Ensaios sobre estrutura urbana e criminalidade na cidade de Salvador.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35509 |
Resumo: | O objetivo da tese foi o de avaliar a relação entre estrutura urbana e criminalidade na área intraurbana da cidade de Salvador-Bahia. O problema de pesquisa considerou que uma melhor acessibilidade à rede de transportes e aos locais de trabalho diminui a ocorrência de crimes específicos. A tese foi estruturada em dois ensaios. O primeiro ensaio analisou os efeitos da implantação do sistema metroviário sobre os crimes de assalto a ônibus. A análise usou um banco de dados em painel com informações socioeconômicas (CENSO-IBGE) e de crimes de assaltos à ônibus (SSP-BA, 2012-2018). O método de diferenças em diferenças espacial (SDID) foi utilizado para identificar o efeito do metrô sobre os crimes analisados. Observou-se que os bairros com menor densidade populacional, como os bairros comerciais e as grandes avenidas, registraram o maior número de assaltos a ônibus. Os resultados do SDID indicaram que a implantação da primeira linha do sistema metroviário sobre os crimes de assaltos a ônibus teve efeito direto positivo, efeito indireto negativo, mas o efeito total não apresentou significância estatística. O segundo ensaio analisou como o número de empregos no mercado de trabalho formal afetou os crimes contra o patrimônio no período analisado. O problema de pesquisa considerou que regiões com maior intensidade de emprego aumentam os benefícios de se praticar crimes contra o patrimônio. Para verificar isto para a área intraurbana da cidade de Salvador, este estudo adotou um modelo de dados em painel com o uso de variável instrumental para lidar com a endogeneidade do emprego. Os dados de crime utilizados (assalto a ônibus, roubo e furto de veículos) foram fornecidos pela SSP-BA (2012-2014), enquanto as informações de emprego foram da RAIS-ME e os dados socioeconômicos e de fluxo de pessoas foram, respectivamente, do CENSO-IBGE e da Pesquisa Origem & Destino. Os resultados obtidos não forneceram evidências para a existência de efeitos da quantidade de emprego sobre os crimes analisados na cidade de Salvador e indicaram que bairros com maior intensidade de emprego registraram mais crimes contra o patrimônio. Isto tem amparo no modelo teórico e na literatura adotados, que relacionam este tipo de comportamento aos custos de oportunidade e às facilidades de acesso e de fuga. O maior fluxo de população transitória e o sistema de integração ônibus-metrô-ônibus nas regiões beneficiadas pelo sistema metroviário exigem do poder público medidas de segurança específicas para estas regiões. Além disso, a inserção do metrô e a criação de vagas de emprego, per si, não são suficientes para reduzir a criminalidade se estas vagas não forem acessíveis à população mais propensa a praticar crimes contra o patrimônio. |
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2022-06-15T13:06:45Z2022-06-15T13:06:45Z2022-04-20https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35509O objetivo da tese foi o de avaliar a relação entre estrutura urbana e criminalidade na área intraurbana da cidade de Salvador-Bahia. O problema de pesquisa considerou que uma melhor acessibilidade à rede de transportes e aos locais de trabalho diminui a ocorrência de crimes específicos. A tese foi estruturada em dois ensaios. O primeiro ensaio analisou os efeitos da implantação do sistema metroviário sobre os crimes de assalto a ônibus. A análise usou um banco de dados em painel com informações socioeconômicas (CENSO-IBGE) e de crimes de assaltos à ônibus (SSP-BA, 2012-2018). O método de diferenças em diferenças espacial (SDID) foi utilizado para identificar o efeito do metrô sobre os crimes analisados. Observou-se que os bairros com menor densidade populacional, como os bairros comerciais e as grandes avenidas, registraram o maior número de assaltos a ônibus. 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Os dados de crime utilizados (assalto a ônibus, roubo e furto de veículos) foram fornecidos pela SSP-BA (2012-2014), enquanto as informações de emprego foram da RAIS-ME e os dados socioeconômicos e de fluxo de pessoas foram, respectivamente, do CENSO-IBGE e da Pesquisa Origem & Destino. Os resultados obtidos não forneceram evidências para a existência de efeitos da quantidade de emprego sobre os crimes analisados na cidade de Salvador e indicaram que bairros com maior intensidade de emprego registraram mais crimes contra o patrimônio. Isto tem amparo no modelo teórico e na literatura adotados, que relacionam este tipo de comportamento aos custos de oportunidade e às facilidades de acesso e de fuga. O maior fluxo de população transitória e o sistema de integração ônibus-metrô-ônibus nas regiões beneficiadas pelo sistema metroviário exigem do poder público medidas de segurança específicas para estas regiões. Além disso, a inserção do metrô e a criação de vagas de emprego, per si, não são suficientes para reduzir a criminalidade se estas vagas não forem acessíveis à população mais propensa a praticar crimes contra o patrimônio.The objective of the thesis was to evaluate the relationship between urban structure and crime in the intra-urban area of the city of Salvador-Bahia. The research problem considered that better accessibility to the transport network and workplaces reduces the occurrence of specific crimes. The thesis was structured in two essays. The first essay analyzed the effects of the implementation of the subway system on bus robbery crimes. The analysis used a panel database with socioeconomic information (CENSO-IBGE) and bus robbery crimes (SSP-BA, 2012-2018). The spatial differences in differences (SDID) method was used to identify the effect of the subway on the analyzed crimes. It was observed that neighborhoods with lower population density, such as commercial districts and large avenues, recorded the highest number of bus robberies. The SDID results indicated that the implementation of the first line of the subway system on bus robberies had a positive direct effect, a negative indirect effect, but the total effect was not statistically significant. The second essay analyzed how the number of jobs in the formal labor market affected crimes against property in the analyzed period. The research problem considered that regions with higher employment intensity increase the benefits of committing crimes against property. To verify this for the intra-urban area of the city of Salvador, this study adopted a panel data model using an instrumental variable to deal with employment endogeneity. The crime data used (bus robbery, robbery and theft of vehicles) were provided by the SSP-BA (2012-2014), while the employment information was from RAIS-ME and the socioeconomic data and the flow of people were, respectively, the CENSOIBGE and the Origin & Destination Survey. The results obtained did not provide evidence for the existence of effects of the amount of employment on the crimes analyzed in the city of Salvador and indicated that neighborhoods with greater employment intensity recorded more crimes against property. This is supported by the theoretical model and the literature adopted, which relate this type of behavior to opportunity costs and ease of access and escape. The greater flow of transitory population and the bus-metro-bus integration system in the regions benefited by the subway system demand specific safety measures from the public authorities for these regions. In addition, the insertion of the subway and the creation of job vacancies, per se, are not enough to reduce crime if these vacancies are not accessible to the population more prone to commit crimes against property.Submitted by Gabriela de Souza Silva (gsouza@ufba.br) on 2022-06-15T13:06:02Z No. of bitstreams: 1 Tese - Fernanda Cairesfinal.pdf: 4452427 bytes, checksum: 62fc4bed104760b5950b0a5632d94099 (MD5)Approved for entry into archive by Gabriela de Souza Silva (gsouza@ufba.br) on 2022-06-15T13:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Fernanda Cairesfinal.pdf: 4452427 bytes, checksum: 62fc4bed104760b5950b0a5632d94099 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-15T13:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Fernanda Cairesfinal.pdf: 4452427 bytes, checksum: 62fc4bed104760b5950b0a5632d94099 (MD5) Previous issue date: 2022-04-20FAPESPporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) UFBABrasilFaculdade de EconomiaCrimeUrbanizationTransport systemLabor marketCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIASalvador-urbanizaçãoCriminalidadeSistemas viáriosTransporte público - assaltoEnsaios sobre estrutura urbana e criminalidade na cidade de Salvador.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSantos, Gervásio Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/6090603493401276Silva, Diana Lúcia Gonzaga dahttp://lattes.cnpq.br/2325403355623045Andrade, Cláudia de Sá MalbouissonPires, Mônica de MouraPereira, RogérioJorge, Marco AntônioSilva, Diana Lúcia Gonzaga da1098194556761187http://lattes.cnpq.br/1098194556761187Caires, Fernanda Oliveira Caires ereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese - Fernanda Cairesfinal.pdfTese - Fernanda Cairesfinal.pdfapplication/pdf4452427https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35509/1/Tese%20-%20Fernanda%20Cairesfinal.pdf62fc4bed104760b5950b0a5632d94099MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1731https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35509/2/license.txt322b424ca656d7e00c73f5549ccede1aMD52TEXTTese - Fernanda Cairesfinal.pdf.txtTese - Fernanda Cairesfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain348505https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35509/3/Tese%20-%20Fernanda%20Cairesfinal.pdf.txt23b4fca354833c091bb265d5dae494a7MD53ri/355092022-06-18 06:25:34.138oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-18T09:25:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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