O espaço público e a cidade contemporânea: as praças de Salvador entre o discurso e a intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soriano, Ana Gabriela Wanderley
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8830
Resumo: Esse trabalho tem a proposta de estudar as intervenções contemporâneas nas praças públicas, observando as tônicas dadas por parte das administrações governamentais. Caracterizadas historicamente por ser um espaço de convivência social, a praça passa atualmente por um processo de revalorização do seu papel dentro das sociedades contemporâneas. A partir de sua reconhecida relevância na paisagem urbana e pela verificação da constante apropriação por parte da população local, as praças públicas apresentam-se como objetos de interessante valor na construção de uma imagem positiva das cidades. Para tanto, os administradores públicos, aliados à iniciativa privada, iniciam um processo de resgate e reformulação destes espaços, no intuito de dar-lhes novas configurações e ressaltar sua relevância no contexto urbano. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal de Salvador, lança, em 1999, o Projeto do Polígono da Identidade Cultural cujo principal objetivo é resgatar espaços de significação, a fim de constituir uma “identidade” que represente e traduza a diversidade das manifestações históricas e culturais. Neste contexto, o presente trabalho busca compreender, como objeto de estudo, as características das principais intervenções ocorridas a partir da década de 1990, dedicando especial atenção às praças elencadas dentro do Projeto do Polígono da Identidade Cultural, confrontando as opções projetuais às diretrizes estipuladas pela administração municipal, verificadas em materiais de divulgação da própria Prefeitura.
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Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal de Salvador, lança, em 1999, o Projeto do Polígono da Identidade Cultural cujo principal objetivo é resgatar espaços de significação, a fim de constituir uma “identidade” que represente e traduza a diversidade das manifestações históricas e culturais. Neste contexto, o presente trabalho busca compreender, como objeto de estudo, as características das principais intervenções ocorridas a partir da década de 1990, dedicando especial atenção às praças elencadas dentro do Projeto do Polígono da Identidade Cultural, confrontando as opções projetuais às diretrizes estipuladas pela administração municipal, verificadas em materiais de divulgação da própria Prefeitura.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-04T13:00:02Z No. of bitstreams: 2 sorianoparte2.pdf: 5032067 bytes, checksum: ceba279baa292d220c773b2a482ca905 (MD5) sorianoparte1.pdf: 4145252 bytes, checksum: 8ce7a7a444a1797aaa963fdc959c9915 (MD5)Approved for entry into archive by Edilene Costa(ec@ufba.br) on 2013-03-07T16:24:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 sorianoparte2.pdf: 5032067 bytes, checksum: ceba279baa292d220c773b2a482ca905 (MD5) sorianoparte1.pdf: 4145252 bytes, checksum: 8ce7a7a444a1797aaa963fdc959c9915 (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-07T16:24:22Z (GMT). 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