SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26589 |
Resumo: | Esta tese resulta de um estudo do processo de recriação do texto dramático de William Shakespeare, Sonho de uma noite de verão, encenado pelo Bando de Teatro Olodum, em 2006, na Bahia, Brasil, e pelo The Classical Theater of Harlem, em 2013, em Nova Iorque, Estados Unidos. As versões produzidas pelas companhias teatrais brasileira e estadunidense, a partir do referido texto de Shakespeare, foram construídas por meio da inserção de elementos que remetem à cultura afro-brasileira e afro-americana. A partir dos documentos de processo, que incluem croquis, fotos, vídeos de ensaios e entrevistas com o elenco, os diretores, figurinistas e cenógrafos, foi feita uma análise fundamentada em três pilares: arqueológico, genealógico e genético. Foi possível observar que a construção dos espetáculos é constituída por uma rede complexa de interações sócio-históricas e culturais. Entende-se que essas montagens são contradiscursos, que contribuem para o processo de afirmação e valorização da cultura de matriz africana na diáspora. |
id |
UFBA-2_a6f56a39b72c7e934e0700de5ae50a61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26589 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Pereira, Marieli de JesusAnastácio, Sílvia Maria GuerraRamos, Elizabeth SantosMacedo, Anne Greice Soares RibeiroBoccia, Leonardo VicenzoAraújo, Noélia Borges de2018-07-16T20:07:56Z2018-07-16T20:07:56Z2018-07-162016-06-01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26589Esta tese resulta de um estudo do processo de recriação do texto dramático de William Shakespeare, Sonho de uma noite de verão, encenado pelo Bando de Teatro Olodum, em 2006, na Bahia, Brasil, e pelo The Classical Theater of Harlem, em 2013, em Nova Iorque, Estados Unidos. As versões produzidas pelas companhias teatrais brasileira e estadunidense, a partir do referido texto de Shakespeare, foram construídas por meio da inserção de elementos que remetem à cultura afro-brasileira e afro-americana. A partir dos documentos de processo, que incluem croquis, fotos, vídeos de ensaios e entrevistas com o elenco, os diretores, figurinistas e cenógrafos, foi feita uma análise fundamentada em três pilares: arqueológico, genealógico e genético. Foi possível observar que a construção dos espetáculos é constituída por uma rede complexa de interações sócio-históricas e culturais. Entende-se que essas montagens são contradiscursos, que contribuem para o processo de afirmação e valorização da cultura de matriz africana na diáspora.This dissertation results from the study of the process of recreation of the dramatic text written by William Shakespeare, A Midsummer Night's Dream staged by Bando de Teatro Olodum, in 2006, in Bahia, Brazil, and The Classical Theater of Harlem, in 2013, in New York, U.S. The versions produced by Brazilian and American theater companies based on Shakespeare's text were constructed by inserting elements that refer to African-Brazilian and African American cultures. The documents that refer to the creative process of both plays include sketches, photos, essays, videos and interviews with the cast, directors, costume designers and set designers. The analysis proposed is based on three pillars: the archaeological, the genealogical and the genetic one. It was possible to observe that the performance construction consists of a complex network of socio-historical and cultural interactions. These assemblies are counter-discourses that contribute to the process of affirmation and appreciation of African-based culture in the Diaspora.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-07-16T14:59:24Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 4542491 bytes, checksum: dca3c3fa658bab003f4d3a52f890bfa0 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-16T20:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 4542491 bytes, checksum: dca3c3fa658bab003f4d3a52f890bfa0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-16T20:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 4542491 bytes, checksum: dca3c3fa658bab003f4d3a52f890bfa0 (MD5)LetrasConstrução discursivaShakespeareIdentidade culturalCrítica GenéticaSHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALVERSÃO DEFINITIVA.pdfVERSÃO DEFINITIVA.pdfapplication/pdf4542491https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26589/1/VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdfdca3c3fa658bab003f4d3a52f890bfa0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26589/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTVERSÃO DEFINITIVA.pdf.txtVERSÃO DEFINITIVA.pdf.txtExtracted texttext/plain331353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26589/3/VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf.txt31aecfe2bb687ae31d5e39e46c390304MD53ri/265892022-02-23 18:09:56.917oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T21:09:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
title |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
spellingShingle |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA Pereira, Marieli de Jesus Letras Construção discursiva Shakespeare Identidade cultural Crítica Genética |
title_short |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
title_full |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
title_fullStr |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
title_full_unstemmed |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
title_sort |
SHAKESPEARE NA BAHIA E NO HARLEM: A RECRIAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO NAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA |
author |
Pereira, Marieli de Jesus |
author_facet |
Pereira, Marieli de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marieli de Jesus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anastácio, Sílvia Maria Guerra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Elizabeth Santos Macedo, Anne Greice Soares Ribeiro Boccia, Leonardo Vicenzo Araújo, Noélia Borges de |
contributor_str_mv |
Anastácio, Sílvia Maria Guerra Ramos, Elizabeth Santos Macedo, Anne Greice Soares Ribeiro Boccia, Leonardo Vicenzo Araújo, Noélia Borges de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Construção discursiva Shakespeare Identidade cultural Crítica Genética |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção discursiva Shakespeare Identidade cultural Crítica Genética |
description |
Esta tese resulta de um estudo do processo de recriação do texto dramático de William Shakespeare, Sonho de uma noite de verão, encenado pelo Bando de Teatro Olodum, em 2006, na Bahia, Brasil, e pelo The Classical Theater of Harlem, em 2013, em Nova Iorque, Estados Unidos. As versões produzidas pelas companhias teatrais brasileira e estadunidense, a partir do referido texto de Shakespeare, foram construídas por meio da inserção de elementos que remetem à cultura afro-brasileira e afro-americana. A partir dos documentos de processo, que incluem croquis, fotos, vídeos de ensaios e entrevistas com o elenco, os diretores, figurinistas e cenógrafos, foi feita uma análise fundamentada em três pilares: arqueológico, genealógico e genético. Foi possível observar que a construção dos espetáculos é constituída por uma rede complexa de interações sócio-históricas e culturais. Entende-se que essas montagens são contradiscursos, que contribuem para o processo de afirmação e valorização da cultura de matriz africana na diáspora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-16T20:07:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-16T20:07:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26589 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26589/1/VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26589/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26589/3/VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dca3c3fa658bab003f4d3a52f890bfa0 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 31aecfe2bb687ae31d5e39e46c390304 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459565690257408 |