PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Tharcisio Vaz da Costa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39303
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar diferentes estratégias musicais criativas em prol de uma experiência imersiva do jogador através da apresentação de conceitos e reflexões sobre a natureza multirreferencial inerente à mídia dos jogos eletrônicos, sob a perspectiva dos campos da Composição Musical, Cognição Incorporada, Game Design e suas possíveis inter-relações. A aplicação destes campos teóricos é exemplificada através dos processos criativos de três diferentes obras musicais pertencentes às mídias de cinema, animação e jogos eletrônicos, em nível crescente de complexidade no que se refere à sua instrumentação, duração, escopo (quantidade de segmentos gerados) e referenciais teóricos aplicados. Esta aplicação culmina na composição musical para quinteto de cordas, piano, sintetizador e percussão para a segunda versão (com novos elementos narrativos e interativos) do audio game BREU: Ataque das Sombras, jogo eletrônico com proposta inclusiva constituído exclusivamente por recursos sonoros, podendo ser interagido por jogadores cegos e videntes. Os processos criativos para o game foram guiados pelo seguinte questionamento: “Como a composição musical para um jogo eletrônico sem interface visual pode se articular aos seus diferentes elementos narrativos e interativos e consequentemente gerar uma experiência imersiva para o jogador?”. Dada sua natureza interativa, o processo de criação musical nos jogos eletrônicos pode apresentar particularidades em relação a outras mídias. E, considerando seu potencial imersivo, é importante estabelecer uma discussão sobre possíveis processos criativos a serem adotados e como as intencionalidades do compositor podem influenciar nos mecanismos de ação e percepção do jogador. Por fim, esta articulação multirreferencial permitiu responder ao questionamento proposto através da contextualização, análise e criação musicais e apresentação de metodologias de playtesting acerca de diferentes elementos técnicos e criativos referentes a composição musical no contexto dos jogos digitais, devendo contribuir para o fomento de discussões e o embasamento dos processos composicionais de profissionais interessados em ingressar neste campo.
id UFBA-2_abc829b9b6604609a9a9ead5eec3e46b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39303
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-04-24T18:28:51Z2024-03-222024-04-24T18:28:51Z2023-10-19https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39303O presente trabalho tem como objetivo investigar diferentes estratégias musicais criativas em prol de uma experiência imersiva do jogador através da apresentação de conceitos e reflexões sobre a natureza multirreferencial inerente à mídia dos jogos eletrônicos, sob a perspectiva dos campos da Composição Musical, Cognição Incorporada, Game Design e suas possíveis inter-relações. A aplicação destes campos teóricos é exemplificada através dos processos criativos de três diferentes obras musicais pertencentes às mídias de cinema, animação e jogos eletrônicos, em nível crescente de complexidade no que se refere à sua instrumentação, duração, escopo (quantidade de segmentos gerados) e referenciais teóricos aplicados. Esta aplicação culmina na composição musical para quinteto de cordas, piano, sintetizador e percussão para a segunda versão (com novos elementos narrativos e interativos) do audio game BREU: Ataque das Sombras, jogo eletrônico com proposta inclusiva constituído exclusivamente por recursos sonoros, podendo ser interagido por jogadores cegos e videntes. Os processos criativos para o game foram guiados pelo seguinte questionamento: “Como a composição musical para um jogo eletrônico sem interface visual pode se articular aos seus diferentes elementos narrativos e interativos e consequentemente gerar uma experiência imersiva para o jogador?”. Dada sua natureza interativa, o processo de criação musical nos jogos eletrônicos pode apresentar particularidades em relação a outras mídias. E, considerando seu potencial imersivo, é importante estabelecer uma discussão sobre possíveis processos criativos a serem adotados e como as intencionalidades do compositor podem influenciar nos mecanismos de ação e percepção do jogador. Por fim, esta articulação multirreferencial permitiu responder ao questionamento proposto através da contextualização, análise e criação musicais e apresentação de metodologias de playtesting acerca de diferentes elementos técnicos e criativos referentes a composição musical no contexto dos jogos digitais, devendo contribuir para o fomento de discussões e o embasamento dos processos composicionais de profissionais interessados em ingressar neste campo.This work aims to investigate different creative musical strategies in favor of an immersive experience of the player through the presentation of concepts and reflections on the multi- referential nature inherent to the media of electronic games, from the perspective of the fields of Musical Composition, Embodied Cognition, Game Design and their possible interrelations. The application of these theoretical fields is exemplified through the creative processes of three different musical works belonging to the medium of cinema, animation and electronic games, at an increasing level of complexity regarding their instrumentation, duration, scope (number of segments generated) and applied theoretical references. This application culminates in the musical composition for string quintet, piano, synthesizer and percussion for the second version (with new narrative and interactive elements) of the audiogame BREU: Shadow Hunt, an electronic game with an inclusive approach consisting exclusively of sound resources, that it can be played by blind and sighted players. The creative processes for the game were guided by the following question: "How can the musical composition for a video game without a visual interface articulate its different narrative and interactive elements and consequently generate an immersive experience for the player?". Given its interactive nature, the process of music creation in video games may present particularities in relation to other medium. And, considering its immersive potential, it is important to establish a discussion about possible creative processes to be adopted and how the composer ́s intentions can influence the player ́s action and perception mechanisms. Finally, this multi-referential articulation made it possible to answer the proposed questions through the contextualization, analysis and musical creation, and presentation of playtesting methodologies about different technical and creative elements related to musical composition in the context of digital games and should contribute to the encouragement of discussions and the foundation of the professionals ́ compositional processes interested in approaching this field.CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de Músicagame music compositionmusic designmusic cognitionembodied cognitionuser experienceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVAcomposição musical para gamesmusic designcognição musicalcognição incorporadauser experiencePROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVACreative Processes in Music Composition for Games: Interfaces between Game Design, Embodied Cognition and Immersive ExperienceDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBertissolo, Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/7776538870367978Bertissolo, GuilhermeEspinheira, Alexandre MascarenhasWestermann, BrunoAlves, Lynn Rosalina GamaMeneguette, Lucas Correiahttp://lattes.cnpq.br/9928856695763221Moraes, Tharcisio Vaz da Costa deALMADA, Leonardo. A neurociência afetiva como modelo explicativo das emoções básicas. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 32, n. 79, pp. 69-77, out-dez 2014. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20121. Acesso em: 27/02/24. ALVES, Lynn. Game over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005. 255 p. AMERICAN Time Use Survey. U.S. Bureau of Labor Statistics. 2014. Disponível em: http://bls.gov/tus. Acesso em: 09 de jul. 2023. APOTHEON. Toronto: Alientrap, 2015. 1 jogo eletrônico. ARISTOPOULOS, Marios. The Game Music toolbox: Composition techniques and production tools from 20 iconic game soundtracks. Abingdon: Routledge. 2023. 195 p. ________. A portfolio of recombinant compositions for the videogame Apotheon. 2017. 207 p. Tese (Doutorado em Música) – Department of Music, City University of London, Londres, 2017. ASLAM; BROWN, J. Affordance theory in game design: A guide toward understanding players. San Rafael: Morgan & Claypool, 2020. 112 p. ASSASSIN ́S CREED. Montreal: Ubisoft, 2007. 1 jogo eletrônico. AUDI, Gustavo. Imergindo no mundo do videogame. Curitiba: Appris, 2016. 199 p. BARRETT, Louise. The Evolution of Cognition: A 4E Perspective. In: NEWEN, A; LEON, B; Gallagher, S. (Eds.). The Oxford of 4E Cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018. pp. 719-734. BARRETT, Margareth. Freedoms and Constraints: constructing musical worlds through the dialogue of composition. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 3-30. BERTISSOLO, et al. A pesquisa em processos de criação colaborativa e criatividade composicional no Brasil: cenários e desafios. In: Musica Theorica, Salvador, v. 7. n. 1, p. 214- 241, jan-jul. 2022. Disponível em: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/231. Acesso em: 15/10/2023. BETHKE, Erik. Game development and production. Texas: Wordware Publishing, 2003. 432 p. BODEN, M. The creative mind. New York: Basic Books, 1991. 359 p. BORDWELL, D; STAIGER, J; THOMPSON. K. The Classical Hollywood Cinema: Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Columbia University Press, 1985. 506 p. 249 BOYLE, E; CONNOLLY, T; HAINEY, T. The role of psychology in understanding the impact of computer games. In: Entertainment Computing, Escócia, v. 2, n. 2, p. 69-74. 2011. BRANDON, A. Audio for Games: Planning, Process and Production. New Jersey: New Riders, 2004. 240 p. BRIDGETT, Rob. Leading with sound: proactive sound practices in video game development. New York: Routledge, 2021. 223 p. BROWER, Candace. A Cognitive Theory of Musical Meaning. In: Journal Of Music Theory, Duke University Press, Nova Iorque, v. 44, n. 2, p. 323-329, set-dec. 2000 Disponível em: http://jstor.org/stable/3090681. Acesso em: 12/12/2023. BULLERJAH, C; GÜLDENRING, M. An empirical investigation of effects of film music using qualitative content analysis. In: Psychomusicology, Hildeshheim, v. 13, n. 1-2, p. 99- 118, abril 1994. BURNARD, Pamela. How children ascribe meaning to improvisation and composition. In: Music Education Research, Cambridge, v. 2, n. 1, p. 7-23., março 2000. CARDASSI, L; BERTISSOLO, G. Colaboração compositor-performer: uma proposta de metodologia. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais da XXIX ANPPOM. 2019, Pelotas: UFPEL. p. 1–9. ________. Shared musical creativity: teaching composer-performer collaboration. In: Revista Vórtex, Curitiba, v. 8, n. 1, fev. 2020, p. 1–19. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.1.13. Acesso em: 10/11/2023. CHEMERO, A. Radical embodied cognitive science. Cambridge: MIT Press. 2009. 272 p. COHEN, Annabel. Music as a source of emotion in film. In: SLOBODA, J; JUSLIN, P. (eds.), Handbook of Music and Emotion: Theory, Research, Applications. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 249-272. ________. The functions of music in multimedia: A cognitive approach. In. S. Yi. (ed.), Music, mind, and science. Seoul: Seoul National University Press, 1999. pp. 53-69. ________. Film Music and the unfolding narrative In: AIRBIB, M. (ed.), Language, Music, and the Brain. Cambridge: MIT Press, 2013. pp. 173-201. ________. One trial memory integration of music and film: A direct test. Annual Meeting of the Canadian Acoustical Association. Quebec City, 1995. COLLINS, Karol. Game Sound: an introduction to the history, theory, and practice of video game music and sound design. Cambridge: The MIT Press, 2008. ________. An Introduction to the Participatory and Non-Linear Aspects of Video Game Audio. In: HAWKINS, Stan; RICHARDSON, John (Eds.). Essays on Sound and Vision. Helsinki: Helsinki University Press, 2007. pp. 263-298. 250 ________. ________. Playing with sound: A theory of interacting with sound and music in video games. Cambridge: The MIT Press, 2013. CONTROL. Espoo: Remedy Entertainment, 2019. 1 jogo eletrônico. COX, Arnie. The mimetic hypothesis and embodied musical meaning. Music Scientiae, Nova Iorque v. 5, n. 2, p. 195–212, set. 2001. CRITCHLEY, et al. Neural activity relating to generation and representation of galvanic skin conductance responses: a functional magnetic resonance imaging study. Journal of Neuroscience, Washington, v. 20, n. 8, p. 3033-3040, abril 2000. CSIKSZENTMIHALYI, M. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STERNBERG, Robert (Ed.), The cambridge handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. pp. 313-335. CSIKSZENTMIHALYI, Mihalyi. Flow. 1a ed. Nova Iorque: HarperCollins, 1990. 303 p. ________. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. New York: HarperCollins, 1996. 464 p. CUPHEAD. Oakville: Studio MDHR, 2017. 1 jogo eletrônico. CUTTING, J; CANDAM, A. Movies, evolution, and mind: From fragmentation to continuity . Evolutionary Review, v. 4, n. 3, 2013. p. 25–35. DAMASIO, Antonio. Descartes' error. New York: Avon Books, 1994. 312 p. DAVIDSON, R. et al. Approach/withdrawal and cerebral asymmetry: Emotional expression and brain physiology. Journal of Personality and Social Psychology, Estados Unidos da América v. 58, n.2, p. 330-341. fev. 1990. DETROIT BECOME HUMAN. Paris: Quantic Dream, 2018. 1 jogo eletrônico. DOUGLAS, J; HARGADON, A. The pleasures of immersion and engagement: Schemas, scripts and the fifth business. Digital Creativity, v. 12, n. 3, p. 153-166, set. 2001. DRACHEN, A. et al. Correlation between heart rate, electrodermal activity and player experience in First-Person Shooter games. In: 5th Conference SIGGRAPH: Computer Graphics an Interactive Techniques. 5, julho 2010. Los Angeles. Sandbox '10: Proceedings of the 5th ACM SIGGRAPH Symposium on Video Games, Nova Iorque, v. 5, p. 49-54. 2010. 251 Making gamers cry: Mirror neurons and embodied interaction with game sound. In: Audio Mostly 2011, 6th Conference on Interaction with Sound, 6, set. 2011. Coimbra, Portugal. Proceedings of the 6th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, Coimbra, Portugal. Set. 2011. P. 39-46. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2095667.2095673. Acesso em: 02 fev. 2023. ELFEREN, Isabella. Analysing game musical immersion: The ALI model. In: KAMP, M.; SUMMERS, T.; SWEENEY, M. (Eds.), Ludomusicology: Approaches to video game music. Bristol: Equinox, 2016. pp. 32-52. ERMI, L; MAŸRÄ, F. Fundamental Components of the Gameplay Experience: Analysing Immersion. Digital Games Research Conference 2005, Changing Views: Worlds in Play, Vancouver. Proceedings of DiGRA 2005, v. 3, junho 2005. p. 15-27 FENCOTT, C. CLAY, J. LOCKYER, M. MASSEY, P. Game invaders: the theory and understanding of computer games. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. FINGERHUT, J; HEIMANN, K. Movies and the mind: On our filmic body. In: FUCHS, T; DURT; TEWES (Eds.), Embodiment, Enaction, and Culture: Investigating the constitution of the shared world. Cambridge: The MIT Press. 2017. pp. 353-377. FRAGOSO, S; AMARO, M. Introdução aos estudos dos jogos. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 70 - Coleção Cibercultura. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27659. Acesso em: 11/10/23. GALLAGHER, S. Enactivist interventions: Rethinking the mind. Oxford: Oxford University Press, 2017. 240 p. KOSAK, Dave. The beat goes on: Dynamic Music in Spore. GAMESPY. 2008. Disponível em: http://uk.pc.gamespy.com/pc/spore/853810p1.html. Acesso em: 16 de ago. 2023. GARCIA, Nicolas. A influência do engajamento significativo de um compositor sobre respostas emocionais de ouvintes à sua própria música. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2021. GARNER, T; GRIMSHAW, M. Psychophysiological Assessment of fear experience in response to sound during computer video gameplay. In: jul. 2013, República Tcheca. Proceedings of the IADIS International Conference Interfaces and Human Computer Interaction and Game and Entertainment Technologies. República Tcheca, jul. 2013, p. 45-53. GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. New York: Psychology Press. 2015. 315 p. GOLEMAN, Daniel. Working with emotional intelligence. New York: Bantam, 1998. 400 p. GOMEZ, Sérgio. Conte-me uma história, mas não me diga que você a está contando: os jogos digitais e uma nova narratividade. 195 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2011. 252 GUITAR HERO. California: Red Octane, 2005. 1 jogo eletrônico. IADIS International Conference Interfaces and Human Computer Interaction and Game and Entertainment Technologies, 7, HALO. Bellevue: Bungie, 2001. 1 jogo eletrônico. HODENT, Celia. The gamer's brain: How Neuroscience and UX can impact video game design. Florida: CRC Press, 2018. 250 p. ________. The psychology of video games. New York: Routledge, 2021. 104 p. HORIZON Zero Dawn. Amsterdã: Guerrilla Games, 2017. 1 jogo eletrônico. HUIBERTS, Sander. Captivating Sound: the role of audio for immersion in computer games. 2010. 200 p. Tese (Doutorado em Música) - Utrecht School of Arts, University of Portsmouth, Portsmouth. 2010. HURON, D; MARGULIS, E. Music expectancy and thrills. In: JUSLIN, P; SLOBODA, J. (Eds.), Handbook of music and emotion: Theory, research, applications. Oxford: Oxford University Press, 2010. pp. 575-604. ILARI, Beatriz. Cognição musical: origens, abordagens tradicionais, direções futuras. In: ILARI, B; ARAÚJO, R. (Orgs.), Mentes em Música. Curitiba: UFPR, 2010. p. 13-36. JENNETT, C. et al. Measuring and defining the experience of immersion in games. International journal of Human-Computer studies, Reino Unido, v. 66, n. 9, p. 641-661. Set, 2008. JOHNSON, Mark. The Body in the Mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987. 272 p. JONES,N; FOX,N.Electroencephalogramasymmetryduringemotionallyevocativefilmsand its reaction to positive and negative affectivity. Brain and Cognition, Maryland, v. 20, n. 2, p. 280-299. Nov. 1992. KEIL, A. et al. Effects of emotional arousal in the cerebral hemispheres: A study of oscillatory brain activity and event-related potentials. Clinical Neurophysiology, Toronto, v. 112, n. 11, p. 2057-2068. Nov. 2001 KELLMAN, Noah. The game music handbook: a practical guide to crafting an unforgettable musical soundscape. Oxford: Oxford University Press, 2020. 270 p. KLEIN, M et. al. O Paradigma Stroop em uma amostra de idosos brasileiros. Psicologia Hospitalar, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 93-112. Jan. 2010. Registro Sonoro KONDO, Koji. Painting an Interactive Musical Landscape. [Palestra] GDC Vault, Califórnia, 4 de março de 2007. Disponível em: https://gdcvault.com/play/754/Painting- an-Interactive-Musical. Acesso em: 25 de jul. 2023. KRAMER, Jonathan D. The time of music: new meanings, new temporalities, new listening. New York: Schirmer Books, 1988. 511 p. KRATUS, John. A time analysis of the compositional processes used by children ages 7-11. Journal of Research in Music Education, Nova Iorque, v. 37, n. 1, p. 5-20, abril 1989. 253 LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology. Cambridge: MIT Press, 2008, 320 p. LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012. 172 p. MARSH, Kathryn. Children’s Singing Games: Composition in the Playground? Research Studies in Music Education, Nova Iorque, v. 4, n. 1, p. 2-11. Junho 1995. MASSUMI, B. Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Durham: Duke University Press, 2002. 310 p. MATOS, Eugênio. A arte de compor música para o cinema. Brasília: SENAC, 2014. 384 p. MELLOR, David. Sound & Sync: An introduction to sound. SOUND ON SOUND. Abril 2011. Disponível em: https://soundonsound.com/techniques/sound-sync. Acesso em: 2 de fev. 2023. MELO, A; MARSOTI, L. Criatividade em pessoas jogadoras de videogame. FATEC- Jundiaí. São Paulo. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/32081575/CRIATIVIDADE_EM_PESSOAS_JOGADORAS_DE _VIDEOGAME. Acesso em: 10/01/2024. MENEGUETTE, Lucas. Áudio dinâmico para games: conceitos fundamentais e procedimentos de composição adaptativa. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, Salvador, 10, nov. 2011, Salvador. Proceedings of SBGames 2011, Salvador, nov. 2011. p. 1- 10. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/art/full/92207.pdf. Acesso em: 01/01/2024. ________. A afinação do mundo virtual: identidade sonora em jogos digitais. 2016. 232 p. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. METAL GEAR SOLID. Tóquio: Konami, 1998. 1 jogo eletrônico. MOONEY, J. Frameworks & affordances: understanding the tools of music-making. Journal of Music, Technology and Education, Reino Unido, v. 3, n. 13, p.141-154. Abril 2010. MORAES, Tharcisio Vaz C. Ludum, uma composição "jogo": Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 14, nov. 2015, Teresina. Anais do SBGames 2015, Teresina, nov. 2015. p. 730-733. Disponível em: http://sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/artesedesign-short/147958.pdf. Acesso em: 11 abr. 2016. ________. Eternal Chase. Quarteto de cordas. Salvador, 2019. 1 partitura. ________. Composição Musical no Audiogame Breu: os desafios e processos de um jogo inclusivo. 2017. 152 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. 254 ________. Proposição de um experimento piloto para a avaliação do impacto da música na experiência imersiva do jogador em um jogo eletrônico. In: BERTISSOLO, G (Org.); NOGUEIRA, M (Eds.), ENCAM - Encontros de Cognição Musical e Processos Criativos, Curitiba 2020. p. 161-169. Disponível em: https://academia.edu/45379152/Proposi%C3%A7%C3%A3o_de_um_experimento_piloto_pa ra_a_avalia%C3%A7%C3%A3o_do_impacto_da_m%C3%BAsica_na_experi%C3%AAncia _imersiva_do_jogador_em_um_jogo_eletr%C3%B4nico. Acesso em: 08 de jul. 2023. MORAES, T. V.; FARIAS, V.; SANTOS, V. FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. In: In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital 2016, 15, set. 2016. São Paulo. Anais do SBGames 2016, São Paulo, set 2016, p. 1416-1426. Disponível em: http://sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/tut03.pdf. Acesso em 21 out. 2023. MORAES, T.; SAMPAIO, M. Relações de Contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 14, nov. 2015, Teresina. Anais do SBGames 2015, Teresina, nov. 2015. p. 714-717. Disponível em: https://academia.edu/20188670/Rela%C3%A7%C3%B5es_de_contornos_entre_elementos_s onoros_e_visuais_do_jogo_Super_Mario_Bros. Acesso em 09 dez. 2023. MORRISON, I.; ZIEMKE, T. Empathy with Computer Game Characters: A Cognitive Neuroscience Perspective. In: AISB’05: Social Intelligence and Interaction in Animals, Robots and Agents, 9, abril 2005. Hatfield - Reino Unido. AISB'05. Proceedings of the Joint Symposium on Virtual Social Agents, Hatfield - Reino Unido, abril 2005. p. 73–79. Disponível em: https://aisb.org.uk/wp-content/uploads/2019/12/10_Virt_Final.pdf. Acesso em 10 de maio. 2023. MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP, 2003. 282 p. NEWZOO. 2023 Global Games Market Report. Amsterdam: Newzoo 2023. __________. 2021 Global Games Market Report. Amsterdam: Newzoo 2021. NOGUEIRA, Marcos. A semântica do entendimento musical. In: ILARI, B; ARAÚJO, R. (Orgs.), Mentes em Música. Curitiba: UFPR, 2010. pp. 37-64. __________. Dimensões da produção imaginativa musical: movimentos, formas e intenções. In: NOGUEIRA, Ilza (Org.), Experiência Musical: Perspectivas Teóricas. Salvador: TEMA, 2019. pp. 17-35. NORMAN, D. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books, 2013. 235 p. OLIVEIRA, Jamary. A respeito do compor: questões e desafios. Revista ART, Salvador, 19, pp. 59-63, 1992. OUTLAST. Quebec: Red Barrels Studio, 2013. 1 jogo eletrônico. PATAPON. Tóquio, Japan Studio, 2007. 1 jogo eletrônico. 255 PEERDEMAN, Peter. Sound and Music in Games. Amsterdam: Vrije Universiteit, abril 2010. Disponível em: https://peterpeerdeman.nl/vu/ls/peerdeman_sound_and_music_in_games.pdf. Acesso em: 7 jul. 2023. PESQUISA GAME BRASIL. Indústria Brasileira de Jogos Digitais. In: III Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Brasília: Ministério da Cultura, 2022. v. 1. PHILLIPS, Winifred. A composer's guide to game music. Cambridge: The MIT Press, 2014. 288 p. PLANK, Dana. Audio and the experience of gaming: A cognitive-emotional approach to video game sound. In: FRITSCH, M; SUMMERS, T. (Eds.), The Cambridge companion to video game music. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. pp. 284-301. POSNER, J; RUSSELL, J; PETERSON, B. The circumplex model of affect: An integrative approach to affective Neuroscience, cognitive development, and psychopathology. PubMed Central, Cambridge- Reino Unido, v. 17, n.3, p. 715-734. Set. 2005. PSICOSE. Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos: Universal Pictures, 1960 (109 min.). DVD. PUCCIO, G; CABRA, J. Organizational Creativity: A systems approach. In: KAUFMAN, J; STERNBERG, R. (Eds.), The cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010. pp. 145-173. PUCCIO, G; CABRA, J. Creative Problem Solving: Past, present and future. In: RICKARDS, T; RUNCO, M.; MOGER, S. (Eds.), The Routledge companion to creativity. London: Routledge, 2009. pp. 327-337. RIZZOLATTI, G; FADIGA, L; FOGASSI, L; GALLESE, V. Premotor cortex and the recognition of motor actions. Brain Research: Cognitive Brain Research, Holanda, v. 3, n. 2, p. 131–141. Março 1996. ROCK BAND. Massachusetts: Harmonix Music Systems, 2007. 1 jogo eletrônico. ROEPKE, M. Changing Literacies: A research platform at Utrecht University. Utrecht: Utrecht University, Holanda, maio 2011. Disponível em: https://mmroepke.wordpress.com/publications/. Acesso em: 16 ago. 2023. RUSSELL, J. Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, Estados Unidos da América, v. 110, n. 1, p. 145-172. Jan. 2003. RUSSELL, J. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, Estados Unidos da América, v. 39, n. 6, p. 1161-1178. Dezembro 1980. SALEN, K; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. São Paulo: Blucher, 2012. 167 p. SALLES, Cecilia A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume. 1998. 256 SANDERS, T; CAIRNS, P. Time perception, immersion and music in videogames. In: BCS Interaction Specialist Group Conference, Dundee - Reino Unido, 24, Set. 2010. BCS '10: Proceedings of the 24th BCS Interaction Specialist Group Conference, Reino Unido, v. 24, n. 10, p. 160-167. Set. 2010. SANTOS, V. de A. A importância das regras e do gameplay no envolvimento do jogador de videogame. 2010. 257 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: Acesso em: 24 abr. 2023. SCHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. Burlington: Elsevier, 2008. 489 p. SIMCELL. Seattle: Strange loop, 2013. 1 jogo eletrônico. SMITH, T; HENDERSON, J. 2008. Edit blindness: The relationship between attention and global change blindness in dynamic scenes. Journal of Eye Movement Research, Suiça, v. 2, n. 2, dez. 2008, p. 1–17. SPACE Invaders. Tokyo: Taito, 1978. 1 jogo eletrônico. SPORE. Califórnia: Maxis, 2008. 1 jogo eletrônico. SUMMERS, Tim. Analyzing video game music: sources, methods and a case study. In: KAMP, M.; SUMMERS, T.; SWEENEY, M. (Eds.), Ludomusicology: Approaches to video game music. Bristol: Equinox, 2016. pp. 8-31. ________. Understanding video game music. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. 248 p. STAUFFER, Sandra. Identity and voice in young composers. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 91-112. STEPHENS, Jonathan. Imagination in Education: Strategies and models in the teaching and assessment in composition. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 113-140. STERNBERG, Robert. The concept of creativity: Prospects and paradigms. In: STERNBERG, Robert (Ed.), The cambridge handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. pp. 3-15. STORY, M; MACE, R. The universal design file: Designing for people for all ages and abilities. Raleigh: NC State University. 1998. 172 p. SUPER Mario Bros. Quioto: Nintendo, 1985. 1 jogo eletrônico. SUPER Mario World. Quioto: Nintendo, 1990. 1 jogo eletrônico. SWEET, Michael. Writing interactive music for video games. New Jersey: Pearson Education, 2015. 641 p. 257 THE KING OF FIGHTERS. Osaka: SNK, 1997. 1 jogo eletrônico. THE LAST OF US. Santa Monica: Naughty Dog, 2013. 1 jogo eletrônico. THE LEGEND OF ZELDA. Quioto: Nintendo, 1986. 1 jogo eletrônico. THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time. Quioto, Nintendo, 1998. 1 jogo eletrônico. THOMAS, Chance. Composing music for games: the art, technology and business of video game scoring. Cleveland: CRC Press, 2016. 362 p. THOMPSON, Paul. The professional composer ́s guide: business and creativity. Londres: Spitfire Audio Books, 2022. 235 p. TINKER RACERS. Salvador: Rumbora Party Games, 2020. 1 jogo eletrônico. VARELA, F; THOMPSON, E; ROSCH, E. The embodied mind: Cognitive science and human experience. Cambridge: The MIT Press, 1992. 328 p. VEAR, Craig. The Digital Score: musicianship, creativity and innovation. New York: Routledge, 2019. VOSS, Christiane. Film experience and the formation of illusion: The spectator as “surrogate body” for the cinema. Cinema Journal, Texas-E.U.A, v. 50, n. 4, jun. 2011. p. 136–150. WALLAS, Graham. The art of thought. London: Jonathan Cape, 1926. 320 p. WARD, T; KOLOMYTS. Cognition and Creativity. In: KAUFMAN, J; STERNBERG, R. (Eds.), The cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010. pp. 93-112. WELTATEM. Amsterdam: Monobanda, 2017. 1 jogo eletrônico. WHITE, E. Stravinsky: The composer and his works. London: Faber & Faber, 1966. 656 p. WHITMORE, Guy. Design with music in mind: a guide to adaptive audio for game designers. Game Developer, maio 2003. Disponível em: https://gamedeveloper.com/audio/design-with- music-in-mind-a-guide-to-adaptive-audio-for-game-designers. Acesso em: 28 de out. 2023. ________. Why Music Must Evolve Along With Digital Media. Youtube, 26 de setembro de 2018. Disponível em: https://youtube.com/watch?v=0OsfxTz4T9c. Acesso em: 2 de fev. 2023. WIGGINS, Jackie. A frame for understanding children ́s compositional process. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 141-166. WILLIAMS, Duncam. Psychophysiological approaches to sound and music in games: sources, methods and a case study. In: FRITSCH, M.; SUMMERS, T.; (Eds.), The Cambridge companion to video game music. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. pp. 302- 318. 258 WILLIAMSON, Victoria. You are the Music: How music reveals what it means to be human. London: Icon Books, 2015. 224 p. WORLD OF WARCRAFT. Irvine: Blizzard, 2004. 1 jogo eletrônico. ZAGAL, P. Ludoliteracy: Defining, understanding, and supporting games education. Halifax: Etc Press, 2010. 163 p. ZHANG, J; FU, X. The influence of background music of video games on immersion. Journal of Psychology & Psychotherapy, Bruxelas-Bélgica, v. 05, n. 04, jan. 2015, p. 1-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Composicao Games - Tharcisio Vaz de Moraes [FINAL COMISSAO].pdfTese Composicao Games - Tharcisio Vaz de Moraes [FINAL COMISSAO].pdfTese PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES - INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVAapplication/pdf20591302https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39303/1/Tese%20Composicao%20Games%20-%20Tharcisio%20Vaz%20de%20Moraes%20%5bFINAL%20COMISSAO%5d.pdf58620c00eb80754b5aa1c96ae82acbaeMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39303/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/393032024-04-24 15:28:51.686open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-04-24T18:28:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Creative Processes in Music Composition for Games: Interfaces between Game Design, Embodied Cognition and Immersive Experience
title PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
spellingShingle PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
Moraes, Tharcisio Vaz da Costa de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
composição musical para games
music design
cognição musical
cognição incorporada
user experience
game music composition
music design
music cognition
embodied cognition
user experience
title_short PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
title_full PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
title_fullStr PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
title_full_unstemmed PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
title_sort PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA
author Moraes, Tharcisio Vaz da Costa de
author_facet Moraes, Tharcisio Vaz da Costa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertissolo, Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7776538870367978
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bertissolo, Guilherme
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Espinheira, Alexandre Mascarenhas
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Westermann, Bruno
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Meneguette, Lucas Correia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9928856695763221
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Tharcisio Vaz da Costa de
contributor_str_mv Bertissolo, Guilherme
Bertissolo, Guilherme
Espinheira, Alexandre Mascarenhas
Westermann, Bruno
Alves, Lynn Rosalina Gama
Meneguette, Lucas Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
composição musical para games
music design
cognição musical
cognição incorporada
user experience
game music composition
music design
music cognition
embodied cognition
user experience
dc.subject.por.fl_str_mv composição musical para games
music design
cognição musical
cognição incorporada
user experience
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv game music composition
music design
music cognition
embodied cognition
user experience
description O presente trabalho tem como objetivo investigar diferentes estratégias musicais criativas em prol de uma experiência imersiva do jogador através da apresentação de conceitos e reflexões sobre a natureza multirreferencial inerente à mídia dos jogos eletrônicos, sob a perspectiva dos campos da Composição Musical, Cognição Incorporada, Game Design e suas possíveis inter-relações. A aplicação destes campos teóricos é exemplificada através dos processos criativos de três diferentes obras musicais pertencentes às mídias de cinema, animação e jogos eletrônicos, em nível crescente de complexidade no que se refere à sua instrumentação, duração, escopo (quantidade de segmentos gerados) e referenciais teóricos aplicados. Esta aplicação culmina na composição musical para quinteto de cordas, piano, sintetizador e percussão para a segunda versão (com novos elementos narrativos e interativos) do audio game BREU: Ataque das Sombras, jogo eletrônico com proposta inclusiva constituído exclusivamente por recursos sonoros, podendo ser interagido por jogadores cegos e videntes. Os processos criativos para o game foram guiados pelo seguinte questionamento: “Como a composição musical para um jogo eletrônico sem interface visual pode se articular aos seus diferentes elementos narrativos e interativos e consequentemente gerar uma experiência imersiva para o jogador?”. Dada sua natureza interativa, o processo de criação musical nos jogos eletrônicos pode apresentar particularidades em relação a outras mídias. E, considerando seu potencial imersivo, é importante estabelecer uma discussão sobre possíveis processos criativos a serem adotados e como as intencionalidades do compositor podem influenciar nos mecanismos de ação e percepção do jogador. Por fim, esta articulação multirreferencial permitiu responder ao questionamento proposto através da contextualização, análise e criação musicais e apresentação de metodologias de playtesting acerca de diferentes elementos técnicos e criativos referentes a composição musical no contexto dos jogos digitais, devendo contribuir para o fomento de discussões e o embasamento dos processos composicionais de profissionais interessados em ingressar neste campo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-24T18:28:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-22
2024-04-24T18:28:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39303
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALMADA, Leonardo. A neurociência afetiva como modelo explicativo das emoções básicas. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 32, n. 79, pp. 69-77, out-dez 2014. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20121. Acesso em: 27/02/24. ALVES, Lynn. Game over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005. 255 p. AMERICAN Time Use Survey. U.S. Bureau of Labor Statistics. 2014. Disponível em: http://bls.gov/tus. Acesso em: 09 de jul. 2023. APOTHEON. Toronto: Alientrap, 2015. 1 jogo eletrônico. ARISTOPOULOS, Marios. The Game Music toolbox: Composition techniques and production tools from 20 iconic game soundtracks. Abingdon: Routledge. 2023. 195 p. ________. A portfolio of recombinant compositions for the videogame Apotheon. 2017. 207 p. Tese (Doutorado em Música) – Department of Music, City University of London, Londres, 2017. ASLAM; BROWN, J. Affordance theory in game design: A guide toward understanding players. San Rafael: Morgan & Claypool, 2020. 112 p. ASSASSIN ́S CREED. Montreal: Ubisoft, 2007. 1 jogo eletrônico. AUDI, Gustavo. Imergindo no mundo do videogame. Curitiba: Appris, 2016. 199 p. BARRETT, Louise. The Evolution of Cognition: A 4E Perspective. In: NEWEN, A; LEON, B; Gallagher, S. (Eds.). The Oxford of 4E Cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018. pp. 719-734. BARRETT, Margareth. Freedoms and Constraints: constructing musical worlds through the dialogue of composition. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 3-30. BERTISSOLO, et al. A pesquisa em processos de criação colaborativa e criatividade composicional no Brasil: cenários e desafios. In: Musica Theorica, Salvador, v. 7. n. 1, p. 214- 241, jan-jul. 2022. Disponível em: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/231. Acesso em: 15/10/2023. BETHKE, Erik. Game development and production. Texas: Wordware Publishing, 2003. 432 p. BODEN, M. The creative mind. New York: Basic Books, 1991. 359 p. BORDWELL, D; STAIGER, J; THOMPSON. K. The Classical Hollywood Cinema: Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Columbia University Press, 1985. 506 p. 249 BOYLE, E; CONNOLLY, T; HAINEY, T. The role of psychology in understanding the impact of computer games. In: Entertainment Computing, Escócia, v. 2, n. 2, p. 69-74. 2011. BRANDON, A. Audio for Games: Planning, Process and Production. New Jersey: New Riders, 2004. 240 p. BRIDGETT, Rob. Leading with sound: proactive sound practices in video game development. New York: Routledge, 2021. 223 p. BROWER, Candace. A Cognitive Theory of Musical Meaning. In: Journal Of Music Theory, Duke University Press, Nova Iorque, v. 44, n. 2, p. 323-329, set-dec. 2000 Disponível em: http://jstor.org/stable/3090681. Acesso em: 12/12/2023. BULLERJAH, C; GÜLDENRING, M. An empirical investigation of effects of film music using qualitative content analysis. In: Psychomusicology, Hildeshheim, v. 13, n. 1-2, p. 99- 118, abril 1994. BURNARD, Pamela. How children ascribe meaning to improvisation and composition. In: Music Education Research, Cambridge, v. 2, n. 1, p. 7-23., março 2000. CARDASSI, L; BERTISSOLO, G. Colaboração compositor-performer: uma proposta de metodologia. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais da XXIX ANPPOM. 2019, Pelotas: UFPEL. p. 1–9. ________. Shared musical creativity: teaching composer-performer collaboration. In: Revista Vórtex, Curitiba, v. 8, n. 1, fev. 2020, p. 1–19. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.1.13. Acesso em: 10/11/2023. CHEMERO, A. Radical embodied cognitive science. Cambridge: MIT Press. 2009. 272 p. COHEN, Annabel. Music as a source of emotion in film. In: SLOBODA, J; JUSLIN, P. (eds.), Handbook of Music and Emotion: Theory, Research, Applications. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 249-272. ________. The functions of music in multimedia: A cognitive approach. In. S. Yi. (ed.), Music, mind, and science. Seoul: Seoul National University Press, 1999. pp. 53-69. ________. Film Music and the unfolding narrative In: AIRBIB, M. (ed.), Language, Music, and the Brain. Cambridge: MIT Press, 2013. pp. 173-201. ________. One trial memory integration of music and film: A direct test. Annual Meeting of the Canadian Acoustical Association. Quebec City, 1995. COLLINS, Karol. Game Sound: an introduction to the history, theory, and practice of video game music and sound design. Cambridge: The MIT Press, 2008. ________. An Introduction to the Participatory and Non-Linear Aspects of Video Game Audio. In: HAWKINS, Stan; RICHARDSON, John (Eds.). Essays on Sound and Vision. Helsinki: Helsinki University Press, 2007. pp. 263-298. 250 ________. ________. Playing with sound: A theory of interacting with sound and music in video games. Cambridge: The MIT Press, 2013. CONTROL. Espoo: Remedy Entertainment, 2019. 1 jogo eletrônico. COX, Arnie. The mimetic hypothesis and embodied musical meaning. Music Scientiae, Nova Iorque v. 5, n. 2, p. 195–212, set. 2001. CRITCHLEY, et al. Neural activity relating to generation and representation of galvanic skin conductance responses: a functional magnetic resonance imaging study. Journal of Neuroscience, Washington, v. 20, n. 8, p. 3033-3040, abril 2000. CSIKSZENTMIHALYI, M. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STERNBERG, Robert (Ed.), The cambridge handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. pp. 313-335. CSIKSZENTMIHALYI, Mihalyi. Flow. 1a ed. Nova Iorque: HarperCollins, 1990. 303 p. ________. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. New York: HarperCollins, 1996. 464 p. CUPHEAD. Oakville: Studio MDHR, 2017. 1 jogo eletrônico. CUTTING, J; CANDAM, A. Movies, evolution, and mind: From fragmentation to continuity . Evolutionary Review, v. 4, n. 3, 2013. p. 25–35. DAMASIO, Antonio. Descartes' error. New York: Avon Books, 1994. 312 p. DAVIDSON, R. et al. Approach/withdrawal and cerebral asymmetry: Emotional expression and brain physiology. Journal of Personality and Social Psychology, Estados Unidos da América v. 58, n.2, p. 330-341. fev. 1990. DETROIT BECOME HUMAN. Paris: Quantic Dream, 2018. 1 jogo eletrônico. DOUGLAS, J; HARGADON, A. The pleasures of immersion and engagement: Schemas, scripts and the fifth business. Digital Creativity, v. 12, n. 3, p. 153-166, set. 2001. DRACHEN, A. et al. Correlation between heart rate, electrodermal activity and player experience in First-Person Shooter games. In: 5th Conference SIGGRAPH: Computer Graphics an Interactive Techniques. 5, julho 2010. Los Angeles. Sandbox '10: Proceedings of the 5th ACM SIGGRAPH Symposium on Video Games, Nova Iorque, v. 5, p. 49-54. 2010. 251 Making gamers cry: Mirror neurons and embodied interaction with game sound. In: Audio Mostly 2011, 6th Conference on Interaction with Sound, 6, set. 2011. Coimbra, Portugal. Proceedings of the 6th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, Coimbra, Portugal. Set. 2011. P. 39-46. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2095667.2095673. Acesso em: 02 fev. 2023. ELFEREN, Isabella. Analysing game musical immersion: The ALI model. In: KAMP, M.; SUMMERS, T.; SWEENEY, M. (Eds.), Ludomusicology: Approaches to video game music. Bristol: Equinox, 2016. pp. 32-52. ERMI, L; MAŸRÄ, F. Fundamental Components of the Gameplay Experience: Analysing Immersion. Digital Games Research Conference 2005, Changing Views: Worlds in Play, Vancouver. Proceedings of DiGRA 2005, v. 3, junho 2005. p. 15-27 FENCOTT, C. CLAY, J. LOCKYER, M. MASSEY, P. Game invaders: the theory and understanding of computer games. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. FINGERHUT, J; HEIMANN, K. Movies and the mind: On our filmic body. In: FUCHS, T; DURT; TEWES (Eds.), Embodiment, Enaction, and Culture: Investigating the constitution of the shared world. Cambridge: The MIT Press. 2017. pp. 353-377. FRAGOSO, S; AMARO, M. Introdução aos estudos dos jogos. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 70 - Coleção Cibercultura. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27659. Acesso em: 11/10/23. GALLAGHER, S. Enactivist interventions: Rethinking the mind. Oxford: Oxford University Press, 2017. 240 p. KOSAK, Dave. The beat goes on: Dynamic Music in Spore. GAMESPY. 2008. Disponível em: http://uk.pc.gamespy.com/pc/spore/853810p1.html. Acesso em: 16 de ago. 2023. GARCIA, Nicolas. A influência do engajamento significativo de um compositor sobre respostas emocionais de ouvintes à sua própria música. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2021. GARNER, T; GRIMSHAW, M. Psychophysiological Assessment of fear experience in response to sound during computer video gameplay. In: jul. 2013, República Tcheca. Proceedings of the IADIS International Conference Interfaces and Human Computer Interaction and Game and Entertainment Technologies. República Tcheca, jul. 2013, p. 45-53. GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. New York: Psychology Press. 2015. 315 p. GOLEMAN, Daniel. Working with emotional intelligence. New York: Bantam, 1998. 400 p. GOMEZ, Sérgio. Conte-me uma história, mas não me diga que você a está contando: os jogos digitais e uma nova narratividade. 195 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2011. 252 GUITAR HERO. California: Red Octane, 2005. 1 jogo eletrônico. IADIS International Conference Interfaces and Human Computer Interaction and Game and Entertainment Technologies, 7, HALO. Bellevue: Bungie, 2001. 1 jogo eletrônico. HODENT, Celia. The gamer's brain: How Neuroscience and UX can impact video game design. Florida: CRC Press, 2018. 250 p. ________. The psychology of video games. New York: Routledge, 2021. 104 p. HORIZON Zero Dawn. Amsterdã: Guerrilla Games, 2017. 1 jogo eletrônico. HUIBERTS, Sander. Captivating Sound: the role of audio for immersion in computer games. 2010. 200 p. Tese (Doutorado em Música) - Utrecht School of Arts, University of Portsmouth, Portsmouth. 2010. HURON, D; MARGULIS, E. Music expectancy and thrills. In: JUSLIN, P; SLOBODA, J. (Eds.), Handbook of music and emotion: Theory, research, applications. Oxford: Oxford University Press, 2010. pp. 575-604. ILARI, Beatriz. Cognição musical: origens, abordagens tradicionais, direções futuras. In: ILARI, B; ARAÚJO, R. (Orgs.), Mentes em Música. Curitiba: UFPR, 2010. p. 13-36. JENNETT, C. et al. Measuring and defining the experience of immersion in games. International journal of Human-Computer studies, Reino Unido, v. 66, n. 9, p. 641-661. Set, 2008. JOHNSON, Mark. The Body in the Mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987. 272 p. JONES,N; FOX,N.Electroencephalogramasymmetryduringemotionallyevocativefilmsand its reaction to positive and negative affectivity. Brain and Cognition, Maryland, v. 20, n. 2, p. 280-299. Nov. 1992. KEIL, A. et al. Effects of emotional arousal in the cerebral hemispheres: A study of oscillatory brain activity and event-related potentials. Clinical Neurophysiology, Toronto, v. 112, n. 11, p. 2057-2068. Nov. 2001 KELLMAN, Noah. The game music handbook: a practical guide to crafting an unforgettable musical soundscape. Oxford: Oxford University Press, 2020. 270 p. KLEIN, M et. al. O Paradigma Stroop em uma amostra de idosos brasileiros. Psicologia Hospitalar, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 93-112. Jan. 2010. Registro Sonoro KONDO, Koji. Painting an Interactive Musical Landscape. [Palestra] GDC Vault, Califórnia, 4 de março de 2007. Disponível em: https://gdcvault.com/play/754/Painting- an-Interactive-Musical. Acesso em: 25 de jul. 2023. KRAMER, Jonathan D. The time of music: new meanings, new temporalities, new listening. New York: Schirmer Books, 1988. 511 p. KRATUS, John. A time analysis of the compositional processes used by children ages 7-11. Journal of Research in Music Education, Nova Iorque, v. 37, n. 1, p. 5-20, abril 1989. 253 LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology. Cambridge: MIT Press, 2008, 320 p. LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012. 172 p. MARSH, Kathryn. Children’s Singing Games: Composition in the Playground? Research Studies in Music Education, Nova Iorque, v. 4, n. 1, p. 2-11. Junho 1995. MASSUMI, B. Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Durham: Duke University Press, 2002. 310 p. MATOS, Eugênio. A arte de compor música para o cinema. Brasília: SENAC, 2014. 384 p. MELLOR, David. Sound & Sync: An introduction to sound. SOUND ON SOUND. Abril 2011. Disponível em: https://soundonsound.com/techniques/sound-sync. Acesso em: 2 de fev. 2023. MELO, A; MARSOTI, L. Criatividade em pessoas jogadoras de videogame. FATEC- Jundiaí. São Paulo. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/32081575/CRIATIVIDADE_EM_PESSOAS_JOGADORAS_DE _VIDEOGAME. Acesso em: 10/01/2024. MENEGUETTE, Lucas. Áudio dinâmico para games: conceitos fundamentais e procedimentos de composição adaptativa. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, Salvador, 10, nov. 2011, Salvador. Proceedings of SBGames 2011, Salvador, nov. 2011. p. 1- 10. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/art/full/92207.pdf. Acesso em: 01/01/2024. ________. A afinação do mundo virtual: identidade sonora em jogos digitais. 2016. 232 p. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. METAL GEAR SOLID. Tóquio: Konami, 1998. 1 jogo eletrônico. MOONEY, J. Frameworks & affordances: understanding the tools of music-making. Journal of Music, Technology and Education, Reino Unido, v. 3, n. 13, p.141-154. Abril 2010. MORAES, Tharcisio Vaz C. Ludum, uma composição "jogo": Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 14, nov. 2015, Teresina. Anais do SBGames 2015, Teresina, nov. 2015. p. 730-733. Disponível em: http://sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/artesedesign-short/147958.pdf. Acesso em: 11 abr. 2016. ________. Eternal Chase. Quarteto de cordas. Salvador, 2019. 1 partitura. ________. Composição Musical no Audiogame Breu: os desafios e processos de um jogo inclusivo. 2017. 152 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. 254 ________. Proposição de um experimento piloto para a avaliação do impacto da música na experiência imersiva do jogador em um jogo eletrônico. In: BERTISSOLO, G (Org.); NOGUEIRA, M (Eds.), ENCAM - Encontros de Cognição Musical e Processos Criativos, Curitiba 2020. p. 161-169. Disponível em: https://academia.edu/45379152/Proposi%C3%A7%C3%A3o_de_um_experimento_piloto_pa ra_a_avalia%C3%A7%C3%A3o_do_impacto_da_m%C3%BAsica_na_experi%C3%AAncia _imersiva_do_jogador_em_um_jogo_eletr%C3%B4nico. Acesso em: 08 de jul. 2023. MORAES, T. V.; FARIAS, V.; SANTOS, V. FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. In: In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital 2016, 15, set. 2016. São Paulo. Anais do SBGames 2016, São Paulo, set 2016, p. 1416-1426. Disponível em: http://sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/tut03.pdf. Acesso em 21 out. 2023. MORAES, T.; SAMPAIO, M. Relações de Contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 14, nov. 2015, Teresina. Anais do SBGames 2015, Teresina, nov. 2015. p. 714-717. Disponível em: https://academia.edu/20188670/Rela%C3%A7%C3%B5es_de_contornos_entre_elementos_s onoros_e_visuais_do_jogo_Super_Mario_Bros. Acesso em 09 dez. 2023. MORRISON, I.; ZIEMKE, T. Empathy with Computer Game Characters: A Cognitive Neuroscience Perspective. In: AISB’05: Social Intelligence and Interaction in Animals, Robots and Agents, 9, abril 2005. Hatfield - Reino Unido. AISB'05. Proceedings of the Joint Symposium on Virtual Social Agents, Hatfield - Reino Unido, abril 2005. p. 73–79. Disponível em: https://aisb.org.uk/wp-content/uploads/2019/12/10_Virt_Final.pdf. Acesso em 10 de maio. 2023. MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP, 2003. 282 p. NEWZOO. 2023 Global Games Market Report. Amsterdam: Newzoo 2023. __________. 2021 Global Games Market Report. Amsterdam: Newzoo 2021. NOGUEIRA, Marcos. A semântica do entendimento musical. In: ILARI, B; ARAÚJO, R. (Orgs.), Mentes em Música. Curitiba: UFPR, 2010. pp. 37-64. __________. Dimensões da produção imaginativa musical: movimentos, formas e intenções. In: NOGUEIRA, Ilza (Org.), Experiência Musical: Perspectivas Teóricas. Salvador: TEMA, 2019. pp. 17-35. NORMAN, D. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books, 2013. 235 p. OLIVEIRA, Jamary. A respeito do compor: questões e desafios. Revista ART, Salvador, 19, pp. 59-63, 1992. OUTLAST. Quebec: Red Barrels Studio, 2013. 1 jogo eletrônico. PATAPON. Tóquio, Japan Studio, 2007. 1 jogo eletrônico. 255 PEERDEMAN, Peter. Sound and Music in Games. Amsterdam: Vrije Universiteit, abril 2010. Disponível em: https://peterpeerdeman.nl/vu/ls/peerdeman_sound_and_music_in_games.pdf. Acesso em: 7 jul. 2023. PESQUISA GAME BRASIL. Indústria Brasileira de Jogos Digitais. In: III Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Brasília: Ministério da Cultura, 2022. v. 1. PHILLIPS, Winifred. A composer's guide to game music. Cambridge: The MIT Press, 2014. 288 p. PLANK, Dana. Audio and the experience of gaming: A cognitive-emotional approach to video game sound. In: FRITSCH, M; SUMMERS, T. (Eds.), The Cambridge companion to video game music. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. pp. 284-301. POSNER, J; RUSSELL, J; PETERSON, B. The circumplex model of affect: An integrative approach to affective Neuroscience, cognitive development, and psychopathology. PubMed Central, Cambridge- Reino Unido, v. 17, n.3, p. 715-734. Set. 2005. PSICOSE. Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos: Universal Pictures, 1960 (109 min.). DVD. PUCCIO, G; CABRA, J. Organizational Creativity: A systems approach. In: KAUFMAN, J; STERNBERG, R. (Eds.), The cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010. pp. 145-173. PUCCIO, G; CABRA, J. Creative Problem Solving: Past, present and future. In: RICKARDS, T; RUNCO, M.; MOGER, S. (Eds.), The Routledge companion to creativity. London: Routledge, 2009. pp. 327-337. RIZZOLATTI, G; FADIGA, L; FOGASSI, L; GALLESE, V. Premotor cortex and the recognition of motor actions. Brain Research: Cognitive Brain Research, Holanda, v. 3, n. 2, p. 131–141. Março 1996. ROCK BAND. Massachusetts: Harmonix Music Systems, 2007. 1 jogo eletrônico. ROEPKE, M. Changing Literacies: A research platform at Utrecht University. Utrecht: Utrecht University, Holanda, maio 2011. Disponível em: https://mmroepke.wordpress.com/publications/. Acesso em: 16 ago. 2023. RUSSELL, J. Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, Estados Unidos da América, v. 110, n. 1, p. 145-172. Jan. 2003. RUSSELL, J. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, Estados Unidos da América, v. 39, n. 6, p. 1161-1178. Dezembro 1980. SALEN, K; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. São Paulo: Blucher, 2012. 167 p. SALLES, Cecilia A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume. 1998. 256 SANDERS, T; CAIRNS, P. Time perception, immersion and music in videogames. In: BCS Interaction Specialist Group Conference, Dundee - Reino Unido, 24, Set. 2010. BCS '10: Proceedings of the 24th BCS Interaction Specialist Group Conference, Reino Unido, v. 24, n. 10, p. 160-167. Set. 2010. SANTOS, V. de A. A importância das regras e do gameplay no envolvimento do jogador de videogame. 2010. 257 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: Acesso em: 24 abr. 2023. SCHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. Burlington: Elsevier, 2008. 489 p. SIMCELL. Seattle: Strange loop, 2013. 1 jogo eletrônico. SMITH, T; HENDERSON, J. 2008. Edit blindness: The relationship between attention and global change blindness in dynamic scenes. Journal of Eye Movement Research, Suiça, v. 2, n. 2, dez. 2008, p. 1–17. SPACE Invaders. Tokyo: Taito, 1978. 1 jogo eletrônico. SPORE. Califórnia: Maxis, 2008. 1 jogo eletrônico. SUMMERS, Tim. Analyzing video game music: sources, methods and a case study. In: KAMP, M.; SUMMERS, T.; SWEENEY, M. (Eds.), Ludomusicology: Approaches to video game music. Bristol: Equinox, 2016. pp. 8-31. ________. Understanding video game music. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. 248 p. STAUFFER, Sandra. Identity and voice in young composers. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 91-112. STEPHENS, Jonathan. Imagination in Education: Strategies and models in the teaching and assessment in composition. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 113-140. STERNBERG, Robert. The concept of creativity: Prospects and paradigms. In: STERNBERG, Robert (Ed.), The cambridge handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. pp. 3-15. STORY, M; MACE, R. The universal design file: Designing for people for all ages and abilities. Raleigh: NC State University. 1998. 172 p. SUPER Mario Bros. Quioto: Nintendo, 1985. 1 jogo eletrônico. SUPER Mario World. Quioto: Nintendo, 1990. 1 jogo eletrônico. SWEET, Michael. Writing interactive music for video games. New Jersey: Pearson Education, 2015. 641 p. 257 THE KING OF FIGHTERS. Osaka: SNK, 1997. 1 jogo eletrônico. THE LAST OF US. Santa Monica: Naughty Dog, 2013. 1 jogo eletrônico. THE LEGEND OF ZELDA. Quioto: Nintendo, 1986. 1 jogo eletrônico. THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time. Quioto, Nintendo, 1998. 1 jogo eletrônico. THOMAS, Chance. Composing music for games: the art, technology and business of video game scoring. Cleveland: CRC Press, 2016. 362 p. THOMPSON, Paul. The professional composer ́s guide: business and creativity. Londres: Spitfire Audio Books, 2022. 235 p. TINKER RACERS. Salvador: Rumbora Party Games, 2020. 1 jogo eletrônico. VARELA, F; THOMPSON, E; ROSCH, E. The embodied mind: Cognitive science and human experience. Cambridge: The MIT Press, 1992. 328 p. VEAR, Craig. The Digital Score: musicianship, creativity and innovation. New York: Routledge, 2019. VOSS, Christiane. Film experience and the formation of illusion: The spectator as “surrogate body” for the cinema. Cinema Journal, Texas-E.U.A, v. 50, n. 4, jun. 2011. p. 136–150. WALLAS, Graham. The art of thought. London: Jonathan Cape, 1926. 320 p. WARD, T; KOLOMYTS. Cognition and Creativity. In: KAUFMAN, J; STERNBERG, R. (Eds.), The cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010. pp. 93-112. WELTATEM. Amsterdam: Monobanda, 2017. 1 jogo eletrônico. WHITE, E. Stravinsky: The composer and his works. London: Faber & Faber, 1966. 656 p. WHITMORE, Guy. Design with music in mind: a guide to adaptive audio for game designers. Game Developer, maio 2003. Disponível em: https://gamedeveloper.com/audio/design-with- music-in-mind-a-guide-to-adaptive-audio-for-game-designers. Acesso em: 28 de out. 2023. ________. Why Music Must Evolve Along With Digital Media. Youtube, 26 de setembro de 2018. Disponível em: https://youtube.com/watch?v=0OsfxTz4T9c. Acesso em: 2 de fev. 2023. WIGGINS, Jackie. A frame for understanding children ́s compositional process. In: HICKEY, Maud (Ed.), Why and How to Teach Music Composition: A new horizon for music education. Virginia: The National Association of Music Association, 2003. pp. 141-166. WILLIAMS, Duncam. Psychophysiological approaches to sound and music in games: sources, methods and a case study. In: FRITSCH, M.; SUMMERS, T.; (Eds.), The Cambridge companion to video game music. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. pp. 302- 318. 258 WILLIAMSON, Victoria. You are the Music: How music reveals what it means to be human. London: Icon Books, 2015. 224 p. WORLD OF WARCRAFT. Irvine: Blizzard, 2004. 1 jogo eletrônico. ZAGAL, P. Ludoliteracy: Defining, understanding, and supporting games education. Halifax: Etc Press, 2010. 163 p. ZHANG, J; FU, X. The influence of background music of video games on immersion. Journal of Psychology & Psychotherapy, Bruxelas-Bélgica, v. 05, n. 04, jan. 2015, p. 1-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39303/1/Tese%20Composicao%20Games%20-%20Tharcisio%20Vaz%20de%20Moraes%20%5bFINAL%20COMISSAO%5d.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39303/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58620c00eb80754b5aa1c96ae82acbae
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459688903180288