Formas de comunicação da pessoa com deficiência auditiva no ambiente escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32725 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo principal investigar o uso das diferentes formas de comunicação da pessoa com deficiência auditiva no ambiente escolar, mas especificamente o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, do tipo estudo de caso e teve como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas aplicadas em professoras que acompanham alunos com deficiência auditiva, que usam LIBRAS e Língua Oral. Tomando como base documentos oficiais em vigor na sociedade brasileira e outras publicações relacionadas à área busca-se, inicialmente, apresentar: conceitos relacionados à deficiência auditiva, a diferença convencionada entre surdez e deficiência auditiva, as principais causas que conduzem à deficiência analisada, testes audiológicos capazes de diagnosticar perdas auditivas até mesmo mínimas e as formas de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. Características interessantes referentes à deficiência em estudo também são apresentadas nesse trabalho, tais como, classificação da perda auditiva quanto ao tipo (condutiva, neurosensorial e mista) e grau da perda (normal, leve, moderada, moderadamente severa, severa e profunda). A partir de uma maior compreensão do que se trata a deficiência auditiva e suas características abordamos as diferentes formas de comunicação e processo de escolarização desses sujeitos. Inicialmente apresentamos a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua que se constitui do uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação. Já o Oralismo baseia-se na ideia de que a fala é o único meio capaz de suprir as necessidades comunicativas do homem e que esta determina a normalidade. Na Comunicação Total prega-se uma liberdade no uso dos métodos e por fim temos o Bilinguismo, no qual, a LIBRAS deve ser a primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a segunda. O trabalho é finalizado a partir de uma breve reflexão a cerca de duas entrevistas com profissionais da área de educação de pessoas com deficiência auditiva. |
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Tomando como base documentos oficiais em vigor na sociedade brasileira e outras publicações relacionadas à área busca-se, inicialmente, apresentar: conceitos relacionados à deficiência auditiva, a diferença convencionada entre surdez e deficiência auditiva, as principais causas que conduzem à deficiência analisada, testes audiológicos capazes de diagnosticar perdas auditivas até mesmo mínimas e as formas de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. Características interessantes referentes à deficiência em estudo também são apresentadas nesse trabalho, tais como, classificação da perda auditiva quanto ao tipo (condutiva, neurosensorial e mista) e grau da perda (normal, leve, moderada, moderadamente severa, severa e profunda). A partir de uma maior compreensão do que se trata a deficiência auditiva e suas características abordamos as diferentes formas de comunicação e processo de escolarização desses sujeitos. Inicialmente apresentamos a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua que se constitui do uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação. Já o Oralismo baseia-se na ideia de que a fala é o único meio capaz de suprir as necessidades comunicativas do homem e que esta determina a normalidade. Na Comunicação Total prega-se uma liberdade no uso dos métodos e por fim temos o Bilinguismo, no qual, a LIBRAS deve ser a primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a segunda. O trabalho é finalizado a partir de uma breve reflexão a cerca de duas entrevistas com profissionais da área de educação de pessoas com deficiência auditiva.Submitted by Rafaela Bispo (bispo.rafaela@ufba.br) on 2021-01-27T19:06:54Z No. of bitstreams: 1 monografia jamile_final.pdf: 422138 bytes, checksum: ac3d4fbc3412bea70736fab8a40411c2 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-01-27T20:24:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia jamile_final.pdf: 422138 bytes, checksum: ac3d4fbc3412bea70736fab8a40411c2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-27T20:24:21Z (GMT). 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O presente trabalho tem por objetivo principal investigar o uso das diferentes formas de comunicação da pessoa com deficiência auditiva no ambiente escolar, mas especificamente o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, do tipo estudo de caso e teve como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas aplicadas em professoras que acompanham alunos com deficiência auditiva, que usam LIBRAS e Língua Oral. Tomando como base documentos oficiais em vigor na sociedade brasileira e outras publicações relacionadas à área busca-se, inicialmente, apresentar: conceitos relacionados à deficiência auditiva, a diferença convencionada entre surdez e deficiência auditiva, as principais causas que conduzem à deficiência analisada, testes audiológicos capazes de diagnosticar perdas auditivas até mesmo mínimas e as formas de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. Características interessantes referentes à deficiência em estudo também são apresentadas nesse trabalho, tais como, classificação da perda auditiva quanto ao tipo (condutiva, neurosensorial e mista) e grau da perda (normal, leve, moderada, moderadamente severa, severa e profunda). A partir de uma maior compreensão do que se trata a deficiência auditiva e suas características abordamos as diferentes formas de comunicação e processo de escolarização desses sujeitos. Inicialmente apresentamos a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua que se constitui do uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação. Já o Oralismo baseia-se na ideia de que a fala é o único meio capaz de suprir as necessidades comunicativas do homem e que esta determina a normalidade. Na Comunicação Total prega-se uma liberdade no uso dos métodos e por fim temos o Bilinguismo, no qual, a LIBRAS deve ser a primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a segunda. O trabalho é finalizado a partir de uma breve reflexão a cerca de duas entrevistas com profissionais da área de educação de pessoas com deficiência auditiva. |
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