A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Márcio Rogério de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10152
Resumo: O comércio eletrônico é um importante instrumento na elaboração de estratégias competitivas das empresas, sendo utilizado cada vez mais como estratégia de vendas, marketing e alternativa de redução de custos. Através dele pode-se comprar e vender de qualquer parte do mundo sem sair de casa, tornando a vida do consumidor mais cômoda, além de lhe atribuir maior poder de barganha, pois através da Internet ele poderá verificar os preços dos fornecedores, variedades de produtos, condições de pagamento e prazos de entrega, contribuindo para que os preços sejam cada vez menores. A cultura de comprar pela Internet vem crescendo. Os sinais de crescimento das vendas on-line no Brasil, por exemplo, pode ser verificado pelo crescimento acelerado das vendas de computadores, dos investimentos das empresas de informática e telecomunicações e, principalmente, pelo aumento da confiabilidade no comércio eletrônico do número de e-consumidores. Outra vantagem do e-commerce é que permite pequenas empresas a competirem com igualdade de condições, pois os investimentos para realizar negócios no ambiente virtual são pequenos, em comparação com a infra-estrutura para montar uma empresa tradicional.
id UFBA-2_ab39ffa28986661ce84446241e294bf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/10152
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sousa, Márcio Rogério deSousa, Márcio Rogério deMoura, Antônio Plínio Pires de2013-04-29T16:08:02Z2013-04-29T16:08:02Z2004http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10152O comércio eletrônico é um importante instrumento na elaboração de estratégias competitivas das empresas, sendo utilizado cada vez mais como estratégia de vendas, marketing e alternativa de redução de custos. Através dele pode-se comprar e vender de qualquer parte do mundo sem sair de casa, tornando a vida do consumidor mais cômoda, além de lhe atribuir maior poder de barganha, pois através da Internet ele poderá verificar os preços dos fornecedores, variedades de produtos, condições de pagamento e prazos de entrega, contribuindo para que os preços sejam cada vez menores. A cultura de comprar pela Internet vem crescendo. Os sinais de crescimento das vendas on-line no Brasil, por exemplo, pode ser verificado pelo crescimento acelerado das vendas de computadores, dos investimentos das empresas de informática e telecomunicações e, principalmente, pelo aumento da confiabilidade no comércio eletrônico do número de e-consumidores. Outra vantagem do e-commerce é que permite pequenas empresas a competirem com igualdade de condições, pois os investimentos para realizar negócios no ambiente virtual são pequenos, em comparação com a infra-estrutura para montar uma empresa tradicional.Submitted by Veloso Valdinea (valdinea@gmail.com) on 2013-04-25T19:13:31Z No. of bitstreams: 1 MÁRCIO ROGÉRIO DE SOUZAseg.pdf: 298292 bytes, checksum: 4f9f9ad42d5c462253fb7d4d34cdb000 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes(magal@ufba.br) on 2013-04-29T16:08:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MÁRCIO ROGÉRIO DE SOUZAseg.pdf: 298292 bytes, checksum: 4f9f9ad42d5c462253fb7d4d34cdb000 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-29T16:08:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁRCIO ROGÉRIO DE SOUZAseg.pdf: 298292 bytes, checksum: 4f9f9ad42d5c462253fb7d4d34cdb000 (MD5) Previous issue date: 2004SalvadorComércio eletrônicoInternet (rede de computação)A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMÁRCIO ROGÉRIO DE SOUZAseg.pdfMÁRCIO ROGÉRIO DE SOUZAseg.pdfapplication/pdf298292https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10152/1/M%c3%81RCIO%20ROG%c3%89RIO%20DE%20SOUZAseg.pdf4f9f9ad42d5c462253fb7d4d34cdb000MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10152/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/101522022-07-05 14:03:57.684oai:repositorio.ufba.br:ri/10152VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIHJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBCgogICAgUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNz77+9byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldQpyZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBjb25jZWRlIGFvClJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8KZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCAKZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLiBFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIAphdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4gCgogICAgUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVp77+977+9bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEgZW50ZW5kZSBxdWU6IAoKICAgIE1hbnRlbmRvIG9zICBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyAKZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIAppbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1h77+977+9ZXMgc29icmUgbyBkb2N1bWVudG8gKE1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcykuCgogRGVzdGEgZm9ybWEsIGF0ZW5kZW5kbyBhb3MgYW5zZWlvcyBkZXNzYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgCmVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJp77+977+9ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgCmVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4gCgogICAgUGFyYSBhcyBwdWJsaWNh77+977+9ZXMgZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgCkFjZXNzbyBBYmVydG8sIG9zIGRlcO+/vXNpdG9zIGNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gCm9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudO+/vW0gbyBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhbyBtZXRhZGFkb3MgCmUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIApjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgCmVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCiAgICBFbSBhbWJvcyBvIGNhc28sIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBwb2RlIHNlciBhY2VpdG8gcGVsbyAKYXV0b3IsIGRldGVudG9yZXMgZGUgZGlyZWl0b3MgZS9vdSB0ZXJjZWlyb3MgYW1wYXJhZG9zIHBlbGEgCnVuaXZlcnNpZGFkZS4gRGV2aWRvIGFvcyBkaWZlcmVudGVzIHByb2Nlc3NvcyBwZWxvIHF1YWwgYSBzdWJtaXNz77+9byAKcG9kZSBvY29ycmVyLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcGVybWl0ZSBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGEgbGljZW7vv71hIHBvciAKdGVyY2Vpcm9zLCBzb21lbnRlIG5vcyBjYXNvcyBkZSBkb2N1bWVudG9zIHByb2R1emlkb3MgcG9yIGludGVncmFudGVzIApkYSBVRkJBIGUgc3VibWV0aWRvcyBwb3IgcGVzc29hcyBhbXBhcmFkYXMgcG9yIGVzdGEgaW5zdGl0dWnvv73vv71vLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
title A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
spellingShingle A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
Sousa, Márcio Rogério de
Comércio eletrônico
Internet (rede de computação)
title_short A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
title_full A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
title_fullStr A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
title_full_unstemmed A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
title_sort A dinâmica do comércio eletrônico brasileiro nos anos recentes
author Sousa, Márcio Rogério de
author_facet Sousa, Márcio Rogério de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Márcio Rogério de
Sousa, Márcio Rogério de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Antônio Plínio Pires de
contributor_str_mv Moura, Antônio Plínio Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Internet (rede de computação)
topic Comércio eletrônico
Internet (rede de computação)
description O comércio eletrônico é um importante instrumento na elaboração de estratégias competitivas das empresas, sendo utilizado cada vez mais como estratégia de vendas, marketing e alternativa de redução de custos. Através dele pode-se comprar e vender de qualquer parte do mundo sem sair de casa, tornando a vida do consumidor mais cômoda, além de lhe atribuir maior poder de barganha, pois através da Internet ele poderá verificar os preços dos fornecedores, variedades de produtos, condições de pagamento e prazos de entrega, contribuindo para que os preços sejam cada vez menores. A cultura de comprar pela Internet vem crescendo. Os sinais de crescimento das vendas on-line no Brasil, por exemplo, pode ser verificado pelo crescimento acelerado das vendas de computadores, dos investimentos das empresas de informática e telecomunicações e, principalmente, pelo aumento da confiabilidade no comércio eletrônico do número de e-consumidores. Outra vantagem do e-commerce é que permite pequenas empresas a competirem com igualdade de condições, pois os investimentos para realizar negócios no ambiente virtual são pequenos, em comparação com a infra-estrutura para montar uma empresa tradicional.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-29T16:08:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-29T16:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10152
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10152/1/M%c3%81RCIO%20ROG%c3%89RIO%20DE%20SOUZAseg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10152/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f9f9ad42d5c462253fb7d4d34cdb000
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502491400994816