Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rafael Dias Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27728
Resumo: O seguinte memorial trata de uma descrição da trajetória do autor deste trabalho no curso realizado, em seus aspectos artístico, teórico e profissional, relatando as experiências vividas e os conceitos – adquiridos e estimulados – para que se chegasse ao produto de seu projeto. O artigo tem como tema as relações de poder entre compositor-intérprete, relacionando-se no âmbito da música erudita ocidental, onde o intérprete define o termo microrrelação e aborda as dinâmicas de poder entre as funções estudadas através de um viés conceitual oriundo de filósofos como Foucault e Bourdieu, buscando assim, ao explicitar tais relações, trazer à tona ações que contribuam para o delineamento de posturas éticas que tenham como objetivo equilibrar o poder entre o compositor e o intérprete em todo o contexto sociológico no qual a música – especificamente no campo da música de concerto ocidental – atua, de forma que se possa criar um ambiente saudável para a prática musical.
id UFBA-2_ad6102a4b5ad39ade68a79f97bc74595
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27728
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Almeida, Rafael Dias SantosAlmeida, Rafael Dias SantosRobatto, LucasQueiroz, Flávio José Gomes dePortela, Antônio CarlosBrandão, José Maurício2018-10-17T14:33:51Z2018-10-17T14:33:51Z2018-10-172018-03-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27728O seguinte memorial trata de uma descrição da trajetória do autor deste trabalho no curso realizado, em seus aspectos artístico, teórico e profissional, relatando as experiências vividas e os conceitos – adquiridos e estimulados – para que se chegasse ao produto de seu projeto. O artigo tem como tema as relações de poder entre compositor-intérprete, relacionando-se no âmbito da música erudita ocidental, onde o intérprete define o termo microrrelação e aborda as dinâmicas de poder entre as funções estudadas através de um viés conceitual oriundo de filósofos como Foucault e Bourdieu, buscando assim, ao explicitar tais relações, trazer à tona ações que contribuam para o delineamento de posturas éticas que tenham como objetivo equilibrar o poder entre o compositor e o intérprete em todo o contexto sociológico no qual a música – especificamente no campo da música de concerto ocidental – atua, de forma que se possa criar um ambiente saudável para a prática musical.Submitted by Rafael Dias Santos Almeida (yolaws.sniper@hotmail.com) on 2018-10-09T20:52:35Z No. of bitstreams: 1 [TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf: 3701930 bytes, checksum: 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-10-17T14:33:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 [TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf: 3701930 bytes, checksum: 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-17T14:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 [TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf: 3701930 bytes, checksum: 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483 (MD5)The following memorial try to describe the author’s final paper trajectory in the class, both artistic and theoretical aspects, reporting the live experiences to arrive to the draft’s product. The academic paper has as theme the power’s relations between composer and performer in the classical music context, where the performer defines the term “microrelations” and approaches the power’s dynamics between the studied functions through the conceptual view arising from philosophers like Foucault and Bourdieu, thus seeking, explaining these relations, bring out actions that support an ethic that has as objective balance the power between composer and performer in whole sociological context in which the music – specifically classical music – acts, so that afford make a healthy ambient for the music practice.ArtesMúsicaMusicaFlauta - estudo e ensinoBourdieuFoucaultMicrorrelações de poder compositor-intérprete na música de concertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdfapplication/pdf3701930https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/1/%5bTCF%5d%20Microrrela%c3%a7%c3%b5es%20de%20poder%20compositor-int%c3%a9rprete%20na%20m%c3%basica%20de%20concerto%20-%20Rafael%20Dias.pdf99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXT[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf.txt[TCF] Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto - Rafael Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain178937https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/3/%5bTCF%5d%20Microrrela%c3%a7%c3%b5es%20de%20poder%20compositor-int%c3%a9rprete%20na%20m%c3%basica%20de%20concerto%20-%20Rafael%20Dias.pdf.txt93cd0f4deb0219a0cb2e67c9c08231e0MD53ri/277282022-07-05 14:03:53.914oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
title Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
spellingShingle Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
Almeida, Rafael Dias Santos
Artes
Música
Musica
Flauta - estudo e ensino
Bourdieu
Foucault
title_short Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
title_full Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
title_fullStr Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
title_full_unstemmed Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
title_sort Microrrelações de poder compositor-intérprete na música de concerto
author Almeida, Rafael Dias Santos
author_facet Almeida, Rafael Dias Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rafael Dias Santos
Almeida, Rafael Dias Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robatto, Lucas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Queiroz, Flávio José Gomes de
Portela, Antônio Carlos
Brandão, José Maurício
contributor_str_mv Robatto, Lucas
Queiroz, Flávio José Gomes de
Portela, Antônio Carlos
Brandão, José Maurício
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Música
topic Artes
Música
Musica
Flauta - estudo e ensino
Bourdieu
Foucault
dc.subject.por.fl_str_mv Musica
Flauta - estudo e ensino
Bourdieu
Foucault
description O seguinte memorial trata de uma descrição da trajetória do autor deste trabalho no curso realizado, em seus aspectos artístico, teórico e profissional, relatando as experiências vividas e os conceitos – adquiridos e estimulados – para que se chegasse ao produto de seu projeto. O artigo tem como tema as relações de poder entre compositor-intérprete, relacionando-se no âmbito da música erudita ocidental, onde o intérprete define o termo microrrelação e aborda as dinâmicas de poder entre as funções estudadas através de um viés conceitual oriundo de filósofos como Foucault e Bourdieu, buscando assim, ao explicitar tais relações, trazer à tona ações que contribuam para o delineamento de posturas éticas que tenham como objetivo equilibrar o poder entre o compositor e o intérprete em todo o contexto sociológico no qual a música – especificamente no campo da música de concerto ocidental – atua, de forma que se possa criar um ambiente saudável para a prática musical.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-17T14:33:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-17T14:33:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27728
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/1/%5bTCF%5d%20Microrrela%c3%a7%c3%b5es%20de%20poder%20compositor-int%c3%a9rprete%20na%20m%c3%basica%20de%20concerto%20-%20Rafael%20Dias.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27728/3/%5bTCF%5d%20Microrrela%c3%a7%c3%b5es%20de%20poder%20compositor-int%c3%a9rprete%20na%20m%c3%basica%20de%20concerto%20-%20Rafael%20Dias.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99bec72f74a6b793cb4a3fd0767f4483
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
93cd0f4deb0219a0cb2e67c9c08231e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459577217253376