Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32258 |
Resumo: | Esta tese é um dos resultados da pesquisa artística realizada em integração com a criação do solo de dança intitulado Reversa, concebido e dançado por mim no Brasil e na Inglaterra entre 2016, 2017 e 2018. Na pesquisa, há a indagação conceitual, artística e experimental sobre o que chamo de ‘poética de permanência e transformação’, principalmente em diálogo com práticas meditativas e respiratórias do yoga, com a Teoria do Esforço de Rudolf Laban e seus tópicos afins, bem como com a prática de vibração-contenção-fluxo desenvolvida por Carla Normagna. São articulados e discutidos princípios, práticas, modos de preparação e criação coreográfica experimentados em Reversa por meio da criação de terminologias próprias e reflexões advindas da prática artística na relação com diversas referências, sejam elas artísticas ou filosóficas. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa (PcP) e no Processo de Articulações Criativas (PAC) de Jane Bacon e Vida Midgelow e visa refletir três perguntas codependentes: o que se passa entre vida interior, espaço externo e gesto enquanto danço? o que vislumbro dessa relação, desse “entre”? como teço, artisticamente, essa relação? |
id |
UFBA-2_a9e4fcace11f19b26f8abba6b14e9159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32258 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Barbosa, Vivian Vieira PeçanhaGrebler, Maria Albertina SilaVieira, Alba PedreiraAlmeida, Marcus Vinicius Machado deLima, Carla Andrea SilvaQuilici, Cassiano Sydow2020-10-02T09:55:39Z2020-10-02T09:55:39Z2020-10-022019-07TESEhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32258Esta tese é um dos resultados da pesquisa artística realizada em integração com a criação do solo de dança intitulado Reversa, concebido e dançado por mim no Brasil e na Inglaterra entre 2016, 2017 e 2018. Na pesquisa, há a indagação conceitual, artística e experimental sobre o que chamo de ‘poética de permanência e transformação’, principalmente em diálogo com práticas meditativas e respiratórias do yoga, com a Teoria do Esforço de Rudolf Laban e seus tópicos afins, bem como com a prática de vibração-contenção-fluxo desenvolvida por Carla Normagna. São articulados e discutidos princípios, práticas, modos de preparação e criação coreográfica experimentados em Reversa por meio da criação de terminologias próprias e reflexões advindas da prática artística na relação com diversas referências, sejam elas artísticas ou filosóficas. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa (PcP) e no Processo de Articulações Criativas (PAC) de Jane Bacon e Vida Midgelow e visa refletir três perguntas codependentes: o que se passa entre vida interior, espaço externo e gesto enquanto danço? o que vislumbro dessa relação, desse “entre”? como teço, artisticamente, essa relação?This thesis is one of the outcomes of the artistic research accomplished in integration with the choreographic process of Reversa, a dance solo created and performed by Vivian Barbosa in Brazil and England during the years of 2016, 2017 and 2018. In the research, there is the conceptual, artistic and experimental inquiry about what Barbosa calls 'poetics of permanence and transformation', in dialogue with yoga breathing and meditation, with Rudolf Laban's Effort Theory and its related topics, as well as with the practice of vibration-containment-flow developed by Carla Normagna. Principles, practices, modes of preparation and choreographic creation experienced in Reversa are articulated and discussed through the creation of singular terminologies linked to artistic practice and several artistic and philosophical reference. This articulation is methodologically supported by the perspective of Practice as Research (PcP) and Creative Articulations Process (CAP) by Jane Bacon and Vida Midgelow and it aims to reflect three codependent questions: what happens between inner life, outer space and gesture while I dance? What do I glimpse into this relationship, into this “in-between”? How do I artistically weave this relationship?Submitted by Vivian Barbosa (vivieirap@gmail.com) on 2020-09-29T13:13:10Z No. of bitstreams: 1 Tese completa final - Vivian Barbosa.pdf: 10643410 bytes, checksum: 40e7763413e8853ed8e338e740b91b53 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2020-10-02T09:55:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa final - Vivian Barbosa.pdf: 10643410 bytes, checksum: 40e7763413e8853ed8e338e740b91b53 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-02T09:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese completa final - Vivian Barbosa.pdf: 10643410 bytes, checksum: 40e7763413e8853ed8e338e740b91b53 (MD5)CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)ArtesPrática como pesquisaMetodologias emergentes e criação em dançaEspiritualidade e dançaDança, experiência e criatividadeEntre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de teatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese completa final - Vivian Barbosa.pdfTese completa final - Vivian Barbosa.pdfapplication/pdf10643410https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32258/1/Tese%20completa%20final%20-%20Vivian%20Barbosa.pdf40e7763413e8853ed8e338e740b91b53MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32258/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTTese completa final - Vivian Barbosa.pdf.txtTese completa final - Vivian Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain540469https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32258/3/Tese%20completa%20final%20-%20Vivian%20Barbosa.pdf.txt7e477ae704df1f8f3382eacde734d0dfMD53ri/322582022-07-01 10:46:44.137oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:44Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
title |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
spellingShingle |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança Barbosa, Vivian Vieira Peçanha Artes Prática como pesquisa Metodologias emergentes e criação em dança Espiritualidade e dança Dança, experiência e criatividade |
title_short |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
title_full |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
title_fullStr |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
title_full_unstemmed |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
title_sort |
Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança |
author |
Barbosa, Vivian Vieira Peçanha |
author_facet |
Barbosa, Vivian Vieira Peçanha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vivian Vieira Peçanha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grebler, Maria Albertina Sila |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vieira, Alba Pedreira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Marcus Vinicius Machado de Lima, Carla Andrea Silva Quilici, Cassiano Sydow |
contributor_str_mv |
Grebler, Maria Albertina Sila Vieira, Alba Pedreira Almeida, Marcus Vinicius Machado de Lima, Carla Andrea Silva Quilici, Cassiano Sydow |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes |
topic |
Artes Prática como pesquisa Metodologias emergentes e criação em dança Espiritualidade e dança Dança, experiência e criatividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática como pesquisa Metodologias emergentes e criação em dança Espiritualidade e dança Dança, experiência e criatividade |
description |
Esta tese é um dos resultados da pesquisa artística realizada em integração com a criação do solo de dança intitulado Reversa, concebido e dançado por mim no Brasil e na Inglaterra entre 2016, 2017 e 2018. Na pesquisa, há a indagação conceitual, artística e experimental sobre o que chamo de ‘poética de permanência e transformação’, principalmente em diálogo com práticas meditativas e respiratórias do yoga, com a Teoria do Esforço de Rudolf Laban e seus tópicos afins, bem como com a prática de vibração-contenção-fluxo desenvolvida por Carla Normagna. São articulados e discutidos princípios, práticas, modos de preparação e criação coreográfica experimentados em Reversa por meio da criação de terminologias próprias e reflexões advindas da prática artística na relação com diversas referências, sejam elas artísticas ou filosóficas. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa (PcP) e no Processo de Articulações Criativas (PAC) de Jane Bacon e Vida Midgelow e visa refletir três perguntas codependentes: o que se passa entre vida interior, espaço externo e gesto enquanto danço? o que vislumbro dessa relação, desse “entre”? como teço, artisticamente, essa relação? |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-02T09:55:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-02T09:55:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32258 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TESE |
identifier_str_mv |
TESE |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32258/1/Tese%20completa%20final%20-%20Vivian%20Barbosa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32258/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32258/3/Tese%20completa%20final%20-%20Vivian%20Barbosa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40e7763413e8853ed8e338e740b91b53 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 7e477ae704df1f8f3382eacde734d0df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459616171851776 |