Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053 |
Resumo: | Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar. |
id |
UFBA-2_addc69df8a183fc6c1b8162d4a14451b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18053 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Borges, Naranda CostaCosta, Eliene Benício AmâncioCosta, Eliene Benício AmâncioAmoroso, Daniela MariaSerrano, Leonardo Jose SebianeSantos, José Antonio Saja Ramos Neves dosSilva, Marina Martins da2015-09-14T11:48:50Z2015-09-14T11:48:50Z2015-09-142015-06-11CDD 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar.This thesis presents the Dançatar as a proposed methodology to dance in a dialogical action of contemporary women, towards experimentation of different sides of her feminine, with the aim of promoting the uniqueness of the woman and the appreciation of feminine imagery, through a tension of opposites revealed in body narrative. The motivating problem stemmed from the need to seek strategies in dance for the realization of women face the new challenges and demands of contemporary times. Raise the hypothesis that the Dançatar strategies promote the woman lying with your Self through the revelation of his body narrative, which causes the event to be inaugurated his, I understand here as the action of surprise from the displacement of comfort zones, known, experienced and entrenched. The methodological approach is based on an experimental research conducted with women in experiments with the application of the Principles and Indicators reference Dançatar the design and evaluation of the property of their interaction and intervention. His approach is established in the field of sensitivities, the imaginary and the contemporary paradigms and leaned in Sociology, Psychology, Oral History, Sociology, Philosophy, Anthropology, by authors such as Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valeria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore and Marly Riberio Meira. We considered researchers Dance and Performance Studies as Eliana Rodrigues Silva, José Gil, Maria Fux, Klauss Vianna and Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. The arguments left of the archetypes of the mythological figures of Eve and Lilith, identified as assumed oppositions which establish a dialogical critical for this search. Its implementation is raised from the myth of Leila Diniz and their integration into Brazilian culture, presented as Brazilian female archetype that inspired the possibility of a creative interaction between the previous oppositions. At the end of the thesis are presented conclusive prospecting of Dançatar.Submitted by Naranda Borges (narandac@hotmail.com) on 2015-08-24T16:10:41Z No. of bitstreams: 1 TESENARANDACOMPLETA.pdf: 8621326 bytes, checksum: d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2015-09-14T11:48:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESENARANDACOMPLETA.pdf: 8621326 bytes, checksum: d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-14T11:48:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESENARANDACOMPLETA.pdf: 8621326 bytes, checksum: d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 (MD5)CNPqDançaDançaMulheresNarrativa-dançaMulheres-dançaDançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de DançaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESENARANDACOMPLETA.pdf.txtTESENARANDACOMPLETA.pdf.txtExtracted texttext/plain784976https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/3/TESENARANDACOMPLETA.pdf.txt8038c560816612bd2e9dc51fa64e074fMD53ORIGINALTESENARANDACOMPLETA.pdfTESENARANDACOMPLETA.pdfapplication/pdf8621326https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/1/TESENARANDACOMPLETA.pdfd849e7e55084f1226ca9dba871b80746MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/180532021-12-30 10:15:05.377oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T13:15:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
title |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
spellingShingle |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança Borges, Naranda Costa Dança Dança Mulheres Narrativa-dança Mulheres-dança |
title_short |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
title_full |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
title_fullStr |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
title_full_unstemmed |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
title_sort |
Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança |
author |
Borges, Naranda Costa |
author_facet |
Borges, Naranda Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Naranda Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Eliene Benício Amâncio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Eliene Benício Amâncio Amoroso, Daniela Maria Serrano, Leonardo Jose Sebiane Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos Silva, Marina Martins da |
contributor_str_mv |
Costa, Eliene Benício Amâncio Costa, Eliene Benício Amâncio Amoroso, Daniela Maria Serrano, Leonardo Jose Sebiane Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos Silva, Marina Martins da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança Mulheres Narrativa-dança Mulheres-dança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Mulheres Narrativa-dança Mulheres-dança |
description |
Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-06-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-14T11:48:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-14T11:48:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
CDD 793.3 |
identifier_str_mv |
CDD 793.3 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de Dança |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGAC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/3/TESENARANDACOMPLETA.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/1/TESENARANDACOMPLETA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8038c560816612bd2e9dc51fa64e074f d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459501634846720 |