Percepção de crianças sobre os cuidados recebidos das profissionais de enfermagem em unidade oncológica
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13965 |
Resumo: | O cuidado à criança com câncer hospitalizada vem se especializando e implica em atender às suas necessidades, a fim de minimizar os traumas físicos e psíquicos decorrentes das frequentes internações. Fundamentando-se nessas considerações, os objetivos deste estudo foram: compreender a percepção de crianças, na faixa etária de sete a doze anos, acerca dos cuidados recebidos das profissionais de enfermagem em unidade oncológica pediátrica; identificar as necessidades de cuidados manifestadas pelas crianças. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado com 18 crianças. A coleta de dados ocorreu por meio da entrevista semi-estruturada e do Procedimento de Desenho-Estória com Tema (PDE-T), no período de janeiro a março de 2013. Os dados foram analisados em duas etapas: análise das falas e análise das expressões gráficas dos desenhos. As falas que emergiram, tanto das entrevistas como dos PDE-T, foram analisadas segundo a análise de conteúdo temática, proposta por Bardin (2009), resultando em quatro categorias: descrevendo os cuidados recebidos; experienciando a dor e o medo; percebendo a comunicação durante a hospitalização; sugerindo como gostariam de ser cuidadas. Essas foram relacionadas a referenciais acerca do cuidar/cuidado humano e a enfermagem, da criança hospitalizada e do cuidado das profissionais de enfermagem à criança com câncer. As imagens dos desenhos foram analisadas de modo descritivo, por livre inspeção do material. Os resultados revelaram que as crianças foram incentivadas e avaliadas quanto à sua alimentação e ingestão hídrica, atividade física, recreação e banho, sendo o horário desse condicionado à rotina da unidade. Expressaram que, ao receberem cuidados para o tratamento, de modo adequado, sentem-se otimistas e acreditam na cura; e que elas e seus familiares receberam orientação sobre os procedimentos realizados e sobre a sua doença, o que contribuiu para tornar a experiência da hospitalização menos traumática e estabelecer uma relação mútua de ajuda. Sugeriram maior conhecimento e habilidade e melhoria das condições de trabalho das profissionais, adequações na unidade, flexibilização do horário do banho, incentivo ao brincar, mais comunicação, o ganho de presente, paciência, amor, transmissão de suas necessidades para a direção da unidade e participação em reuniões que lhes dizem respeito. Os resultados da análise gráfica, em sobremaneira, reforçaram a importância do compromisso da profissional com o tratamento do câncer, da relação afetiva e de ajuda, da presença do familiar acompanhante em meio ao cuidado. Assim, entende-se que cada criança deva ser incentivada a oferecer informações que favoreçam o seu cuidado, a fim de que as experiências da doença e hospitalização sejam menos traumáticas e os momentos de encontro, entre profissionaiscriança, mais agradáveis. |
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A coleta de dados ocorreu por meio da entrevista semi-estruturada e do Procedimento de Desenho-Estória com Tema (PDE-T), no período de janeiro a março de 2013. Os dados foram analisados em duas etapas: análise das falas e análise das expressões gráficas dos desenhos. As falas que emergiram, tanto das entrevistas como dos PDE-T, foram analisadas segundo a análise de conteúdo temática, proposta por Bardin (2009), resultando em quatro categorias: descrevendo os cuidados recebidos; experienciando a dor e o medo; percebendo a comunicação durante a hospitalização; sugerindo como gostariam de ser cuidadas. Essas foram relacionadas a referenciais acerca do cuidar/cuidado humano e a enfermagem, da criança hospitalizada e do cuidado das profissionais de enfermagem à criança com câncer. As imagens dos desenhos foram analisadas de modo descritivo, por livre inspeção do material. Os resultados revelaram que as crianças foram incentivadas e avaliadas quanto à sua alimentação e ingestão hídrica, atividade física, recreação e banho, sendo o horário desse condicionado à rotina da unidade. Expressaram que, ao receberem cuidados para o tratamento, de modo adequado, sentem-se otimistas e acreditam na cura; e que elas e seus familiares receberam orientação sobre os procedimentos realizados e sobre a sua doença, o que contribuiu para tornar a experiência da hospitalização menos traumática e estabelecer uma relação mútua de ajuda. Sugeriram maior conhecimento e habilidade e melhoria das condições de trabalho das profissionais, adequações na unidade, flexibilização do horário do banho, incentivo ao brincar, mais comunicação, o ganho de presente, paciência, amor, transmissão de suas necessidades para a direção da unidade e participação em reuniões que lhes dizem respeito. Os resultados da análise gráfica, em sobremaneira, reforçaram a importância do compromisso da profissional com o tratamento do câncer, da relação afetiva e de ajuda, da presença do familiar acompanhante em meio ao cuidado. Assim, entende-se que cada criança deva ser incentivada a oferecer informações que favoreçam o seu cuidado, a fim de que as experiências da doença e hospitalização sejam menos traumáticas e os momentos de encontro, entre profissionaiscriança, mais agradáveis.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandarego@gmail.com) on 2013-11-26T17:16:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_enf_ Rosyaline da Silva Bezerra.pdf: 2230852 bytes, checksum: 706b3a3d840d73e372557bb79783d806 (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Ferreira (flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-11-27T17:56:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_enf_ Rosyaline da Silva Bezerra.pdf: 2230852 bytes, checksum: 706b3a3d840d73e372557bb79783d806 (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-27T17:56:51Z (GMT). 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