Dinâmica espaço temporal de atropelamentos de animais silvestres no Litoral Norte da Bahia: causas e proposta de mitigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO, HUGO ESTEVAM DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37126
Resumo: Entre os efeitos da rodovia sobre os ecossistemas destacam-se a redução populacional e a alteração da composição ou da abundância de espécies. As rodovias criam um ambiente adverso para os vertebrados, podendo diminuir a capacidade de dispersão, causar isolamento e fragmentação do ambiente. O litoral da Bahia tem se apresentado como espaço para tais alterações, o que requer mecanismos de gestão. Este estudo teve como objetivo monitorar a fauna atropelada em uma área do litoral norte da Bahia, que permeia diferentes habitats naturais. Foi desenvolvido na rodovia BA-099, trecho entre Mata de São João (Praia do Forte) até Jandaíra no período de março de 2016 a março de 2017, com amostragens semanais, que totalizaram 50 investidas a campo, nos turnos matutino e vespertino. Foram realizadas por um motorista e um observador com veículo em baixa velocidade (40 km/h). O monitoramento da fauna atropelada catalogou 83 espécies impactadas diretamente e um acumulado de 749 indivíduos. As classes com o maior número de espécies (riqueza) registradas foram Aves n=37 e Reptilia, n=22, seguida por Mammalia (n=16) e Amphibia (n=8). A maior abundância absoluta foi de Amphibia, 472 indivíduos (63,1%), mas apresentou menor riqueza. A segunda classe mais atropelada foi Mammalia (n=109, 14.6%). Em conclusão, foi possível realizar um mapeamento dos trechos críticos de atropelamentos (hotspots), possibilitando gerar dados para subsidiar ações de proteção da biodiversidade, o que inclui medidas mitigadoras in situ, como a instalação de passagens de fauna. Consequentemente, contribuirá para a proteção das espécies da região, relativa ao impacto específico de atropelamento, que pode ser associado a pesquisas sobre o tema e fomento a expansão das medidas em outras rodovias do estado.
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O monitoramento da fauna atropelada catalogou 83 espécies impactadas diretamente e um acumulado de 749 indivíduos. As classes com o maior número de espécies (riqueza) registradas foram Aves n=37 e Reptilia, n=22, seguida por Mammalia (n=16) e Amphibia (n=8). A maior abundância absoluta foi de Amphibia, 472 indivíduos (63,1%), mas apresentou menor riqueza. A segunda classe mais atropelada foi Mammalia (n=109, 14.6%). Em conclusão, foi possível realizar um mapeamento dos trechos críticos de atropelamentos (hotspots), possibilitando gerar dados para subsidiar ações de proteção da biodiversidade, o que inclui medidas mitigadoras in situ, como a instalação de passagens de fauna. Consequentemente, contribuirá para a proteção das espécies da região, relativa ao impacto específico de atropelamento, que pode ser associado a pesquisas sobre o tema e fomento a expansão das medidas em outras rodovias do estado.Among the effects of the road on the ecosystems are the population reduction and the alteration of the composition or the abundance of species. Roads create an adverse environment for vertebrates, reducing dispersal capacity, causing isolation and fragmentation of the environment. The coast of Bahia has been presented as a space for such changes, which requires specific monitoring. The objective of this study was to monitor roadkills of fauna in an area on the north coast of Bahia, which cuts different natural habitats. It was developed on the BA-099 highway, between Mata de São João (Praia do Forte) and Jandaíra from March 2016 to March 2017, with weekly samplings, which totaled 50 field trips in the morning and afternoon shifts. They were made with vehicle at low speed, with driver and observer and by means of walks. The monitoring of the trampled fauna cataloged 83 directly impacted species and an accumulated of 749 individuals. The classes with the highest number of species (richness) recorded were Birds n = 37,; And Reptilia, n = 22, followed by Mammalia (n = 16) and Amphibia (n = 8). The highest absolute abundance was of Amphibia, 472 individuals (63.1%), having the lowest wealth. The second most roadkills class was Mammalia (n = 109, 14.6%). In conclusion, it was possible to map the critical sections of hotspots, allowing the generation of data to support actions to protect biodiversity, including mitigation measures in situ, such as the installation of wildlife passages. Consequently, it will contribute to the protection of species in the region, related to the specific impact of trampling, which may be associated with research on the subject and encouraging the expansion of measures in other highways in the state.Submitted by mp ecologia (mpecologia@ufba.br) on 2023-06-01T18:50:02Z No. of bitstreams: 1 Hugo_Estevam_Almeida_Coelho_2017.pdf: 7253758 bytes, checksum: d56562ea0cf1d6a818985422c6486caf (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-06-02T15:05:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Hugo_Estevam_Almeida_Coelho_2017.pdf: 7253758 bytes, checksum: d56562ea0cf1d6a818985422c6486caf (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T15:05:21Z (GMT). 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