Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Naranda Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053
Resumo: Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar.
id UFBA-2_addc69df8a183fc6c1b8162d4a14451b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18053
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Borges, Naranda CostaCosta, Eliene Benício AmâncioCosta, Eliene Benício AmâncioAmoroso, Daniela MariaSerrano, Leonardo Jose SebianeSantos, José Antonio Saja Ramos Neves dosSilva, Marina Martins da2015-09-14T11:48:50Z2015-09-14T11:48:50Z2015-09-142015-06-11CDD 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar.This thesis presents the Dançatar as a proposed methodology to dance in a dialogical action of contemporary women, towards experimentation of different sides of her feminine, with the aim of promoting the uniqueness of the woman and the appreciation of feminine imagery, through a tension of opposites revealed in body narrative. The motivating problem stemmed from the need to seek strategies in dance for the realization of women face the new challenges and demands of contemporary times. Raise the hypothesis that the Dançatar strategies promote the woman lying with your Self through the revelation of his body narrative, which causes the event to be inaugurated his, I understand here as the action of surprise from the displacement of comfort zones, known, experienced and entrenched. The methodological approach is based on an experimental research conducted with women in experiments with the application of the Principles and Indicators reference Dançatar the design and evaluation of the property of their interaction and intervention. His approach is established in the field of sensitivities, the imaginary and the contemporary paradigms and leaned in Sociology, Psychology, Oral History, Sociology, Philosophy, Anthropology, by authors such as Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valeria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore and Marly Riberio Meira. We considered researchers Dance and Performance Studies as Eliana Rodrigues Silva, José Gil, Maria Fux, Klauss Vianna and Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. The arguments left of the archetypes of the mythological figures of Eve and Lilith, identified as assumed oppositions which establish a dialogical critical for this search. Its implementation is raised from the myth of Leila Diniz and their integration into Brazilian culture, presented as Brazilian female archetype that inspired the possibility of a creative interaction between the previous oppositions. At the end of the thesis are presented conclusive prospecting of Dançatar.Submitted by Naranda Borges (narandac@hotmail.com) on 2015-08-24T16:10:41Z No. of bitstreams: 1 TESENARANDACOMPLETA.pdf: 8621326 bytes, checksum: d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2015-09-14T11:48:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESENARANDACOMPLETA.pdf: 8621326 bytes, checksum: d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-14T11:48:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESENARANDACOMPLETA.pdf: 8621326 bytes, checksum: d849e7e55084f1226ca9dba871b80746 (MD5)CNPqDançaDançaMulheresNarrativa-dançaMulheres-dançaDançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de DançaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESENARANDACOMPLETA.pdf.txtTESENARANDACOMPLETA.pdf.txtExtracted texttext/plain784976https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/3/TESENARANDACOMPLETA.pdf.txt8038c560816612bd2e9dc51fa64e074fMD53ORIGINALTESENARANDACOMPLETA.pdfTESENARANDACOMPLETA.pdfapplication/pdf8621326https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/1/TESENARANDACOMPLETA.pdfd849e7e55084f1226ca9dba871b80746MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/180532021-12-30 10:15:05.377oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T13:15:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
title Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
spellingShingle Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
Borges, Naranda Costa
Dança
Dança
Mulheres
Narrativa-dança
Mulheres-dança
title_short Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
title_full Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
title_fullStr Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
title_full_unstemmed Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
title_sort Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança
author Borges, Naranda Costa
author_facet Borges, Naranda Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Naranda Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Eliene Benício Amâncio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Eliene Benício Amâncio
Amoroso, Daniela Maria
Serrano, Leonardo Jose Sebiane
Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos
Silva, Marina Martins da
contributor_str_mv Costa, Eliene Benício Amâncio
Costa, Eliene Benício Amâncio
Amoroso, Daniela Maria
Serrano, Leonardo Jose Sebiane
Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos
Silva, Marina Martins da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança
Mulheres
Narrativa-dança
Mulheres-dança
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Mulheres
Narrativa-dança
Mulheres-dança
description Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-14T11:48:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-14T11:48:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv CDD 793.3
identifier_str_mv CDD 793.3
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/3/TESENARANDACOMPLETA.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/1/TESENARANDACOMPLETA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18053/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8038c560816612bd2e9dc51fa64e074f
d849e7e55084f1226ca9dba871b80746
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502563936239616