Erros assistenciais e o processo de trabalho em enfermagem no hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Sara Novaes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23577
Resumo: Define-se como objetivo geral relacionar os erros assistenciais ao processo de trabalho em enfermagem no local de estudo e, como objetivos específicos: Descrever o processo de implementação do instrumento de notificação eletrônica de erros assistenciais; Conhecer a proporção dos erros assistenciais relacionados ao processo de trabalho em enfermagem; Estimar a densidade de incidência de erros assistenciais por tipo de erro; Identificar o setor onde ocorre a maior frequência de erros notificados; Estabelecer relação entre o processo de trabalho em enfermagem e os erros assistenciais. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso único, de escolha intencional e interessada, descritivo e adotando abordagem quantitativa e qualitativa em um Hospital privado de médio porte e alta complexidade, situado em Salvador, Bahia. Na primeira foi realizado um estudo descritivo qualitativo sobre o processo de implementação do instrumento de notificação eletrônica de erros assistenciais no hospital caso. Na segunda fase realizou-se um estudo quanti-qualitativo sendo estas etapas realizadas através da estratégia explanatória sequencial (CRESWELL, 2010). A abordagem quantitativa é caracterizada como um estudo epidemiológico descritivo que permitiu conhecer a proporção de erros assistenciais e a caracterização destes, segundo variáveis selecionadas para o estudo. A abordagem qualitativa foi conduzida com base nos resultados encontrados na primeira etapa. Resultados: Descreve-se a inserção dos tipos de notificação no instrumento de registro de não conformidade, destaca-se o processo de análise da ocorrência tendo em vista identificar as principais causas, possíveis danos ao paciente, levantamento de estratégias de prevenção e elaboração de plano de ação para traçar ações corretivas, gerando o ciclo de melhoria contínua. Identificou-se 669 episódios de erros notificados, que representam 20,61 episódios de erros por 1000 pacientes-dia. A maior frequência de notificação ocorreu na unidade de terapia intensiva cardíaca (44,66 pacientesdia), sendo o erro mais frequente no hospital o medicação relacionado a aprazamento (7,08 pacientes-dia). Após a observação do processo de trabalho em enfermagem e a análise documental, os dados foram sistematizados em dimensões norteadas pelos elementos do processo de trabalho tendo em vista ordená-las. Foi possível constatar pontos críticos no processo de trabalho em enfermagem que se relacionam com a ocorrência de erros assistenciais como o dimensionamento inadequado, a intensidade do trabalho, fluxo do medicamento com repartição de tarefas e rotinas que intensificam as possibilidades de falhas, questões estruturais, a complexidade do trabalho, perfil de pacientes críticos e as falhas na prevenção dos erros assistenciais. Conclusão: A notificação, apesar de não garantir a detecção de todos os erros, permitiu identificar os problemas e tem facilitado intervenções e melhoria dos processos assistenciais. Os resultados evidenciam as lacunas referentes ao processo de trabalho em enfermagem e favorecem a compreensão dos elementos do processo de trabalho em enfermagem que se relacionam com os erros assistenciais. Sugere-se o ajuste dos pontos críticos referentes aos elementos do processo de trabalho em enfermagem como proposta para redução dos erros assistenciais no hospital.
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Na primeira foi realizado um estudo descritivo qualitativo sobre o processo de implementação do instrumento de notificação eletrônica de erros assistenciais no hospital caso. Na segunda fase realizou-se um estudo quanti-qualitativo sendo estas etapas realizadas através da estratégia explanatória sequencial (CRESWELL, 2010). A abordagem quantitativa é caracterizada como um estudo epidemiológico descritivo que permitiu conhecer a proporção de erros assistenciais e a caracterização destes, segundo variáveis selecionadas para o estudo. A abordagem qualitativa foi conduzida com base nos resultados encontrados na primeira etapa. Resultados: Descreve-se a inserção dos tipos de notificação no instrumento de registro de não conformidade, destaca-se o processo de análise da ocorrência tendo em vista identificar as principais causas, possíveis danos ao paciente, levantamento de estratégias de prevenção e elaboração de plano de ação para traçar ações corretivas, gerando o ciclo de melhoria contínua. Identificou-se 669 episódios de erros notificados, que representam 20,61 episódios de erros por 1000 pacientes-dia. A maior frequência de notificação ocorreu na unidade de terapia intensiva cardíaca (44,66 pacientesdia), sendo o erro mais frequente no hospital o medicação relacionado a aprazamento (7,08 pacientes-dia). Após a observação do processo de trabalho em enfermagem e a análise documental, os dados foram sistematizados em dimensões norteadas pelos elementos do processo de trabalho tendo em vista ordená-las. Foi possível constatar pontos críticos no processo de trabalho em enfermagem que se relacionam com a ocorrência de erros assistenciais como o dimensionamento inadequado, a intensidade do trabalho, fluxo do medicamento com repartição de tarefas e rotinas que intensificam as possibilidades de falhas, questões estruturais, a complexidade do trabalho, perfil de pacientes críticos e as falhas na prevenção dos erros assistenciais. Conclusão: A notificação, apesar de não garantir a detecção de todos os erros, permitiu identificar os problemas e tem facilitado intervenções e melhoria dos processos assistenciais. Os resultados evidenciam as lacunas referentes ao processo de trabalho em enfermagem e favorecem a compreensão dos elementos do processo de trabalho em enfermagem que se relacionam com os erros assistenciais. Sugere-se o ajuste dos pontos críticos referentes aos elementos do processo de trabalho em enfermagem como proposta para redução dos erros assistenciais no hospital.The general objective is to define the relationship between nursing clinical errors and the work process, specifically addressing the following objectives: describe the process of implementing the assistance error electronic notification tool; identify the proportion of nursing clinical errors related to the current work process; estimate the incident density of clinical errors by error type; identify the sectors of highest reported error frequency; establish relationship between the work process in nursing and clinical errors. Methodology: This is a single case study, specifically chosen to implement a quantitative and qualitative approach at a private, midrange and high complexity hospital, located in Salvador, Bahia. Initially, a qualitative descriptive study regarding the implementation process of the assistance error electronic notification tool in hospital care was performed. During the second phase, a quantitative and qualitative study was performed following the sequential explanatory strategy steps (CRESWELL, 2010). The quantitative approach was characterized as a descriptive epidemiological study, allowing for the identification of the proportion of clinical errors as well as the characterization of these errors, according to variables selected for the study. The qualitative approach was conducted based on the results observed during the initial phase. Results: We describe the insertion notification types of non-conformity registration instruments, the analysis process of the occurrence aimed at identifying: the main causes, possible patient harm, surveying preventative strategies and the development of an action plan for future improvements, thereby generating a constant improvement cycle. We identified 669 episodes of notification errors, which represent 20.61 error episodes per 1000 patients-day. The highest notification frequency occurred in the cardiac intensive care unit (44.66 patientsday), while the most frequent hospital error was in application of medication (7.08 patientsday). Following the observation of the nursing work process and document analysis, data were organized in dimensions based on work process elements for appropriate sorting. Criticisms of the nursing work process were identified, relating the occurrence of clinical errors as: inadequate design, work intensity, medication distribution and division of tasks and routines that increase possibilities of failed care, structural issues, job complexity, profile of critical patients and failures in preventing clinical errors. Conclusions: These notifications, despite the fact they do not guarantee the detection of all errors, have identified numerous problems and have facilitated appropriate interventions necessary to improve the implanted care plan. These results demonstrate gaps in the nursing work process and favor the understanding of a general nursing work plan in relation to clinical errors. Finally, these observations suggest that adjusting these critical identified points related to the nursing work process, as a means to reduce errors during hospital care.Submitted by Mendes Márcia (marciinhamendes@gmail.com) on 2017-07-11T13:26:14Z No. of bitstreams: 1 2015 - DISSERTAÇÃO SARA NOVAES MASCARENHAS.pdf: 2527883 bytes, checksum: c74295cd7f49a51534b1970fd8dc9c7f (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2017-07-18T13:11:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015 - DISSERTAÇÃO SARA NOVAES MASCARENHAS.pdf: 2527883 bytes, checksum: c74295cd7f49a51534b1970fd8dc9c7f (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-18T13:11:08Z (GMT). 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