Helena Ignez: descolonizando olhares- estratégias de invenção na representação da mulher no cinema marginal brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Tatiana Trad
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32187
Resumo: Esta pesquisa investiga o papel da atriz Helena Ignez no cenário de vanguarda artística do cinema brasileiro e como suas personagens colaboraram para a abertura de um novo espaço para a mulher no cinema nacional. Propõe- se refletir sobre a Representação da Mulher no Cinema Marginal á partir da construção e/ou desconstrução de identidades femininas de algumas personagens que Helena Ignez interpretou . Para tanto, elaborou-se uma amostra das personagens vividas pela atriz. Nessa amostra busca-se identificar possíveis rupturas e inovações que estas personagens possam ter trazido para o campo das representações da mulher no cinema brasileiro, no sentido de apontar novos modelos de mulher, diferentes do tradicional modelo da narrativa clássica do cinema Hollywoodiano. A amostra é composta por quatro filmes do Cinema Marginal brasileiro, dirigidos por Rogério Sganzerla entre 1968 e 1971, dos quais Helena Ignez é a protagonista. São analisadas as personagens Janete Jane de “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), Angela Carne e Osso de “A Mulher de Todos” (1969), Sônia Silk- A Fera Oxigenada de “Copacabana Mon Amour” (1970) e América de “Sem Essa Aranha” (1971). A escolha de tais personagens tem uma vinculação direta ao Cinema Marginal e se dá também pela ordem de continuidade cronológica e pelas rupturas e inovações que propõe. Como aporte teórico desta pesquisa, são utilizados estudos referentes a Cultura Brasileira, ao Cinema e especialmente o Cinema Marginal, além das Teorias Feministas que nos permitem perceber o estágio das lutas das mulheres no momento em que o Cinema Marginal se realizava.
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A amostra é composta por quatro filmes do Cinema Marginal brasileiro, dirigidos por Rogério Sganzerla entre 1968 e 1971, dos quais Helena Ignez é a protagonista. São analisadas as personagens Janete Jane de “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), Angela Carne e Osso de “A Mulher de Todos” (1969), Sônia Silk- A Fera Oxigenada de “Copacabana Mon Amour” (1970) e América de “Sem Essa Aranha” (1971). A escolha de tais personagens tem uma vinculação direta ao Cinema Marginal e se dá também pela ordem de continuidade cronológica e pelas rupturas e inovações que propõe. Como aporte teórico desta pesquisa, são utilizados estudos referentes a Cultura Brasileira, ao Cinema e especialmente o Cinema Marginal, além das Teorias Feministas que nos permitem perceber o estágio das lutas das mulheres no momento em que o Cinema Marginal se realizava.This research investigates the role of Helena Ignez actress in the artistic avant-garde scene of Brazilian cinema and how their characters have contributed to the opening of a new space for women in the national cinema. It is proposed to reflect on women's representation in Marginal Cinema will from the construction and / or deconstruction of female identities of some characters Helena Ignez played. Therefore, produced a sample of the characters lived by actress. In this sample we seek to identify possible disruptions and innovations that these characters can be brought into the field of women's representation in Brazilian cinema, to identify new models of women, different from the traditional model of classical narrative of Hollywood cinema. The sample consists of four films of the Brazilian Marginal Cinema, directed by Rogério Sganzerla between 1968 and 1971, of which Helena Ignez is the protagonist. Janet Jane the characters in "The Red Light Bandit" are analyzed (1968), Angela Flesh and Bone "Women of All" (1969), Sonia Silk- Oxygenated The Beast "Copacabana Mon Amour" (1970) and America of "No Such Spider" (1971). The choice of these characters has a direct link to the Marginal Cinema and also gives the order of chronological continuity and the breaks and innovations it proposes. As theoretical basis of this research studies are used referring to Brazilian culture, the cinema and especially the Marginal Cinema, besides the Feminist theories that allow us to realize women's struggles of the stage at the time the Marginal Cinema was realized.Submitted by Tatiana Trad Netto (tatianatradn@gmail.com) on 2020-09-03T18:56:11Z No. of bitstreams: 1 _TatianaTrad.pdf: 3553064 bytes, checksum: 5d49ceb6f7a043893c2ca86a3a26bee9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-09-07T14:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 _TatianaTrad.pdf: 3553064 bytes, checksum: 5d49ceb6f7a043893c2ca86a3a26bee9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-07T14:30:14Z (GMT). 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