Apropriação dos espaços de lazer pela comunidade do bairro da Liberdade: entre o direito social e a educação não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Caroline Candeias dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37045
Resumo: Considerando que ao longo da história a cidade está em constante processo de construção e transformação, a fim de ser ocupada e dar sentido e significado ao ambiente, se configurando como um lugar que possibilita as interações sociais, correlação entre os indivíduos e os espaços, mostrando-se essencial para o desenvolvimento de fenômenos diversos, como o lazer, os espaços disponíveis nas cidades devem apresentar plenas condições de serem apropriados por todos os indivíduos da sociedade, cabendo aos órgãos dos poderes públicos garantir que todos os cidadãos possam vivenciar nesses espaços os direitos sociais estabelecidos legalmente, propiciando a viabilização dessas vivências não só nas áreas centrais das cidades, mas fazendo-se necessário, estimular, conscientizar e apoiar as manifestações de lazer inclusive nos lugares que seguem estigmatizados e carentes do olhar público e acadêmico, bem como de uma melhor infraestrutura, como as áreas periféricas. Diante disso, buscou-se através desse estudo investigar como são vivenciados fenômenos como o lazer em uma região periférica de Salvador-BA, o bairro da Liberdade, tendo como objetivo compreender a relação entre os espaços identificados pelos moradores do bairro da Liberdade como espaços de lazer e o acesso ao lazer enquanto direito social, bem como, a possibilidade da educação não formal através da educação pelo lazer nesses espaços. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, apresentando caráter qualitativo. Para proceder com esse estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, desenvolvida com os moradores do bairro da Liberdade, em Salvador-BA, mediante a aplicação de um questionário online com roteiro estruturado, via Google Forms. Cada questionário pôde ser acessado virtualmente pelas pessoas interessadas em participar do estudo, ficando disponível para receber respostas durante um período de 1 (um) mês, o mesmo esteve disponibilizado no mês de agosto de 2022. A partir daí, seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos 18 (dezoito) respostas foram válidas a serem analisadas. Para análise dos dados, as questões foram segmentadas, sistematizadas, organizadas em categorias e realizada a análise de conteúdo. Por meio dos resultados obtidos, foi possível determinar o perfil sociodemográfico dos atores sociais participantes na pesquisa, compreender o que os moradores do bairro da Liberdade entendem como um direito social, o significado de lazer para essas pessoas, como esses moradores vivenciam o lazer e a importância dos espaços de lazer para os moradores do bairro. Nesse sentido, entende-se que é de suma importância possibilitar o acesso aos ambientes citadinos e ao lazer, tratando-se de um fenômeno fundamental para a vida humana, que deve ser vivenciado de maneira igualitária por todos os indivíduos da sociedade, que seja desvinculado do caráter mercadológico e esteja mais voltado a princípios humanos e culturais, direcionados aos mais diversos campos de interesse de cada pessoa por sua livre escolha e proporcionado de maneira mais ampla possível, capaz de oportunizar melhoria na qualidade de vida e inúmeros benefícios, inclusive educacionais através da educação não formal para as pessoas, para que dessa maneira o lazer se concretize como um direito social.
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Diante disso, buscou-se através desse estudo investigar como são vivenciados fenômenos como o lazer em uma região periférica de Salvador-BA, o bairro da Liberdade, tendo como objetivo compreender a relação entre os espaços identificados pelos moradores do bairro da Liberdade como espaços de lazer e o acesso ao lazer enquanto direito social, bem como, a possibilidade da educação não formal através da educação pelo lazer nesses espaços. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, apresentando caráter qualitativo. Para proceder com esse estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, desenvolvida com os moradores do bairro da Liberdade, em Salvador-BA, mediante a aplicação de um questionário online com roteiro estruturado, via Google Forms. Cada questionário pôde ser acessado virtualmente pelas pessoas interessadas em participar do estudo, ficando disponível para receber respostas durante um período de 1 (um) mês, o mesmo esteve disponibilizado no mês de agosto de 2022. A partir daí, seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos 18 (dezoito) respostas foram válidas a serem analisadas. Para análise dos dados, as questões foram segmentadas, sistematizadas, organizadas em categorias e realizada a análise de conteúdo. Por meio dos resultados obtidos, foi possível determinar o perfil sociodemográfico dos atores sociais participantes na pesquisa, compreender o que os moradores do bairro da Liberdade entendem como um direito social, o significado de lazer para essas pessoas, como esses moradores vivenciam o lazer e a importância dos espaços de lazer para os moradores do bairro. Nesse sentido, entende-se que é de suma importância possibilitar o acesso aos ambientes citadinos e ao lazer, tratando-se de um fenômeno fundamental para a vida humana, que deve ser vivenciado de maneira igualitária por todos os indivíduos da sociedade, que seja desvinculado do caráter mercadológico e esteja mais voltado a princípios humanos e culturais, direcionados aos mais diversos campos de interesse de cada pessoa por sua livre escolha e proporcionado de maneira mais ampla possível, capaz de oportunizar melhoria na qualidade de vida e inúmeros benefícios, inclusive educacionais através da educação não formal para as pessoas, para que dessa maneira o lazer se concretize como um direito social.Considering that throughout history the city has been in a constant process of construction and transformation, in order to be occupied and give meaning and meaning to the environment, becoming a place that enables social interactions, correlation between individuals and spaces, showing essential for the development of diverse phenomena, such as leisure, the spaces available in cities must present full conditions to be appropriated by all people in society, and it is up to public authorities to ensure that all citizens can experience their rights in these spaces, legally established social activities, making these experiences viable not only in the central areas of cities, but making it necessary to stimulate, raise awareness and support leisure activities, including in places that remain stigmatized and lacking in the public and academic gaze, as well as a better infrastructure, such as peripheral areas. Therefore, this study sought to investigate how phenomena such as leisure are experienced in a peripheral region of Salvador-BA, the neighborhood of Liberdade, aiming to understand the relationship between the spaces identified by the residents of the neighborhood of Liberdade as spaces of leisure and access to leisure as a social right, as well as the possibility of non-formal education through leisure education in these spaces. This is an exploratory research, with a qualitative character. To proceed with this study, a field survey was carried out, developed with residents of the Liberdade neighborhood, in Salvador-BA, through the application of an online questionnaire with a structured script, via Google Forms. Each questionnaire could be accessed virtually by people interested in participating in the study, being available to receive responses during a period of 1 (one) month, which was made available in August 2022. From then on, following the established inclusion and exclusion criteria, 18 (eighteen) responses were valid for analysis. For data analysis, the questions were segmented, systematized, organized into categories and a content analysis was performed. Through the results obtained, it was possible to determine the sociodemographic profile of the social actors participating in the research, to understand what residents of the Liberdade neighborhood understand as a social right, the meaning of leisure for these people, how these residents experience leisure and life. importance of leisure spaces for residents of the neighborhood. In this sense, it is understood that it is extremely important to provide access to city environments and leisure, as this is a fundamental phenomenon for human life, which must be experienced equally by all individuals in society, which is unrelated to of a marketing character and is more focused on human and cultural principles, directed to the most diverse fields of interest of each person by their free choice and provided in the widest possible way, capable of providing opportunities for improvement in the quality of life and countless benefits, including educational ones through of non-formal education for people, so that in this way leisure becomes a social right.Submitted by Ana Caroline Candeias dos Santos (caroline.candeias@hotmail.com) on 2023-05-24T00:48:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) Dissertação Ana Caroline Candeias dos Santos.pdf: 3200676 bytes, checksum: 4c71c83e7d63e7df1749cda6590cea5b (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-05-24T13:34:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) Dissertação Ana Caroline Candeias dos Santos.pdf: 3200676 bytes, checksum: 4c71c83e7d63e7df1749cda6590cea5b (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-24T13:34:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) Dissertação Ana Caroline Candeias dos Santos.pdf: 3200676 bytes, checksum: 4c71c83e7d63e7df1749cda6590cea5b (MD5) Previous issue date: 2023-02-24Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) UFBABrasilFaculdade de EducaçãoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLeisurePeripherySocial RightNon-Formal EducationLeisure Spaces in the PeripheryCiências humanasEducaçãoLazerPeriferiasDireito SocialEducação Não FormalEspaços de Lazer na PeriferiaDireitos sociaisApropriaçãoEspaços abertosDireitos fundamentaisApropriação dos espaços de lazer pela comunidade do bairro da Liberdade: entre o direito social e a educação não formalAppropriation of leisure spaces by the community of Liberdade's neighborhood: between social law and non-formal educationMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRodrigues, Emília Amélia Pinto Costahttp://lattes.cnpq.br/4159801560618581Silva, Priscilla Pinto Costa dahttp://lattes.cnpq.br/1363896566076787Silva, Maria Cecilia de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7631240054495428Rodrigues, Emília Amélia Pinto Costahttp://lattes.cnpq.br/4159801560618581http://lattes.cnpq.br/6589713025389183Santos, Ana Caroline Candeias dosANDRADE, C. 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description Considerando que ao longo da história a cidade está em constante processo de construção e transformação, a fim de ser ocupada e dar sentido e significado ao ambiente, se configurando como um lugar que possibilita as interações sociais, correlação entre os indivíduos e os espaços, mostrando-se essencial para o desenvolvimento de fenômenos diversos, como o lazer, os espaços disponíveis nas cidades devem apresentar plenas condições de serem apropriados por todos os indivíduos da sociedade, cabendo aos órgãos dos poderes públicos garantir que todos os cidadãos possam vivenciar nesses espaços os direitos sociais estabelecidos legalmente, propiciando a viabilização dessas vivências não só nas áreas centrais das cidades, mas fazendo-se necessário, estimular, conscientizar e apoiar as manifestações de lazer inclusive nos lugares que seguem estigmatizados e carentes do olhar público e acadêmico, bem como de uma melhor infraestrutura, como as áreas periféricas. Diante disso, buscou-se através desse estudo investigar como são vivenciados fenômenos como o lazer em uma região periférica de Salvador-BA, o bairro da Liberdade, tendo como objetivo compreender a relação entre os espaços identificados pelos moradores do bairro da Liberdade como espaços de lazer e o acesso ao lazer enquanto direito social, bem como, a possibilidade da educação não formal através da educação pelo lazer nesses espaços. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, apresentando caráter qualitativo. Para proceder com esse estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, desenvolvida com os moradores do bairro da Liberdade, em Salvador-BA, mediante a aplicação de um questionário online com roteiro estruturado, via Google Forms. Cada questionário pôde ser acessado virtualmente pelas pessoas interessadas em participar do estudo, ficando disponível para receber respostas durante um período de 1 (um) mês, o mesmo esteve disponibilizado no mês de agosto de 2022. A partir daí, seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos 18 (dezoito) respostas foram válidas a serem analisadas. Para análise dos dados, as questões foram segmentadas, sistematizadas, organizadas em categorias e realizada a análise de conteúdo. Por meio dos resultados obtidos, foi possível determinar o perfil sociodemográfico dos atores sociais participantes na pesquisa, compreender o que os moradores do bairro da Liberdade entendem como um direito social, o significado de lazer para essas pessoas, como esses moradores vivenciam o lazer e a importância dos espaços de lazer para os moradores do bairro. Nesse sentido, entende-se que é de suma importância possibilitar o acesso aos ambientes citadinos e ao lazer, tratando-se de um fenômeno fundamental para a vida humana, que deve ser vivenciado de maneira igualitária por todos os indivíduos da sociedade, que seja desvinculado do caráter mercadológico e esteja mais voltado a princípios humanos e culturais, direcionados aos mais diversos campos de interesse de cada pessoa por sua livre escolha e proporcionado de maneira mais ampla possível, capaz de oportunizar melhoria na qualidade de vida e inúmeros benefícios, inclusive educacionais através da educação não formal para as pessoas, para que dessa maneira o lazer se concretize como um direito social.
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