“Ou a gente confia no povo, ou não há solução”. Teatro livre da Bahia e a cultura popular na década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11623
Resumo: 165f.
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spelling Silva, Denise PereiraSilva, Denise PereiraFerreira, Muniz Gonçalves2013-06-04T19:14:06Z2013-06-04T19:14:06Z2012http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11623165f.Dos grupos de teatro baiano comprometidos com as causas sociais e que se engajavam na luta pela democracia, o Teatro Livre da Bahia é um dos exemplos no contexto do regime militar. Nascido no ano emblemático de 1968, o grupo realizou uma das experiências mais significativas de aproximação com as camadas populares que foi o Teatro de Rua. A partir da utilização da literatura de cordel, o Teatro Livre da Bahia trouxe para os palcos e para as ruas um importante elemento da cultura popular nacional. Amparada em fontes orais, jornais alternativos e os de grande circulação, e ainda cartas pessoais dos atores tracei a trajetória artística e ideológica dos integrantes do grupo, com especial atenção à João Augusto e Bemvindo Sequeira, já que eles foram os principais responsáveis pelo perfil engajado do Teatro Livre da Bahia.Parmi les troupes de théâtre baianais qui adhère aux causes sociales en s’engageant auprès de la lutte pour la démocratie, le Théatre Libre de Bahia est l’un des exemples dans un contexte de regime militaire. Né en 1968, une année emblématique, le groupe a organisé l'une des expériences les plus significatives de l'approche des classes étant le Théâtre de Rue. En utilisant la littérature de cordel le Théâtre Libre de Bahia portait sur la scène et dans la rue un element important de la culture populaire nationale. Soutenue par des sources orales, des journaux alternatifs et des journaux de grande circulation, et encore des lettres personneles des comédiens, on a tracé la trajectoire artistique et idéologique des membres du groupe, avec une attention particulière à João Augusto et Bemvindo Sequeira, car ils étaient les principals responsables pour le profil engagé du Théâtre Libre de Bahia.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2013-05-17T19:33:55Z No. of bitstreams: 1 (Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf: 5557224 bytes, checksum: 3f30f5ec898a256916cf697ae50f107a (MD5)Rejected by NELIJANE MENEZES(rubi2276@gmail.com), reason: Verificar idiomas do resumo. on 2013-06-03T02:00:26Z (GMT)Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2013-06-03T14:23:59Z No. of bitstreams: 1 (Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf: 5557224 bytes, checksum: 3f30f5ec898a256916cf697ae50f107a (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela(anapoli@ufba.br) on 2013-06-04T19:14:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 (Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf: 5557224 bytes, checksum: 3f30f5ec898a256916cf697ae50f107a (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-04T19:14:06Z (GMT). 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Teatro livre da Bahia e a cultura popular na década de 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL(Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf(Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdfapplication/pdf5557224https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11623/1/%28Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Pereira%20Silva%202012%29.pdf3f30f5ec898a256916cf697ae50f107aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11623/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT(Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf.txt(Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf.txtExtracted texttext/plain427906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11623/3/%28Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Pereira%20Silva%202012%29.pdf.txt19272172dc4a74151e34e2d0d5ee1051MD53ri/116232022-07-05 14:02:57.226oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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