A utilização de elementos da linguagem cinematográfica em ambientes virtuais interativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30206 |
Resumo: | O produto descrito nesta memória é uma série de ambientes virtuais interativos em 3 dimensões. Estes ambientes virtuais utilizam-se de alguns elementos sonoros e imagéticos comumente presentes no cinema tradicional e reconhecidamente responsáveis por parte do potencial imersivo da mídia cinematográfica, como: trilha sonora adequada ao clima da cena e à sensação que se espera causar no espectador; efeitos sonoros, em geral correspondentes a seres e elementos inanimados do cenário; elementos cenográficos climáticos que reforçam o significado das imagens e a localidade do ambiente mostrado, como por exemplo neve e névoa atmosférica; uma escolha de cores e variações de tons e texturas previamente pesquisadas, sempre tendo como parâmetro discriminatório a harmonia entre os elementos e o conceito visual do produto; Elementos animados nos cenários de fundo, com o intuito de criar dinâmica (cinestesia), conservar a atenção do espectador (no caso de ambientes virtuais: o usuário), além de despertar cadeias de significados e narrativas na mente do mesmo; entre outros elementos de igual potencial narrativo e sensorial. |
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