos artísticos, bem como, a elucidação das características primordiais desse grupo, que é a valorização da utilização da linguagem corporal não verbal em suas obras.This research deals with the study of the Antagon TheaterAktion group, from the perspective of its community projects, the third theater and physical theater approaches, in view of the exchanges with various results, as well as the motto for the interaction of actors and not actors belonging to that theatrical community. The work is presented in descriptive form. The organization and the structure aim to approach and outline the artistic processes of this group and its configuration; verify, based on the notions proposed by Theater Anthropology, and identify the contributions that come from the experience of Physical Theater, perceived through the diversity of references and techniques of the actors who participated and participate in it. In this research, it is about the collective experience, as the bastion of their artistic processes, as well as, the elucidation of the primordial characteristics of this group, which is the valorization of the use of non-verbal body language in their works.Submitted by Marília Galvão Costa (senhoradosventos@gmail.com) on 2021-03-10T02:31:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Marília Galvão Costa (2).pdf: 8239448 bytes, checksum: e9915b1be5d53f4b7056c8b0e68be81e (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-03-15T13:24:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Marília Galvão Costa (2).pdf: 8239448 bytes, checksum: e9915b1be5d53f4b7056c8b0e68be81e (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-15T13:24:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Marília Galvão Costa (2).pdf: 8239448 bytes, checksum: e9915b1be5d53f4b7056c8b0e68be81e (MD5)CapesArtes Cênicasantropologia teatralprocessos artísticosteatro em comunidadeteatro de grupoteatro físicoGRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da Bahia, Programa de Pós Graduação em Artes CênicasPrograma de Pós Graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de Marília Galvão Costa (2).pdfDissertação de Marília Galvão Costa (2).pdfapplication/pdf8239448https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33045/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mar%c3%adlia%20Galv%c3%a3o%20Costa%20%282%29.pdfe9915b1be5d53f4b7056c8b0e68be81eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33045/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDissertação de Marília Galvão Costa (2).pdf.txtDissertação de Marília Galvão Costa (2).pdf.txtExtracted texttext/plain248924https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33045/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mar%c3%adlia%20Galv%c3%a3o%20Costa%20%282%29.pdf.txtdaa1d7c549bcbe4348781f4cb6e16442MD53ri/330452022-07-01 10:46:50.313oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
title GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
spellingShingle GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
Galvão Costa, Marília
Artes Cênicas
antropologia teatral
processos artísticos
teatro em comunidade
teatro de grupo
teatro físico
title_short GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
title_full GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
title_fullStr GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
title_full_unstemmed GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
title_sort GRUPO ANTAGON THEATER AKTION: UM ESTUDO DE SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
author Galvão Costa, Marília
author_facet Galvão Costa, Marília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão Costa, Marília
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amâncio Costa, Eliene Benicio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cajaiba Soares, Luiz Claudio
Evangelista Moura, Lino Daniel
contributor_str_mv Amâncio Costa, Eliene Benicio
Cajaiba Soares, Luiz Claudio
Evangelista Moura, Lino Daniel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes Cênicas
topic Artes Cênicas
antropologia teatral
processos artísticos
teatro em comunidade
teatro de grupo
teatro físico
dc.subject.por.fl_str_mv antropologia teatral
processos artísticos
teatro em comunidade
teatro de grupo
teatro físico
description A presente pesquisa trata do estudo do grupo Antagon TheaterAktion, a partir da perspectiva de seus projetos em comunidade, do terceiro teatro e de abordagens do teatro físico, tendo em vista os intercâmbios com vários resultados, bem como o mote para a convivência de atores e não atores pertencentes a essa comunidade teatral. O trabalho é apresentado na forma descritiva. A organização e a estrutura, visam abordar e delinear os processos artísticos desse grupo e sua configuração; verificar, a partir das noções propostas pela Antropologia Teatral, e identificar as contribuições que advém da vivência do Teatro Físico, percebidas através da diversidade de referenciais e técnicas dos atores que dele participaram e participam. Trata-se nessa pesquisa, sobre a vivência em coletivo, como o baluarte dos seus processos artísticos, bem como, a elucidação das características primordiais desse grupo, que é a valorização da utilização da linguagem corporal não verbal em suas obras.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-15T13:24:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-15T13:24:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33045
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33045/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mar%c3%adlia%20Galv%c3%a3o%20Costa%20%282%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33045/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33045/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mar%c3%adlia%20Galv%c3%a3o%20Costa%20%282%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9915b1be5d53f4b7056c8b0e68be81e
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
daa1d7c549bcbe4348781f4cb6e16442
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459623791853568