A mediação da informação e o papel do mediador: perfil e competências necessárias para uma atuação consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Gleise da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34438
Resumo: A mediação da informação consiste em um processo autônomo, dinâmico e dialógico que, por meio da interferência, visa a apropriação da informação e contribui para a emancipação do sujeito na satisfação de sua necessidade informacional. Considera-se que a ação mediadora está diretamente relacionada à práxis do arquivista e do bibliotecário e ao seu nível de conscientização, e que os entornos de um cenário informacional contemporâneo trazem novos desafios para essa atuação. Nessa perspectiva, questionou-se e analisou-se o papel do mediador da informação no século XXI e de que forma o desenvolvimento de competências infocomunicacionais contribui para a construção de um perfil alinhado a uma atuação consciente. Especificamente, buscou-se elucidar o seu papel, identificar as competências demandadas e analisar os elementos necessários para a construção do seu perfil profissional. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para compreender os conceitos tratados e desenvolver o aspecto teórico da pesquisa. Em termos empíricos, a observação se deu em torno do curso de extensão intitulado “Promoção de competências infocomunicacionais no ensino superior”, que foi voltado para estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal da Bahia, em sua primeira edição, e para estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bibliotecários, na sua segunda edição. Assim, a pesquisa foi realizada com 136 estudantes, a fim de analisar a contribuição dessas competências na formação de mediadores conscientes. Nesse sentido, utilizou-se a observação participante e a aplicação de questionário como técnicas de coleta de dados, tendo como instrumentos o roteiro de observação e o próprio questionário. Adotou-se, ainda, a análise de conteúdo para fins de descrição e análise dos dados obtidos. Os resultados alcançados indicam que o desenvolvimento de aspectos estéticos, éticos, políticos, dialógicos, colaborativos e de alteridade relacionados às competências infocomunicacionais pode resultar no aumento do nível de consciência participativa e colaborativa do mediador, bem como levá-lo a uma postura mais crítica e proativa, estimulando a reflexão acerca do seu papel no processo de apropriação da informação e emancipação do prossumidor perante o universo informacional. Tais resultados levam à proposição desses elementos como necessários à construção do perfil do mediador da informação. Diante disso, pode-se concluir que o papel do mediador da informação tem caráter social e visa contribuir para uma maior autonomia dos sujeitos no processo de busca, apropriação e uso crítico das informações e se reflete, sobretudo, na educação para a informação. Nesse sentido, entende-se ser necessário o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar criticamente com a informação, se comunicar e relacionar-se com o outro, lidar com a tecnologia e seu impacto social, político e cultural, ter uma postura crítica e reflexiva em torno do próprio aprendizado e da sua práxis para a construção de um perfil protagonista, que se mostra essencial no contexto de uma mediação da informação voltada à construção do conhecimento, uma vez que conduz o mediador, gradativamente, a uma atuação mais consciente.
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spelling Brandão, Gleise da SilvaLima, Jussara Borges deBarbosa, Othon Fernando JambeiroPerrotti, EdmirAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco deGomes, Henriette Ferreira2021-11-03T19:31:03Z2021-11-03T19:31:03Z2021-11-032021-07-21http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34438A mediação da informação consiste em um processo autônomo, dinâmico e dialógico que, por meio da interferência, visa a apropriação da informação e contribui para a emancipação do sujeito na satisfação de sua necessidade informacional. Considera-se que a ação mediadora está diretamente relacionada à práxis do arquivista e do bibliotecário e ao seu nível de conscientização, e que os entornos de um cenário informacional contemporâneo trazem novos desafios para essa atuação. Nessa perspectiva, questionou-se e analisou-se o papel do mediador da informação no século XXI e de que forma o desenvolvimento de competências infocomunicacionais contribui para a construção de um perfil alinhado a uma atuação consciente. 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Diante disso, pode-se concluir que o papel do mediador da informação tem caráter social e visa contribuir para uma maior autonomia dos sujeitos no processo de busca, apropriação e uso crítico das informações e se reflete, sobretudo, na educação para a informação. Nesse sentido, entende-se ser necessário o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar criticamente com a informação, se comunicar e relacionar-se com o outro, lidar com a tecnologia e seu impacto social, político e cultural, ter uma postura crítica e reflexiva em torno do próprio aprendizado e da sua práxis para a construção de um perfil protagonista, que se mostra essencial no contexto de uma mediação da informação voltada à construção do conhecimento, uma vez que conduz o mediador, gradativamente, a uma atuação mais consciente.The mediation of information consists of an autonomous, dynamic and dialogic process that, through interference, aims at the appropriation of information and contributes to the emancipation of the subject in satisfying his/her informational need. It is considered that the mediating action is directly related to the praxis of the archivist and the librarian and to their level of awareness, and that the surroundings of a contemporary informational scenario bring new challenges to this performance. From this perspective, the role of the mediator of information in the 21st century is questioned and analyzed and how the development of infocommunication skills contributes to the construction of a profile aligned with a conscious performance. Specifically, we sought to elucidate their role, identify the skills required and analyze the elements needed to build their professional profile. As for the methodological procedures, a bibliographical research was carried out to understand the concepts dealt with and develop the theoretical aspect of the research. In empirical terms, there was an observation around the extension course entitled Promoting infocommunication skills in higher education, which was aimed at students from the Archives and Library Science courses at UFBA, in its first edition, and at students from the Library Science course at UFRGS and librarians in the second edition. Thus, the research was carried out with 136 students, in order to analyze the contribution of these skills in the formation of conscious mediators. In this sense, participant observation and the application of a questionnaire were used as data collection techniques, using the observation script and the questionnaire as instruments. Content analysis was also adopted for the purpose of describing and analyzing the data obtained. The results achieved indicate that the development of aesthetic, ethical, political, dialogic, collaborative and otherness aspects related to infocommunication skills can result in an increase in the level of participatory and collaborative awareness of the mediator, as well as leading him to a more critical and proactive, stimulating reflection on their role in the process of appropriation of information and emancipation of the prosumer from the informational universe. Such results lead to the proposition of these elements as necessary for the construction of the information mediator's profile. Therefore, it can be concluded that the role of the information mediator has a social character and aims to contribute to a greater autonomy of the subjects in the process of search, appropriation and critical use of information and is reflected, above all, in education for information. In this sense, it is understood that it is necessary to develop a set of knowledge, skills and attitudes to critically deal with information, communicate and relate to others, deal with technology and its social, political and cultural impact, have a critical and reflective posture around learning itself and its praxis for the construction of a protagonist profile that proves to be essential in the context of a mediation of information aimed at the construction of knowledge, as it gradually leads the mediator to an action more aware.Submitted by Gleise Brandão (gleise.br@gmail.com) on 2021-10-19T20:45:58Z No. of bitstreams: 1 Brandão, Gleise TESE VERSÃO FINAL.pdf: 2980019 bytes, checksum: 08c3646c710c175a6c96be0d1cc87e58 (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2021-11-03T19:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Brandão, Gleise TESE VERSÃO FINAL.pdf: 2980019 bytes, checksum: 08c3646c710c175a6c96be0d1cc87e58 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-03T19:31:03Z (GMT). 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