Ensino de Música no Instituto Federal da Bahia: Paradigmas e paradoxos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25371 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como campo de investigação o ensino de música no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e procurou responder a duas questões: como a educação musical se inseriu e se desenvolveu na estrutura curricular dos cursos da Educação Básica ministrados no IFBA? Os resultados apresentados no campus Vitória da Conquista quanto à formação musical e encaminhamento de estudantes ao ensino superior em música eram também encontrados nos demais campi onde havia ensino de música? Tais questões levaram à definição dos objetivos gerais da pesquisa: identificar e analisar a presença/ausência da educação musical como conteúdo na estrutura curricular do IFBA; descrever e analisar de que maneira o ensino de música era desenvolvido no âmbito da instituição. Tendo em vista tais objetivos, dados foram coletados entre diretores de ensino dos campi, na Pró-Reitoria de Ensino da Instituição, entre professores de música da instituição e estudantes egressos matriculados em cursos superiores de música. Os resultados preliminares permitiram traçar um panorama do ensino do componente curricular Arte na instituição e constatar que o ensino de música estava presente em apenas quatro campi (25%) da instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso e na fase inicial adotou expedientes relacionados à pesquisa quantitativa. Entretanto, após a exploração dos primeiros dados colhidos, prevaleceram os aspectos qualitativos na fase dominante da investigação. A metodologia da coleta de dados variou entre as técnicas de aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Paralelamente a esses procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica, que resultou na apresentação e análise da inserção do ensino de música na Educação Básica em uma trajetória que foi marcada por diversas leis educacionais de abrangência nacional. Para entender essa trajetória, bem como a dinâmica do sistema legal, o estudo tomou como referência as abordagens do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Considerando que, no IFBA, o ensino de música está inserido como componente curricular do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Ensino Integrado), a pesquisa também se dedicou à análise da criação e desenvolvimento dessa forma de ensino. A práxis musical desenvolvida pelos docentes do IFBA foi analisada à luz do modelo teórico musical C(L)A(S)P de Keyth Swanwick. Os dados recolhidos indicaram que as cinco etapas do processo de educação musical previstas na teoria de Swanwick estavam presentes no ensino de música praticado no IFBA. A pesquisa evidenciou, ainda, que os resultados da prática musical desenvolvida nos demais campi do IFBA são análogos aos resultados obtidos no campus Vitória da Conquista. |
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Ferreira, Marcos de SouzaMagalhães, Luíz César MarquesMoura, Dante HenriquePereira, Rita de Cassia MendesSilva, Tais Dantas daFonseca, Diana Santiago da2018-02-26T15:18:17Z2018-02-26T15:18:17Z2018-02-262017-07-14Tese (Doutorado), 229 f. : il. Salvador, 2017. F383 - CDD 780.7http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25371Esta pesquisa teve como campo de investigação o ensino de música no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e procurou responder a duas questões: como a educação musical se inseriu e se desenvolveu na estrutura curricular dos cursos da Educação Básica ministrados no IFBA? Os resultados apresentados no campus Vitória da Conquista quanto à formação musical e encaminhamento de estudantes ao ensino superior em música eram também encontrados nos demais campi onde havia ensino de música? Tais questões levaram à definição dos objetivos gerais da pesquisa: identificar e analisar a presença/ausência da educação musical como conteúdo na estrutura curricular do IFBA; descrever e analisar de que maneira o ensino de música era desenvolvido no âmbito da instituição. Tendo em vista tais objetivos, dados foram coletados entre diretores de ensino dos campi, na Pró-Reitoria de Ensino da Instituição, entre professores de música da instituição e estudantes egressos matriculados em cursos superiores de música. Os resultados preliminares permitiram traçar um panorama do ensino do componente curricular Arte na instituição e constatar que o ensino de música estava presente em apenas quatro campi (25%) da instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso e na fase inicial adotou expedientes relacionados à pesquisa quantitativa. Entretanto, após a exploração dos primeiros dados colhidos, prevaleceram os aspectos qualitativos na fase dominante da investigação. A metodologia da coleta de dados variou entre as técnicas de aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Paralelamente a esses procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica, que resultou na apresentação e análise da inserção do ensino de música na Educação Básica em uma trajetória que foi marcada por diversas leis educacionais de abrangência nacional. Para entender essa trajetória, bem como a dinâmica do sistema legal, o estudo tomou como referência as abordagens do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Considerando que, no IFBA, o ensino de música está inserido como componente curricular do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Ensino Integrado), a pesquisa também se dedicou à análise da criação e desenvolvimento dessa forma de ensino. A práxis musical desenvolvida pelos docentes do IFBA foi analisada à luz do modelo teórico musical C(L)A(S)P de Keyth Swanwick. Os dados recolhidos indicaram que as cinco etapas do processo de educação musical previstas na teoria de Swanwick estavam presentes no ensino de música praticado no IFBA. A pesquisa evidenciou, ainda, que os resultados da prática musical desenvolvida nos demais campi do IFBA são análogos aos resultados obtidos no campus Vitória da Conquista.This research paper details the results of an investigation into the teaching of music as practiced in the Federal Institute of Bahia (IFBA). The investigation sought to answer two main questions: firstly, how was music education initiated and developed within the curricular structure of the Basic Education courses offered by IFBA and secondly, whether the results observed in the Vitoria da Conquista Campus regarding music training of students and their preparation for higher levels of music education were also found in other campuses where music teaching occurs. These issues led to the investigation of two additional topics, namely (a) the identification and analysis of the presence or absence of music education as an effective content within the IFBA curriculum structure; and (b) a description and analysis of how the teaching of music was practiced within the institution. In order to achieve these study goals, data was collected from the teaching directors of the various IFBA campuses, from the institution’s music teachers, and from the students enrolled in its higher-level music courses. In addition, an investigation was made within the IFBA Rectory. Among the research's preliminary results a spectrum of practice was observed within the institution regarding the "Art" teaching component, and Music teaching was identified in only four campuses, a percentage of 25%. The research's main feature should be considered as a “case study”. The initial research strategy was to adopt the quantitative aspect, but after the examination of the initial data, the qualitative aspects became more significant. Data collection techniques varied from the use of questionnaires to semi-structured interviews. The bibliographic research involved the presentation and analysis of the teaching of music panorama in the Brazilian elementary school system, defined by many national education laws. In order to understand such regulations this study used Stephen Ball’s policy cycle method as a reference. Considering that within the IFBA institution the teaching of music takes place within “Integrated Education” (High School integrated with the average level of professional technical education), the research also took into consideration the analysis of the creation and development of this form of education. The teachers' music praxis was analysed according to the music theory model C(L)A(S)P developed by Keyth Swanwick. Data collection indicated that the five stages of the music education process belonging to Swanwick’s theory were present in the teaching of music practiced in the IFBA. The research further demonstrated that the results of music education practices developed in the other IFBA campuses are analogous to the results obtained in the Vitória da Conquista campus.Submitted by Marcos Ferreira (musicaferreira@gmail.com) on 2017-12-20T13:53:21Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA, M. S. Ensino de Música no IFBA.pdf: 2071840 bytes, checksum: 68bf9ebddb8db1cb090a9ed7e7a55fe6 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-02-26T15:18:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA, M. S. Ensino de Música no IFBA.pdf: 2071840 bytes, checksum: 68bf9ebddb8db1cb090a9ed7e7a55fe6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-26T15:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA, M. S. 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