Corpo e educação: marcas corporais como narrativas identitárias no tempo presente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Badaró, Tatiana de Amorim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32430
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir as relações entre o corpo e a construção de identidades através de narrativas educacionais de jovens de Salvador no tempo presente tempo presente. A fim de cumprir esta tarefa, norteamos a investigação com o seguinte questionamento, como o corpo significa, constrói e narra os desenhos da identidade de jovens de Salvador em face de sua educação no tempo presente? Os sujeitos desta pesquisa foram entrevistados por três vezes, num período de 2 anos, em estavam com 17 anos no primeiro e 19 anos no último encontro, além disso, os 4 nos enviaram 17 áudios por whatsapp, por demanda individual. Um aspecto particular deste caso é que os quatro sujeitos, além de serem irmãos, são gêmeos. Optando pela pesquisa qualitativa, a metodologia escolhida foi o estudo de casos múltiplos, utilizando a entrevista narrativa como principal ferramenta com o intuito de dar ao sujeito o protagonismo da pesquisa. Durante o percurso metodológico desta tese foi possível verificar que não há na educação referências significativas sobre o estudo da identidade, e, mesmo numa busca mais ampla envolvendo a psicologia e a sociologia, não houve resultados relacionando a (re)construção da identidade com o corpo, assim este trabalho se desafia a adentrar uma seara ainda pouco discutida no ambiente acadêmico, ainda que de grande importância para a educação e a psicologia. Visando potencializar as discussões sobre a temática do corpo e identidade na educação, optamos por redigir este trabalho na metodologia multipaper, com quatro artigos científicos, a fim de mais facilmente divulgar o estudo. Dos resultados encontrados saíram os quatro artigos que compõem esta tese, o primeiro objetiva refletir sobre o silenciamento do corpo-sujeito pela educação, e as marcas que esta prática deixa na identidade. Nesta discussão destacamos o corpo como um aparelho/discurso político, bem como a relação entre o corpo e a educação, tratando principalmente das tensões envolvendo padrões comportamentais e as (re)construções identitárias. No segundo artigo, discutimos o corpo enquanto um acessório de presença e lugar de encenação de si próprio, momento em que damos o protagonismo aos artistas, buscando em suas narrativas um outro olhar sobre as marcas autoimpostas e a busca pela potência identitária. Já o terceiro artigo traz o paradoxo da identidade para a juventude no tempo presente, refletindo sobre esse tempo em que existe uma simultaneidade nas transformações vivenciadas que faz com que não existam diferenças muito marcantes entre ser jovem e ser adulto, aqui faz-se uma análise das narrativas dos quadrigêmeos quanto à sua busca por se definirem. Por fim, trazemos um artigo que destaca as relações entre as marcas corporais e a (re)construção identitária de jovens no tempo presente; este artigo tem por objetivo discutir o corpo enquanto expressão do sujeito no tempo presente. Neste, consideramos que o tatuar-se faz parte de um processo que merece ser investigado mais profundamente por pesquisadores e pensadores da educação, afinal envolve e reflete tanto quanto é envolvido e refletido pelas experiências educacionais dos que decidem por marcar a identidade em seus corpos.
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Os sujeitos desta pesquisa foram entrevistados por três vezes, num período de 2 anos, em estavam com 17 anos no primeiro e 19 anos no último encontro, além disso, os 4 nos enviaram 17 áudios por whatsapp, por demanda individual. Um aspecto particular deste caso é que os quatro sujeitos, além de serem irmãos, são gêmeos. Optando pela pesquisa qualitativa, a metodologia escolhida foi o estudo de casos múltiplos, utilizando a entrevista narrativa como principal ferramenta com o intuito de dar ao sujeito o protagonismo da pesquisa. Durante o percurso metodológico desta tese foi possível verificar que não há na educação referências significativas sobre o estudo da identidade, e, mesmo numa busca mais ampla envolvendo a psicologia e a sociologia, não houve resultados relacionando a (re)construção da identidade com o corpo, assim este trabalho se desafia a adentrar uma seara ainda pouco discutida no ambiente acadêmico, ainda que de grande importância para a educação e a psicologia. Visando potencializar as discussões sobre a temática do corpo e identidade na educação, optamos por redigir este trabalho na metodologia multipaper, com quatro artigos científicos, a fim de mais facilmente divulgar o estudo. Dos resultados encontrados saíram os quatro artigos que compõem esta tese, o primeiro objetiva refletir sobre o silenciamento do corpo-sujeito pela educação, e as marcas que esta prática deixa na identidade. Nesta discussão destacamos o corpo como um aparelho/discurso político, bem como a relação entre o corpo e a educação, tratando principalmente das tensões envolvendo padrões comportamentais e as (re)construções identitárias. No segundo artigo, discutimos o corpo enquanto um acessório de presença e lugar de encenação de si próprio, momento em que damos o protagonismo aos artistas, buscando em suas narrativas um outro olhar sobre as marcas autoimpostas e a busca pela potência identitária. Já o terceiro artigo traz o paradoxo da identidade para a juventude no tempo presente, refletindo sobre esse tempo em que existe uma simultaneidade nas transformações vivenciadas que faz com que não existam diferenças muito marcantes entre ser jovem e ser adulto, aqui faz-se uma análise das narrativas dos quadrigêmeos quanto à sua busca por se definirem. Por fim, trazemos um artigo que destaca as relações entre as marcas corporais e a (re)construção identitária de jovens no tempo presente; este artigo tem por objetivo discutir o corpo enquanto expressão do sujeito no tempo presente. Neste, consideramos que o tatuar-se faz parte de um processo que merece ser investigado mais profundamente por pesquisadores e pensadores da educação, afinal envolve e reflete tanto quanto é envolvido e refletido pelas experiências educacionais dos que decidem por marcar a identidade em seus corpos.ABSTRACT This research aims to discuss the broad and strong relations among the body and the build of identity through the narratives of four youngsters from Salvador in the present time. For that we seek to understand how does the body signifies, builds and tells youth drafts of identity facing their education in Salvador nowadays. This thesis has a qualitative approach, which uses narrative interviews in a case study of unique cases. The subjects of this study were interviewed three times, the first one with 17 and the last with 19 years old. A particular aspect of these subjects is that they are not only siblings, but also quadruplets. Throughout this investigation, it was clear that there are no meaningful references in education on this subject. That said, we could detect a gap in the field, so we seek to motivate discussions on body, identity and education in educational fields. For that matter, we decided to write this PhD work in multipaper format, delivering four academic papers on different points of the subject. From the results of the narrative analysis the papers ideas came from. In the first one, we highlight the relations among body marks and identity (re)construction. Meanwhile, this paper attempts to discuss the tattoo logic in the present time that results on identity marks of an specific group. On the second paper, we discussed the body as an accessory of presence and a venue of playing oneself. For that discussion we put the artists on the main scene, as a way of bringing another look into the investigation about self-inflicted body marks and identity empowerment. On the other hand, the third paper aims to point out the paradox of identity during youth in present time. Thus, we think about this moment of life in which there is a grueling simultaneity in transformations, such as that mixes childhood and adulthood. For that one we brought the quadruplets narratives on their quest for self-discovering. Finally, we bring a paper on the shutting of the body-subject from education, and the multiple marks that this practice stamps on identity. In this we discuss the body as an ideological/political apparel – or speech. Also, bring the body and education relation to focus, especially on the topic of tensions involving behavioral patterns and identity (re)constructions.Submitted by Tatiana Badaró (badarotatiana@gmail.com) on 2020-03-20T22:29:13Z No. of bitstreams: 2 TESE_BadaroTatiana_2019.pdf: 1101796 bytes, checksum: bacad7fd2608ceab600abf010c89cd29 (MD5) TESE_BadaroTatiana_2019.pdf: 1101796 bytes, checksum: bacad7fd2608ceab600abf010c89cd29 (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: Cara Tatiana, Favor corrigir capa e folha de rosto do trabalho. Consulte Manual de Estilo Acadêmico no Repositório. Atenciosamente, Eleonora Guimarães Bibliotecária/Faced 71 987107787 on 2020-04-27T21:23:22Z (GMT)Submitted by Tatiana Badaró (badarotatiana@gmail.com) on 2020-11-21T19:44:52Z No. of bitstreams: 1 TESE_TATIANA BADARÓ_2019.pdf: 1089841 bytes, checksum: d2c669bde8f7a306f01507daf9b40cb4 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-11-23T19:41:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_TATIANA BADARÓ_2019.pdf: 1089841 bytes, checksum: d2c669bde8f7a306f01507daf9b40cb4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-23T19:41:55Z (GMT). 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