A informação científica na prática médica: estudo do comportamento informacional do médico-residente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Martha Silvia Martínez
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8175
Resumo: Os médicos em sua prática clínica vivenciam necessidades de informação muito específicas, em relação às quais características como exatidão, confiabilidade e presteza são fundamentais. Face ao crescente volume da literatura médica corrente, esses profissionais têm encontrado dificuldade para superar os obstáculos e obter acesso a informações que facilitariam o atendimento de seus pacientes. Com o objetivo de investigar o comportamento informacional do médico decorrente das necessidades surgidas durante o atendimento ao paciente, realizou-se uma pesquisa com um grupo de 73 médicos-residentes do Hospital Universitário Prof. Edgar Santos, da Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia. A população foi examinada utilizando a técnica do survey, e do incidente crítico através da aplicação de um questionário. Os resultados mostram que o grupo de médicos-residentes estudado tem necessidades de informação científica para sua prática clínica, especialmente sobre os temas relacionados ao tratamento medicamentoso e ao diagnóstico, e que, devido às características específicas do grupo, essas necessidades se fundem com uma necessidade de informação mais ampla e ao mesmo tempo básica. E, nesse sentido, eles priorizam informações que são encontradas através da consulta ao médico-supervisor ou mais experiente, ou através dos livros da sua coleção particular. Os recursos tecnológicos disponíveis ainda são pouco utilizados, devido, em parte, à falta de tempo, às dificuldades com o manejo ou ao desconhecimento dos mesmos. A biblioteca, pouco visitada, não apresenta grande utilidade para esta população, que considerou os acervos escassos e desatualizados, desconhecendo o papel do bibliotecário. Estas afirmações contribuem para concluir que para o profissional da informação especializado na área médica parece haver um importante papel a desempenhar nesse cenário, desde que o mesmo invista no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para essa atuação. As intervenções dos serviços informacionais devem ser pensadas de forma a atender as particularidades do contexto que envolve os médicos-residentes, pois estes representam uma categoria específica, que os situa entre profissionais e estudantes, que pouco tem sido estudada.
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A população foi examinada utilizando a técnica do survey, e do incidente crítico através da aplicação de um questionário. Os resultados mostram que o grupo de médicos-residentes estudado tem necessidades de informação científica para sua prática clínica, especialmente sobre os temas relacionados ao tratamento medicamentoso e ao diagnóstico, e que, devido às características específicas do grupo, essas necessidades se fundem com uma necessidade de informação mais ampla e ao mesmo tempo básica. E, nesse sentido, eles priorizam informações que são encontradas através da consulta ao médico-supervisor ou mais experiente, ou através dos livros da sua coleção particular. Os recursos tecnológicos disponíveis ainda são pouco utilizados, devido, em parte, à falta de tempo, às dificuldades com o manejo ou ao desconhecimento dos mesmos. A biblioteca, pouco visitada, não apresenta grande utilidade para esta população, que considerou os acervos escassos e desatualizados, desconhecendo o papel do bibliotecário. Estas afirmações contribuem para concluir que para o profissional da informação especializado na área médica parece haver um importante papel a desempenhar nesse cenário, desde que o mesmo invista no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para essa atuação. As intervenções dos serviços informacionais devem ser pensadas de forma a atender as particularidades do contexto que envolve os médicos-residentes, pois estes representam uma categoria específica, que os situa entre profissionais e estudantes, que pouco tem sido estudada.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-26T14:33:35Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO PRONTA 1.pdf: 1328417 bytes, checksum: ff9759c94f6764534649e06122311f2b (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-26T14:33:35Z (GMT). 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